quarta-feira, abril 22, 2020

BOLO FÁCIL DE ANANÁS E CÔCO - RECEITA DO RUDOLPH

Hoje foi o dia de fazer, pela primeira vez, uma das receitas do Rudolph Van Veen que apanhei no 24 Kitchen a semana passada. Como ele nunca dá as quantidades certas, fiz uma pesquisa com o nome do bolo e apanhei esta receita do blogue Bom Garfo (link para a receita aqui).

Como eu não queria usar ananás natural, porque apenas tinha em calda na despensa, fiz as devidas alterações e resultou muito bem. Como é um bolo que não cresce e usei as quantidades originais, usei uma forma de mola de diâmetro mais pequeno. Se duplicarmos os ingredientes, o que não será demais para uma casa de família, convém usar a forma de mola maior que se tiver em casa, para não ficar muito alto e cozinhar devidamente.

Aqui fica então a minha receita, com a devida vénia ao Rudolph:

Côco ralado - 80g
Açúcar branco e amarelo - 160g
Farinha de trigo sem fermento - 55g
Leite gordo - 180ml
Manteiga - 130g
Ovos - 2
Ananás em calda - 4 rodelas (cortadas em cubinhos)
Calda da lata de ananás - 60ml

Não pincelei por cima, no final, com a compota. E não foi por falta de compota ou geleia em casa, foi por esquecimento, e depois, porque já tinha provado, achei que não fazia falta, ficou bonito assim e doce o suficiente.

É de facto fácil a sua preparação.

Colocar o leite em lume baixinho com a manteiga para derreter, e quando estiver derretida reservar (para arrefecer um pouco).

Numa malga grande misturar o côco ralado com o açúcar, depois adicionar a farinha e misturar também.

Numa malga mais pequena bater os dois ovos com um garfo e depois adicionar-lhes o leite com a manteiga derretida, mexendo bem com o garfo. Despejar este preparado para a mistura de secos da malga grande, mexendo bem. No final adicionar os 60ml (4 colheres de sopa) da calda da lata e as rodelas de ananás cortadas em pequenos cubinhos e misturar bem.

Vai ao forno a 180-190ºC na forma de mola devidamente untada e com o fundo com papel vegetal que será também untado depois. Será cerca de 25 minutos no forno. No final descolar os bordos laterais com uma faquinha e desenformar, deixando arrefecer muito bem antes de servir.

Sem comentários: