terça-feira, fevereiro 20, 2024

O ANO DA MORTE DE NAVALNY

 Uma amiga minha, de que já falei aqui no Malfadado, activista de marcada alma humanista,  perdeu a esperança de um dia ver o Navalny em liberdade.

Pelo meu lado, já em 2014, me perguntava até quando os países europeus se submeteriam à vontade americana de ver os desportistas israelitas a competirem nas competições europeias. Se tiraram os russos quando invadiram a Ucrânia, já passou o prazo de tomarem decisão semelhante face a outro regime fascista e que não respeita a ONU nem as leis internacionais.

O fascismo, ancorado no poder do dinheiro de empresários sem escrúpulos que facturam milhões, e gastam ainda mais milhões de forma aberrante (os oligarcas russos ou americanos, os chineses ou angolanos) está a tomar conta do nosso planeta. O pior é que não são só as pessoas mais desfavorecidas que são prejudicadas economicamente, são também as principais vítimas da destruição ecológica acelerada.

As declarações do Trump de triste figura, neste fim-de-semana que passou, comentando após ter sido condenado pelos negócios fraudulentos, que as suas empresas em Nova York criaram milhares de postos de trabalho, que as suas empresas pagaram muitos milhões de impostos e que portanto as suas fraudes deviam ser desculpadas, e que, "by the way", o juiz que o condenou é que era corrupto, não me surpreenderam. Surpreendeu-me sim o facto da comunicação social ajudar a espalhar estas declarações fascistas, ajudando à promoção e futura eleição de mais um fascista.

É este o mundo em que vivemos...

Acho que foi em 2015 que uns juízes de Aveiro também foram por este caminho defendido pelo oligarca americano, de desculpar as ilegalidades processuais na implantação de uma negociata de milhões, porque a essas ilegalidades se sobrepunha o interesse público da promessa da criação de postos de trabalho. Postos de trabalho planeados que obviamente eram uma miragem e nunca sequer chegaram a 10% do prometido. E a ilegalidade continua no terreno, entre Ílhavo e Aveiro, aliás bem exemplificada na ponte nova e abandonada, e que nenhum partido político denuncia em lado nenhum.



Sem comentários: