terça-feira, fevereiro 02, 2021

A HISTÓRIA DAS COISAS - COM LEGENDAS EM PORTUGUÊS

The story of stuff é da primeira década deste século, e já deve ter aparecido nos primórdios do Malfadado. Mas como já foi há muitos anos, nem vou tentar procurar, colo aqui um texto de um mail daquela época e no final o pequeno documentário, para quem já viu poder relembrar. Se ficar a dobrar, ninguém vai reclamar...

"Um filme que irá mudar para sempre a forma como as pessoas vêm o consumo e os produtos. Este documentário é um alerta importante para todos os consumidores.   

O que é a "História das Coisas"? 

A História das Coisas é um documentário rápido e repleto de factos que olha para o interior dos padrões do nosso sistema de extracção, produção, consumo e lixo. Desde a sua extracção, transformação até à sua venda, uso e descarte, todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida afectam as sociedades e o ambiente a nível local e mundial. Normalmente as consequências de um consumo descuidado são desastrosas a vários níveis, mas a maioria destes factos são, por vários motivos, propositadamente manipulados e escondidos dos nossos olhos pelas empresas e políticos cujos objectivos principais são o lucro e o poder, que obtêm ao promover um consumo desmesurado que só pode ser realizado à custa de toda a vida na Terra, de sofrimento, exploração e destruição ambiental. A História das Coisas expõe assim as conexões entre um enorme número de importantes questões ambientais e sociais, demonstrando com factos, que ao consumirmos de forma inconsciente e desmedida, estamos a destruir o mundo e a autodestruir-nos, e assim apela a criarmos  uma maior consciência do problema e um mundo mais sustentável e justo para todos, para o planeta Terra e para futuras gerações. Este documentário vai-nos ensinar algo, fará rir, e acabará por mudar para sempre a maneira como olhamos para todas as coisas que existem na nossa vida, fazendo-nos adquirir uma nova visão e respeito pelo ambiente e pelas pessoas. Um excelente documentário a não perder."  

Sem comentários: