sexta-feira, outubro 23, 2015

DAR O BRAÇO A TORCER

Hoje registou-se na Assembleia da República uma cena que eu nunca imaginaria pudesse vir a acontecer: o PS, um partido de esquerda na tradição política, mas também no lado do Parlamento onde se sentam os seus deputados, virou-se para a esquerda. Depois de dias de negociações com a CDU e com o BE, eis que se fala da hipótese de um entendimento à esquerda englobando o PS. Ainda me lembro de uma coligação do PS, mas pré-eleitoral, ainda eu não tinha direito a voto, mas já tinha as minhas preferências partidárias na UEDS. Deve ter sido a primeira vez que andei a colar cartazes nas ruas, neste caso de Coimbra, onde vivia na altura. 


Pouco mais de um mês depois de ter escrito aqui no malfadado sobre a importância de votar, num texto muito longo chamado "QUANTO VALE A PENA VOTAR" (link para esse texto), aqui estou eu de volta à política nacional.
Fica aqui a imagem da FRS, que concorreu às eleições legislativas há 35 anos atrás, 1980, imagem que roubei do blogue de outro JPP, o Ephemera (link para o texto do blogue sobre a FRS, com muitas imagens de coisas que passaram à história). Nessa altura em minha casa, os meus pais eram votantes de esquerda, do PS, e eu tinha no quarto uma bandeira da UEDS, que ainda devo ter guardada no lado esquerdo de algum baú. A UEDS era o resultado de uma cisão à esquerda do PS, a ASDI era o resultado de uma cisão à esquerda do PSD. Dois partidos que desapareceram com menos de 10 anos de existência, em meados dos anos 80.
Depois dessa experiência de coligação, nunca mais vi o PS com grandes políticas de esquerda, mas continuou sempre sendo de esquerda, a chamada esquerda moderada. Mas com muita gente no seu seio a simpatizar com as políticas mais conservadores e mais favorecedoras de negociatas.
Mesmo com António Costa à frente do partido, sempre pensei que o resultado das eleições deste mês fossem resultar em mais do mesmo, ou seja, os conservadores juntarem-se todos para continuarmos as políticas impostas a Portugal pelos grandes grupos económicos. Na minha humilde visão, o PS iria deixar o PSD e CDS continuarem a governar. E por isso tenho que dar o braço a torcer, não só existem conversações avançadas para a existência de condições de governabilidade, como hoje a esquerda se uniu para eleger um Presidente da Assembleia da Republica.
Esta noite o BE de Aveiro fez uma sessão de portas abertas, para ouvir quem quisesse lá ir falar daquilo que espera da sua actuação. Não participei, mas passei por lá e gostei de ver a casa cheia, muita gente a querer intervir. Faz parte da cidadania!
Um amigo meu do PS dizia-me há uns dias, quando as conversações ainda estavam no início, que depois das eleições tinha comunicado a outros membros que se o PS deixasse a direita governar ele próprio desistiria. Nessa altura disse-lhe isso mesmo, que a direita instalada no aparelho do PS (os mais conservadores e anti-comunistas) não deveriam deixar passar um entendimento com os partidos da esquerda. Mas fiquei surpreendido por ver que afinal existia alguma força dos menos conservadores dentro do PS. E agora, repito, tenho que dar o braço a torcer. É verdade que as conversações ainda não acabaram, mas pelo que se vê e se lê, há uma grande vontade da esquerda de viabilizar uma alternativa a um governo da direita.
Se estou contente? Pois, se estou contente mesmo com o braço todo torcidinho? Sim, estou alegre e animado, estou esperançoso. Mas como muitos estou, acima de tudo, curioso com o que irá resultar daqui. E estou receoso pelos ataques do grande poder financeiro à nossa autonomia democrática. Nisso estou ao lado do Cavaco Silva, mas ao contrário dessa figura ligada às negociatas de Dias Loureiros e afins (que um dia deveriam ser bem investigadas), não acho que a resposta seja continuarmos de gatas e lambendo botas, vendendo ao desbarato o que tanto nos custou a ganhar depois do 25 de Abril.
Valeu a pena votar no BE? Sim, valeu! Até agora vê-se algum resultado, uma evolução no relacionamento institucional dos partidos da esquerda que já fez história e que espero traga bons resultados.

Sem comentários: