sexta-feira, outubro 16, 2015

LEVANTAR A VOZ - BLOG ACTION DAY

Hoje celebra-se mais um Blog Action Day. O tema para este ano é "Raise your voyce", que traduzo como "Levanta a tua voz".
Nós temos o poder de criar o mundo que idealizamos quando levantamos a nossa voz para promover uma mudança positiva e expomos acções injustas. No entanto, aqueles que levantam a sua voz estão muitas vezes debaixo de fogo, pois tornam-se inimigos a abater. Neste DIA DE ACÇÃO DE BLOGUES, celebramos aqueles heróis que levantaram a sua voz quando foram confrontados com a censura, ameaças e até violência. Hoje levantamos a nossa voz colectiva para defender o seu direito a levantar as vozes deles.
Hoje poderia publicar aqui o meu vídeo de Janeiro em que levanto a voz contra as ilegalidades cometidas pelos senhores ligados aos grandes interesses financeiros e que neste momento estão a prosseguir com ilegalidades aqui mesmo ao lado, na Coutada. A questão do PCI. Por causa desse vídeo, em que falo bem claro e exponho a incompetência da administração pública e do sistema judicial, o mesmo sistema impõe-me uma medida de coacção, que é neste momento a mesma do Sócrates: termo de identidade e residência. Mas não vou re-publicar isso aqui no meu blogue.
Hoje poderia publicar aqui a denúncia pública de um ex-funcionário do Ministério da Agricultura, que foi dispensado por não querer compactuar com ilegalidades que agora ele quer ver julgadas em tribunal. Desejo-lhe mais sorte do que eu, pois claro, que fui queixar-me de incompetências várias e ilegalidades num sistema onde são os mais incompetentes quem analisam e tomam decisões, um sistema onde reina a impunidade, pois não há avaliação independente, e muito menos um organismo superior independente, são todos da mesma classe, colegas de carteira muitas vezes.
Hoje poderia publicar aqui a luta do Luaty Beirão, que está em greve de fome precisamente porque um sistema judicial permeável à corrupção e às influências de um poder político (muito ligado ao financeiro, como não, nos dias de hoje?), o mantém na prisão. O Luaty Beirão já me fez assinar a petição que corre na net para a sua libertação, pois claro.
Hoje poderia dar eco aqui de mais mortes de refugiados de guerra, pessoas como nós que fogem de uma vida aterrorizada, de guerras e ódios que Portugal ajudou a semear. Mas já aqui falei sobre isso no meu malfadado blogue.
Por ser uma actividade internacional, quero celebrar aqui a luta do povo palestiniano. A luta de todo um povo que por passarem os anos e não se resolver de forma pacífica a sua situação, decide muitas vezes passar a acções radicais. Já aqui falei pelo menos uma vez desta causa. É que continuo sem perceber porque é que Israel continua a ser considerado um país da Europa nas competições desportivas. Um país que constrói muros de apartheid, um país que promove bombardeamentos, um país onde quem levanta a sua voz é facilmente silenciado com um tiro na cabeça e se calhar a sua família vê a sua casa demolida ou bombardeada. Há coisas que não consigo compreender. Se não fosse a minha envolvência noutras lutas, inscrevia-me na Amnistia internacional e seria eu próprio o responsável por uma campanha nacional, europeia e mundial: ISRAEL FORA DAS COMPETIÇÕES DESPORTIVAS EUROPEIAS, JÁ!!!!!
E começava já nas competições da UEFA, indo aos jogos das equipas israelitas (neste momento está marcado um jogo no Dragão, contra o FC Porto), e levando sempre um grande lençol que desdobraríamos com a ajuda das claques: CRIMINALS OUT OF COMPETITIONS, em inglês, para não haver dúvidas sobre a mensagem. E sempre que os judeus pegassem na bola, as claques cantavam em coro: CRIMINALS, CRIMINALS!
Quando um país criminoso é aceite numa comunidade de outros países, é tornar os outros países todos cúmplices do crime. Fica aqui escrito e gritado, com a voz bem levantada: NÃO NO MEU NOME!

Sem comentários: