terça-feira, dezembro 26, 2023

OS MEUS TIOS

A destralhar a casa da D. Felicidade, a filha e minha cunhada, e minha amiga, descobriu esta minifoto, que estava junto com algumas outras num monte de fotos do tempo do seu casamento.




 E passou-me para a mão, e logo pensei colá-la aqui no Malfadado, para ficarem para a posteridade. Da minha tia já aqui tinha deixado uma homenagem póstuma, num obituário que vai levando um ou outro acrescento de vez em quando. Mas do meu tio José Pinto Figueiredo não ficou aqui registado o seu desaparecimento. Fui pesquisar e encontrei apenas esta entrada, de 2013, 21 de Maio era o seu aniversário e lá estamos alguns dos que foram à comemoração (link). Uma das características dos meus tios, era serem ferrenhos comunistas com trabalho na organização do PCP em Lisboa. Foram eles que compraram as EPs que me levaram pela primeira vez a uma Festa do Avante. Outra característica de ferrenhice era serem sócios do Sporting Clube de Portugal, coisa que depois se pegou à família.

O meu pai ficou também sportinguista mas nunca foi sócio. Era do Sporting como adepto, e acompanhava no futebol e um pouco nas modalidades, mas normalmente via televisão. Só excepcionalmente assistiria a competições ao vivo, mas o primeiro jogo que o meu pai me levou a ver a um estádio foi o Vitória Futebol Clube, de Setúbal, a receber o Sporting. Memória que posso estar a errar, mas apostava que foi isso mesmo.


Eu nunca foi sportinguista, mas tive direito a esta caneca de recordação com o meu nome impresso. por acaso eu fiquei adepto do Vitória de Setúbal, que também joga às riscas verdes e brancas.


A minha sobrinha também ficou adepta do Sporting, mas ela liga pouco a essas coisas do futebol.


 

Sem comentários: