aqui se narram as aventuras de um portuguesito que desde tenra idade é vítima de erros vários, mas com abertura para outros textos de reflexão e de intervenção cívica
segunda-feira, fevereiro 12, 2024
CONCERTO E CINEMA
Ontem conseguimos concretizar uma coisa rara, um programa cultural duplo. Almoçámos e fomos ver um concerto da Banda Filarmónica da Gafanha da Encarnação, Pictures at an Exhibition, no programa, do compositor do séc XIX Mussorgsky, seguido de uma peça de um compositor actual, que fez um Total Makeover de um tema do Tchaikovsky. Uma iniciativa incluída nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e tivemos por isso direito a umas palavras alusivas à importância de manter viva a memória do fascismo e da extrema direita. Para além da música houve também algumas projecções, nomeadamente dos quadros que inspiraram o compositor russo. É verdade que nalguns poucos momentos o sono tomou conta dos meus sentidos, mas o relaxe também faz parte da fruição destes momentos culturais.
Saímos daquele espaço cultural, a Fábrica das Ideias, na Gafanha, e rumámos a Aveiro, para as salas de cinema do centro comercial Glicínias. E aí fomos ver o filme que a seguir apresento através do seu trailer, numa sala cheia, o que vem sendo raro observar, normalmente vemos as salas com meia dúzia de gatos pingados.
Não posso deixar de referir que o filme cumpriu com a minha expectativa, excelente argumento, soberbas interpretações, montagem e ritmo muito bons, música muito bem escolhida, pouca diversidade musical mas muito boa ligação com as cenas, e uma realização impecável. As cenas de tribunal, e coisas acessórias, são muito realistas e retratam na perfeição a estupidez de um sistema social baseado nos preconceitos, que eu tão bem tive que conhecer no meu processo.
Amanhã voltamos ao cinema, Vidas Passadas, filme que já teve destaque aqui no Malfadado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário