sábado, janeiro 02, 2016

TIPETÍ - UMA TERRIER

Aqui fica o que consegui juntar sobre a raça predominante da Tipetí, uma cadelinha simpática que está de férias connosco.


Cães Terriers - O termo terrier provém da palavra latina "terra" que define os cães destinados a caçar em terra, ou seja, na toca.
Embora muito debatida, há muito tempo acreditava-se na teoria de que todos os terriers tiveram origem na Grã-Bretanha. Hoje, especialistas inclinam-se a acreditar, que os antepassados da maioria dos terriers foram levados às ilhas inglesas em épocas anteriores à nossa era e, embora cães idênticos permanecessem na Europa continental e em outras partes do mundo, distintas circunstâncias favoreceram a evolução das variedades estabelecidas na Grã-Bretanha.
Por serem pequenos, resistentes e, portanto, fáceis de se manter, além de serem úteis nas diversas atividades de caça de toca, os cães terriers eram, em tempos não tão distantes, criados principalmente por pessoas de poucos recursos.Os Terriers modernos são às vezes muito diferentes dos seus rústicos antepassados.
A popularidade que obteve uma ou outra raça, muitas vezes não dava tanta importância às suas habilidades como caçadores do que à beleza da pelagem e demais caprichos da moda, como cor, posição das orelhas e da cauda, etc. Mas apesar destes caprichos humanos, um verdadeiro cão terrier, de qualquer raça que seja, possui as mesmas qualidades físicas e psíquicas que os tornaram populares há quase 2 mil anos.


Ora, para mim, a Tipetí é um misto de duas raças de terrier: Jack Russell Terrier, que é uma variedade um pouco menor da raça Parson Russell Terrier, a raça foi criada no início do século XIX por um pastor Vitoriano, o reverendo John Russell. As origens são semelhantes às do Fox Terrier moderno. Trata-se de um típico cão terrier, muito rápido, ágil e vigoroso, criado para a caça à raposa.
O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte corajoso, confiante, de temperamento amigável e alegre. É um cão terrier cheio de vida, alerta, com expressão aguda e inteligente, ativo, destemido, dócil, porém com uma tranquila desconfiança.
Os olhos do Jack Russell Terrier são escuros, de formato amendoado, de expressão viva e inteligente. A pelagem do Jack Russell Terrier pode ser áspera, quebrada ou lisa, naturalmente dura, acamada, reta, fechada e densa, com bom subpelo e resistente às intempéries. A cor da pelagem do Jack Russell Terrier é inteiramente ou predominantemente branca com marcações em tom castanho, limão, pretas, ou qualquer combinação dessas cores.
A outra raça que pode estar misturada é o Norfolk Terrier, raça que nasceu no condado de Norfolk, na Inglaterra, a partir do cruzamento entre raças, como o antigo Bedlington Terrier e o Staffordshire Bull Terrier.
Norfolk Terrier é uma das menores raças do grupo dos terriers. É bastante ágil, possui constituição física forte e instinto para caça. As patas do Norfolk Terrier são curtas, o que ajuda a desentocar presas. A pelagem do Norfolk Terrier é dura, de arame, bem assentada ao corpo. O pelo é mais longo e áspero no pescoço e nos ombros e ajuda a proteger de eventuais mordidas de roedores. A cor da pelagem pode ser preto e castanho, grisalho, trigo e todos os tons de vermelho.

Sem comentários: