domingo, outubro 04, 2015

DE ELEIÇÃO

Hoje fui seleccionado para estar numa mesa de voto. Foi a segunda vez que exerci este trabalho de alguma responsabilidade, escrutinador. Mas desta vez foi numa Mesa de Voto que abriu pela primeira vez, posso dizer que até é na minha rua, mas já pertence à pequena povoação aqui ao lado, o Lombomeão.
Para a história fica o momento em que uma senhora entra para votar, diz o nº de eleitora, nós vamos confirmar nos cadernos eleitorais e já ela ía com o boletim de voto na mão quando nós, os que estamos a verificar, reparamos que ela já votou. Pára tudo. Eu pensei que era um caso de Alzheimer e que a senhora ia votar duas vezes... ela disse que lhe tinham confirmado o número lá fora e eu até lhe perguntei se tinha a certeza que não tinha votado. Voltou lá fora, para se averiguar a situação e eis que está esclarecido o mistério: num universo de cerca de 800 pessoas há duas pessoas exactamente com o mesmo nome (um nome fora do comum e apenas com um apelido comum, imaginemos Messília Fonseca - sim, só um nome e um apelido ainda apareceram algumas pessoas), só que não apareciam juntas na listagem que tinhamos à disposição, e que englobava as pessoas de todo o concelho. Ela apresentou o cartão de eleitor, onde aparecia Messilia Fonseca, e de facto a outra Messilia Fonseca já tinha votado. Mas então porque não aparecia esta Messília na listagem??? É que ela sempre escreveu o seu nome com dois "esses", como lhe ensinaram na escola, mas no seu Bilhete de Identidade aparece Mecília, e isso, na listagem alfabética, aparecia mais acima um bom bocado.

Nenhuma confusão deste género poderia ocorrer noutra eleição que aqui registo. Houve um congresso internacional em Aveiro "Meanings of the rural" (Significados da Ruralidade, tradução minha) que promoveu um concurso e o júri escolheu um trabalho de um fotógrafo de eleição. Fica aqui o link para verem a fotografia vencedora e também o segundo classificado. E para quem gosta de fotos e não conhece a obra fotográfica do Jorge Bacelar, muito rural e observadora da interioridade das pessoas, fica o convite (clicar aqui no link) para as suas fotos na plataforma nacional "Olhares". São às dezenas as fotos que emocionam, e para quem tem pouco tempo pode optar, do lado esquerdo, por ver apenas as "fotos em nossa escolha".

Sem comentários: