sexta-feira, dezembro 22, 2023

MEMÓRIAS ANCESTRAIS

    E não é que no meio da agenda doméstica e 1964 aparece uma foto tipo passe do meu pai, uma foto que tem ainda um selo branco (já agora, pergunto-me: ainda se usam, os selos brancos??). Foi nitidamente retirada de um cartão, e CCUL era capaz de serem as iniciais de Clube de Canoagem da Universidade de Lisboa. Mas não garanto...


 Este ano estive em Beja, para ajudar a destralhar o arquivo histórico da Quercus, e estive com o grande guardião desse espólio, o José Paulo Martins. Foi ele quem me explicou como se faz a investigação sobre uma árvore genealógica, acho que em 2024 poderia ser uma boa actividade, recuperar essas memórias e deixá-las escritas para a posteridade.

O José Paulo Martins é também o guardião do espólio histórico do grupo ecologista Setúbal Verde, que teve uma grande dinâmica na altura, antecedendo a Quercus, onde depois se viria a juntar, pois a Quercus nasceu da fusão de diferentes associações regionais.

40 anos depois, alguns dos grandes activistas do Setúbal Verde reencontram-se no grupo Zero, que consegue manter uma boa presença nos meios de comunicação social. Para além do José Paulo, temos o famoso Francisco Ferreira, esse sim muito conhecido de quem vê e/ou ouve notícias.

Sem comentários: