quinta-feira, dezembro 07, 2023

GULODICE E CONSUMO DE AÇÚCAR

 Ora aqui está o meu "calcanhar de Aquiles". A gulodice, e pior que isso, o excesso de consumo de açúcar. Houve alturas em que fazia um jejum de açúcar, de forma brusca deixava de comer açúcar por um par de meses. Há cerca de dez anos atrás, deixei de comer coisas com açúcar de forma gradual, até que cortei por completo e assim andei durante 3 anos. Não comia bolos e sobremesas, mas deliciava-me com fruta. Depois, gradualmente, recomecei nos bolos e sobremesas e agora como sem pensar nos malefícios, só para satisfazer a gula. Há doces mesmo bons, bolos caseiros, biscoitos, compotas, gelados, chocolates um sem fim de oportunidades de comer coisas que dão mesmo prazer. Mas gostava de comer muito menos açúcar. A fruta agora como muito menos, depois de um dia ter ido ao médico e ele me ter dito que o meu sistema renal estava sobrecarregado, e fomos a ver e era das muitas ameixas e nêsperas que andava a comer na altura. Na parte da fruta já me controlo, agora há que ir devagarinho controlando as sobremesas. Para já cortei os doces depois do almoço, e tarde e noite nada de bolos ou sobremesas. Apanhei um videozinho online, de uma médica da medicina funcional que disseca esta questão do açúcar e dos adoçantes. No final diz que comer fruta será sempre a melhor forma de comer doces, e que até ver não há doses limites. Mas a minha evidência científica comprovou que de facto o excesso de fruta também faz mal. E se eu me conseguia exceder a comer ameixas, nêsperas, melões, melancias, pêssegos, kiwis, dióspiros, eu sei lá...

Aqui fica o video, para quem apanha o inglês:

Sem comentários: