quinta-feira, abril 23, 2020

DIA DA TERRA

Ontem foi mais um Dia da Terra. Mas pouco se falou da efeméride. O meu amigo João Santos partilhou a sua reflexão na net, tal como segue:
"Celebra-se hoje, o “Dia da Terra", mas estaremos nós despertos para a importância deste dia perante o contexto actual?
A epidemia do Corona vírus veio despertar consciências e aguçar a preocupação para as mudanças (radicais) que o homem deveria, há muito, ter encetado, privilegiando assim uma coexistência pacífica e justa com a natureza que o rodeia.
Desta epidemia podemos tirar uma lição valiosa, potenciada pela dor excruciante e pelo remorso de, até agora, nada termos feito; uma lição que lança novamente os dados do debate sobre a problemática dos erros comportamentais cometidos que advém da falta de políticas de desenvolvimento sustentado.
A desflorestação e consequente destruição de habitats estão a levar ao aparecimento de doenças que antes se viam confinadas à vida selvagem. Motivado pela alteração do clima, são várias as espécies de mosquitos transmissores de doenças infecciosas que antes se encontravam confinadas a África a aparecer no Sul de Espanha, como é o caso do Aedes albopictus, espécie transmissora do Dengue, e no Sul de Portugal o Aedes aegypti, espécie transmissora da Febre Amarela, doença víral aguda.
A mensagem de esperança e coragem “Vamos Todos Ficar Bem” que tem corrido mundo fora, traz-nos uma sensação de acalmia no meio deste mar bravo onde nos encontramos, ainda que funcione apenas como um colete de salvação falsificado.
Perante esta adversidade terrível, que no futuro nos permitamos a ganhar coragem para mudar comportamentos, olhar o que nos rodeia com outros olhos, pensar globalmente, para actuar localmente.
A sustentabilidade do planeta começa em cada um de nós"
João Santos
Ecologista e cidadão do mundo (link para as fotos publicadas no Facebook deste fantástico ser humano, que tem exposições e promove visitas guiadas onde explica os ecossistemas com imagens). E fotos do autor, para que não se confundam os Joões Santos do mundo.



Sem comentários: