quinta-feira, dezembro 23, 2021

INFORMAÇÃO ON LINE - DE LEITORES PARA LEITORES

Com os jornais e a informação em geral controlados pelos interesses económicos, ganham espaço na comunicação social portuguesa os jornais em que os leitores pagam para ter informação para ler. Um deles mais virado para o jornalismo de investigação em formato podcast e fruto de uma iniciativa colectiva (uma associação sem fins lucrativos), que promete notícias com profundidade e tempo para pensar, chama-se FUMAÇA (link aqui para a sua apresentação aos "leitores" ouvintes).

O outro é iniciativa individual de um amigo meu, dos tempos da Quercus mais activista e interventiva na contestação, e é recém nascido. É o PÁGINA UM, que se apresenta assim aos leitores no seu estatuto editorial (link aqui para o site do jornal). Ainda agora começou, este que é um jornal escrito assumido, de formato mais clássico, e a concorrência e os senhores das negociatas já estão a fazer marcação cerrada.

Estas iniciativas são as nossas reservas de democracia a mostrarem que ainda estão vivas. E só continuarão vivas se houver gente que acredita que a democracia precisa de protecção contra o sistema que se instalou em que o dinheiro manda nas nossas vidas como nunca antes. A informação é a base da intervenção democrática, contra as mentiras, as falsas promessas e as negociatas que retiram ao património público para engordar uma manada de gente desonesta e que só pensa no seu gordo umbigo. Fica aqui o convite para espreitarem os links de cada projecto, e lerem com ouvidos de entender.

Sem comentários: