terça-feira, março 26, 2024

CRÓNICA DE MIA COUTO - NATURAL DA ÁGUA

Tenho em livro, o Cronicando. Mas lá a descobri aqui online, uma obra-prima das crónicas a nível mundial. Chama-se Natural da Água, e lá pelo meio pode ler-se: "Mas a água só despida está completa. Assim, da terra ela se distingue. A terra exige coberta, requer construção. Enquanto a água em sua própria pele se aconchega. Em tal nudez, nunca nenhum sulco se abriu, nenhuma ruga se desenhou. Os homens magoam o solo, cobrem de golpes o chão. Mas até agora nenhum foi capaz de ferir o rio e deixar cicatriz nele escrita." Fica o convite para uma leitura com tempo e tranquilidade, aqui neste link (para o blogue da Biblioteca Municipal de Grândola). 

Nota: o blogue acima referido nasceu no mesmo ano do Malfadado, mas não chegou a fazer 18 anos, morreu em 2021. Mas tem coisas interessantes ligadas à literatura.

Nota 2: o meu amigo Carlos Dias editou em 2023 um livro de fotografias (e posteriormente organizou uma exposição em Coimbra) sobre a água. Fica aqui o link (para o site dele). Nunca se sabe se alguém vai querer ter ou oferecer um livro especial. Para a malta de Coimbra e arredores o Carlos Dias está a organizar a 3ª edição da Oficina de fotografia "Da ideia ao portfólio em papel", começa já daqui a menos de um mês.

Sem comentários: