segunda-feira, dezembro 31, 2012

ANO MARCADO PELA LUTA

E a maior luta que travámos, e vamos continuar a travar aqui na zona em termos associativos, é a questão do Parque de Ciência e Inovação. Até deu origem à criação de uma associação local na Coutada, aqui fica o link para a página no Facebook do CIDIHC.

domingo, dezembro 30, 2012

O MEDO, COMO RECEITA PARA 2013

Segue-se um texto que recebi por mail em meados de Dezembro, e que mostra bem como vai ser o ano de 2013 em Portugal: quase todos com medo! Mas sei que há quem não tenha medo...


«Peço a quem tiver imagens minhas na manifestação de 14 de Novembro (ou noutra manifestação qualquer) a tirar fotografias que as envie a fim de constituírem prova neste processo. Obrigada pela vossa solidariedade.»

Esta semana recebi um telefonema no meu telemóvel de uma funcionária do DIAP (Departamento de Investigação e Acção Penal) para me convocar para prestar declarações por ter sido “denunciada” por actos supostamente praticados por mim na manifestação do dia da greve geral de 14 de Novembro em São Bento. Quis saber qual a denúncia que recaía sobre a minha pessoa e a senhora do outro lado da linha referiu, para meu grande espanto, que eu tinha sido denunciada por cometer  “ofensas à integridade física da PSP”.

A primeira questão a saber é como conseguiram obter o número do meu telemóvel cujo contrato nem sequer está em meu nome. A segunda questão é saber como posso ter sido denunciada por um crime que não cometi e por actos que não pratiquei.

Ontem apresentei-me no DIAP acompanhada de um advogado. Foi-me lido o auto de denúncia e mostradas imagens captadas na manifestação. As imagens todas elas de má qualidade e inconclusivas, mostram-me de braço no ar com um objecto na mão que os “denunciantes” referiram ser pedras. Na verdade o objecto que tenho na mão é nada mais do que a minha máquina fotográfica que costumo elevar devido à minha estatura ser baixa para captar imagens, como sempre tenho feito em todas as manifestações e protestos onde vou. Nas legendas das várias imagens captadas aparecem aberrações do tipo: “acessório”, assinalando-se com um círculo, pendurada na mochila, uma máscara dos Anonymous; o meu barrete de lã colorido é indicado como sendo um capuz (lá vem o estigma dos “perigosos encapuçados”); até a cor da roupa, preta, aparece referida (!); além disso, na foto de qualidade duvidosa, onde se vê o meu braço erguido segurando o tal objecto (máquina fotográfica) pode-se ler na legenda que arremessei à polícia cerca de 20 pedras ou outros objectos…

Agora pergunto eu: se a PSP me identificou a arremessar 20 pedras e a colocar em causa a sua integridade física, por que não fui eu detida logo ali? Por que não fui de imediato impedida de mandar mais projécteis que pudessem atentar contra os agentes? Sim, como é possível ter sido vista a atirar coisas, contarem uma a uma as cerca de 20 pedras que eu não atirei, mas que alguém afirma ter-me visto atirar, e deixarem-me à solta para atirar mais?

Colocada perante estas “provas” e com base nesta absurda acusação fui constituída arguida com “termo de identidade e residência”, tendo agora que arranjar forma de me defender.

Como é evidente trata-se de uma perseguição por parte da PSP a pessoas que estiveram naquela manifestação. Faço notar que nem sequer fui das pessoas detidas para identificação, estou sim a ser vítima de uma orquestração por parte da PSP que visa lançar uma perseguição política a pessoas que eles supõem ser os mais activos na contestação, pessoas que costumam ir às manifestações, fotografar, passar informação nas redes sociais (o meu perfil de FaceBook lá continua bloqueado a funcionar a meio gás, sem a possibilidade de comentar vai para um mês).

Enfim, tal como antes já tinha previsto, no dia 14 de Novembro começou uma intencional e persecutória caça às bruxas e desde então não param de acontecer fenómenos sobrenaturais em democracia: identificam-se pessoas em imagens duvidosas, denunciam-se situações que não aconteceram, subvertem-se imagens dúbias e de qualidade duvidosa para servirem de prova a acusações infundadas, usam-se telemóveis pessoais para enviar convocatórias do DIAP e hoje aconteceu mais uma situação inédita: um telemóvel de um amigo com quem eu estava tocou; qual o nosso espanto era eu a ligar do meu telemóvel e a chamada apareceu registada no TM dele como sendo minha, mas o meu telemóvel estava ali mesmo à mão, bloqueado, sem registo de nenhuma chamada efectuada… isto para além dos estalidos em certas conversas telefónicas.
Todos os que me conhecem sabem que não sou pessoa para andar a atirar pedras à polícia, que sempre defendi a estratégia da não violência, da desobediência civil e da resistência pacífica. Que em todas as manifestações me movimento de um lado para o outro a captar imagens e que muitas vezes me vejo obrigada a erguer o braço para fotografar acima da minha estatura. Não há ninguém que me reconheça ou possa apontar como sendo violenta ou capaz de andar a arremessar objectos em manifestações, por muito que considere que a violência com que o sistema nos ataca nos nossos direitos e nas nossas liberdades - e agora também acometendo contra a integridade física de todos quantos estávamos naquela praça - possa gerar a revolta e a reacção das pessoas.

A situação não é nova, nem a sinistra estratégia: no dia 5 de Outubro o Ricardo Castelo Branco foi detido e alvo de idêntico processo de acusação, também através de imagens dúbias e da mentira de dois denunciantes (mal) amanhados pela PSP, acusado de atirar garrafas à polícia, mesmo com um braço engessado e outro braço segurando uma máquina fotográfica. Com coragem e determinação levou o caso às últimas consequências até por fim ser ilibado.

Por tudo isto decidi tornar pública esta absurda acusação e peço a todas e a todos vós que divulguem este caso. Pela minha parte vou fazê-lo por todos os meios ao meu dispor, incluindo a comunicação social. Hoje sou eu a visada mas qualquer um pode vir a ser o próximo a ser alvo de falsas denúncias e acusações. O que sempre mais me empolgou e indignou são as situações de repressão, perseguição e de injustiça. A verdade é mais forte e há de vencer todas as calúnias.
Peço a quem tiver imagens minhas na manifestação de 14 de Novembro (ou noutra manifestação qualquer) a tirar fotografias que as envie a fim de constituírem prova neste processo. Obrigada pela vossa solidariedade.

 Paula Montez

sábado, dezembro 29, 2012

MARMELADA

Este ano não deu para fazer marmelada, andei lesionado de um cotovelo desde que fiz um docinho de pera, em Setembro. Mas ofereceram-me esta travessinha, esteve a secar ao sol e ao ar, agora passou-se com um pouco de aguardente na superfície e foi coberta com papel vegetal, e vai para cima do armário, para ficar mesmo boa.

quinta-feira, dezembro 27, 2012

BOAS FESTAS PELO CORREIO

Pois, já não se usa, mas a nossa amiga APP vai sempre usar! Este foi o único que recebemos este ano na caixa de correio, até dá direito a fotografia e tudo! Muito papel e tintas e dinheiro em cartões e selos se gastava antigamente!

terça-feira, dezembro 25, 2012

sábado, dezembro 22, 2012

ECOLOGIA FLORESTAL - CONCLUÍDO

Foi hoje em Coimbra, a última sessão do Curso de Ecologia Florestal, em que apresentámos o trabalho prático sobre a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

Foto tirada na visita ao Jardim Botânico.

terça-feira, dezembro 18, 2012

SILVICULTURA URBANA

Passo a citar Sandra Domingues, minha formadora:

"Podemos ver a Silvicultura Urbana definida como “o ramo das ciências florestais dedicado ao estudo dos espécimes florestais em ambiente urbano”, sendo responsável pela gestão e conservação das árvores de rua, dos jardins, de solos abandonados, de parques urbanos e matas pertencentes à área urbana, ao perímetro urbano e respectiva zona de influência. 

Este ramo das ciências florestais considera a árvore como elemento estrutural, ornamental, pedagógico e de diminuição da poluição, sendo que, a existência de árvores em contexto urbano: 1) diminui a agressividade da chamada “paisagem de betão”, tornando o espaço mais ameno; 2) suaviza a temperatura, através da intercepção da radiação solar e evapotranspiração; 3) diminui a velocidade do vento; 4) reduz consideravelmente o ruído; 5) diminui a possibilidade de ocorrência de cheias e, 6) reduz o brilho e reflexão da luz pelas superfícies dos pavimentos e edifícios, uma vez que intercepta e reflecte parte da radiação solar.

Apesar dos benefícios associados à introdução de árvores em contexto urbano, existem inúmeros factores que afectam e diminuem o vigor vegetativo destas, como: 1) os pavimentos; 2) os solos pobres, compactados e deficientes em água e oxigénio; 3) a presença de tubagens no solo; 4) a radiação solar; 5) a reflexão; 6) a poluição; 7) os danos causados por viaturas; 8) o vandalismo e, 9) a estupidez dos gestores dos espaços.

Os benefícios de ter espaços verdes (ou árvores isoladas) em ambiente urbano são inegáveis mas, como tudo, têm de ser bem geridos. 

Uma boa gestão beneficia todos."

Agora adivinhem lá qual foi a alínea que eu acrescentei ao texto da minha formadora, na parte dos factores que afectam...


segunda-feira, dezembro 17, 2012

HORTAS SOCIAIS, SIM! E POMARES?

Aqui fica o texto que enviei como trabalho referente ao módulo 6 do Curso de ecologia Florestal, que está prestes a terminar:
"Os espaços verdes urbanos, ou perto dos centros urbanos, têm já uma longa história de ligação às populações urbanas. Mais numas culturas do que noutras, existe sempre uma forte ligação afetiva das pessoas aos jardins e matas disponibilizados para os momentos de lazer. Daí que seja muito importante a necessidade de proteger e realizar trabalhos de manutenção nas áreas existentes, bem como prever a criação de outras zonas verdes em locais onde faça sentido, dentro daquilo que se chama o ordenamento do território.
Em relação aos espécimes de interesse público, árvores cuja existência estará ligada à cultura ou cujo desenvolvimento da parte aérea se torna algo de notável, é preciso também haver um cuidado especial, nomeadamente na sua manutenção, pois para além da sua importância como árvore, que é reconhecida por toda a gente, pode ainda servir de atração turística ou de elemento fundamental na educação ambiental.
Com o crescer da consciencialização ecológica houve uma mudança na perspectiva de como se devem fazer as zonas verdes. A escolha das espécies a utilizar, bem como a gestão da água para rega, tornaram-se factores determinantes. Mesmo nas zonas verdes existentes, algumas vezes se tem em consideração a substituição de plantas, tendo em conta estes factores. Noutros casos, mantendo-se o espaço verde, fazem-se grandes obras segundo projetos de arquitetura paisagista, em que se faz um novo desenho das zonas de lazer, tornando os jardins em espaços mais atrativos e com espécies melhor adaptadas.
Em Portugal já existem até jardins cujos canteiros são feitos com espécies cultivares (link para Parque da Cidade de Castelo Branco), como que uma horta em que os produtos hortícolas, dispostos de forma estudada, substituem as plantas decorativas, tornando-se em decoração e cumprindo a função de produção de alimentos (link para fotos do mesmo Parque). É um exemplo em como a água utilizada na rega do espaço de lazer acaba por ser melhor rentabilizada. É diferente do conceito de horta social, mas as hortas sociais podem também ser vistas como novas zonas verdes.
Hortas sociais ou hortas urbanas são terrenos que as autarquias, ou outras entidades, disponibilizam a quem se comprometa a fazer a sua utilização para a produção de alimentos para auto-consumo. São zonas verdes do espaço urbano, outras vezes terrenos descampados devolutos, que passam a ter uma organização do espaço e que se tornam em espaços verdes com utilização diária por parte das pessoas que ali produzem parte da sua alimentação, ao mesmo tempo que praticam atividade física e desenvolvem o gosto pela proteção do ambiente. São espaços em que se ensinam os métodos da agricultura biológica e ajudam na sensibilização para os problemas ambientais, onde se incluem os cuidados a ter na conservação dos espaços verdes.
Em termos de conceito novo, e tendo em conta a importância das árvores no contexto urbano, e na mesma linha de pensamento das hortas urbanas, era bom haver entidades que promovessem o Pomar Social, uma ideia nada revolucionária, apenas uma adaptação do que já se faz com as hortas. Poder-se-ia até pensar em que uma entidade proprietária de um terreno devoluto fizesse uma zona verde de raiz, com a utilização de plantas produtoras de frutos (árvores e arbustos) e depois cada árvore e/ou arbustos seriam entregues aos cuidados de quem se candidatasse, que passaria a ser quem depois aproveitaria a fruta produzida, complementando a sua alimentação. E sendo uma zona verde teria corredores abertos a toda a população, que assim desfrutaria de mais um espaço para percorrer em passeios ou caminhadas. E quem sabe colher um ou outro fruto que pendesse para estes corredores.
Nesta época de crise orçamental é de esperar que certas práticas de manutenção das árvores urbanas sejam revistas, no sentido de poupança de verbas. Mas sabemos também que em muitos casos a crise orçamental levará a extremos, como sejam o abandono de cuidados tidos até agora com zonas verdes ou árvores classificadas. Nesse sentido é muito importante os cidadãos poderem intervir junto dos poderes públicos chamando a sua atenção para a necessidade de manter os cuidados com as árvores, ainda que seja necessária a reformulação de serviços, pois as zonas verdes acabam por prestar um serviço ambiental e social cuja contabilização económica será sempre muito superior aos investimentos feitos."

quinta-feira, dezembro 13, 2012

DUNAS DE S. JACINTO

Aqui ficam estas fotos, em jeito de resumo, da nossa visita ontem à Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, em preparação do trabalho de grupo para o curso de ecologia florestal.
O dia começou muito nublado no ferryboat

mas eu já ia quentinho, de pedalar no Xtracycle

 Chegámos até à beira do mar, por sobre o famoso passadiço sobre as dunas
E o passeio matinal acabou pleno de luz e uma temperatura bem amena.

terça-feira, dezembro 04, 2012

SARCODON IMBRICATUS

Desta espécie de cogumelos não tirei fotos antes de o preparar, mas estão aqui nesta foto disponibilizada por amigos:

Veio do workshop de Sábado e das barbas (sim, este cogumelo não tem lâminas por baixo, tem uma espécie de barbas, sendo por isso conhecido popularmente como "Barba de Bode") dos 3 exemplares fiz um pó de cogumelos para temperar cozinhados em que o sabor dos cogumelos possa dar um toque especial. Ainda não usei o pó, mas aqui ficam algumas fotos de como fiz:


Cozer no vapor, colocar num tabuleiro e levar ao forno a baixa temperatura só para secar, e depois de seco moer no moinho eléctrico, junto com um pouco de flor de sal, para ajudar na conservação. E enfrascar!



A outra parte mais carnuda dos cogumelos foi feita à maneira polaca. Uma em conserva em vinagre, feita pelos amigos que partilharam esta foto do aspeto final:



A outra parte fiz panada, passada por ovo batido com natas e depois pão ralado. Não tirei fotos, mas ficaram bons, tem um sabor forte que liga bem com o sabor do panado frito.

segunda-feira, dezembro 03, 2012

DIA DE TERRA SÃ

Desta vez foi no Porto, e ofereci-me como voluntário para ajudar na organização. Saí de casa numa bicicleta recentemente recuperada, para fazer testes de afinação e correu tudo bem. Em Aveiro apanhei o comboio até Gaia - General Torres, por 3 euros, depois é só descer até ao Rio e atravessar a ponte, pedalar um pouco pela marginal, subir um pouco e estamos no Palácio de Cristal - Pavilhão Rosa Mota. Esta feira, um certame habitual organizado pela AGROBIO, associação da qual fui um dos fundadores, decorreu entre 30 de Novembro e ontem, todo o fim-de-semana, mas só lá pude ir um dia. Era para ajudar na equipa da organização, mas ao chegar lá disseram-me que tinham aparecido muitos voluntários e que me dispensavam, que apenas no final poderia ajudar na desmontagem. E foi o que aconteceu, passei ali um dia em beleza, reencontrando amigos, provando alguns produtos e acabei por ser voluntário no stand da Quercus, ainda que não tenha tido muito trabalho.
Quase no final da feira apareceu o Tó Zé, amigo agricultor de Vagos, que acabou por me dar boleia a mim e à bicicleta, chegámos já bem de noite, mas sempre foi mais cedo do que se tivesse regressado de comboio e bicicleta!

sábado, dezembro 01, 2012

DIA DE WORKSHOP DE MICOLOGIA

Hoje foi dia de participar num pequeno workshop de micologia, no Jardim Botânico de Coimbra. Esteve um belo dia de frio, com o solinho a aparecer bem forte para nos aquecer. Para o piquenique levei uns cogumelos Lactarius deliciosus, aqui ficam algumas fotos:




O dia estava mesmo bonito, juntou-se um grupo bastante grande, cerca de 40 (?) pessoas e em conjunto com o nosso coordenador decidimos que depois da atividade da manhã logo decidiriamos se iriamos continuar no workshop ou dar o passeio previsto à Lousã.
A manhã foi curta, começámos por uma pequena introdução ao ar livre sobre cogumelos comestíveis (onde refletimos sobre pequenos erros que podemos cometer na identificação de Lactarius - e logo eu que tinha grelhado uns quantos para partilhar ao almoço agarrei no Lactarius não comestível!!! - e vimos que mesmo nos livros podem acontecer algumas gralhas - foi a Paula, uma das amigas que fez o curso e foi connosco até Coimbra, que viu que no livro da Marisa Azul dizia comestível e ela ali a dizer que era perigoso, a autora a olhar para o livro: - Onde? Onde?).
Partimos depois para a Mata do Botânico, um espaço florestal que não está aberto ao público, só a visitas organizadas. Aí é tanta a sombra que deu para passar algum frio, mas identificámos uma série de cogumelos que por ali estavam. Depois deste passeio guiado onde os especialistas falavam sobre os cogumelos, era já hora da pausa para almoço.
E foi um almoço de piquenique, ali mesmo na zona do Mercadinho do Botânico, a descongelar no mesmo Sol que entretanto, em fornos solares, tinha assado umas batas doces, umas castanhas e uns bolos de farinha de alfarroba, numa iniciativa do Celestino, um entusiasta dos fornos solares que veio do Algarve. Ali partilhámos o que tínhamos levado de casa, e quem não levou nada para comer também não passou fome, e ainda por cima BIO!!!
Fomos depois todos juntos tomar um café e ali reunidos decidimos que o melhor era continuar no workshop, pois os dias são curtos e teríamos que nos deslocar para depois voltar atrás. Muito mais ecológico, ficámos ali no workshop, numa exposição de montes de cogumelos, falando sobre as várias espécies e suas utilizações. Até lá tinhamos um participante que falou da sua experiência de consumidor no campo dos cogumelos enquanto psicotrópicos. Fez-se noite e ainda ali estivemos um bom bocado, no final ainda fomos a um café para repor energias e falarmos mais um bocado, mas já num grupo restrito!


terça-feira, novembro 27, 2012

TANTAS BICICLETAS NA GARAGEM !!!!

Pois é, isto atingiu um limite... esta ideia de recuperar bicicletas que as pessoas têm em casa e já não usam, e depois emprestá-las tem tido algum sucesso. Mas algumas das bicicletas, nomeadamente as dos mais pequeninos, acabam por se ir acumulando e não há amigos que as queiram para os seus rebentos. É verdade que algumas têm mesmo aquele aspeto velhinho, mas estão aptas para pedalar (e cairem sem termos medo de que se estraguem). Com a chegada dos dias de chuva lá me dediquei um pouco mais à garagem e a compor bicicletas. E não é que um amigo de Coimbra, que não pediu o anonimato, me deu três bicicletas que para lá tinha numa garagem cheia de tralhas? Para compor as 3 bicicletas tive apenas que comprar 2 pneus e 2 parafusos grandes, e aí estão elas já prontas para pedalarmos. Só falta fazer uma sessão fotográfica e depois colocar no meu álbum on line, com as respetivas legendas.
Hoje, que dei por terminada a reparação dessas 3 novas bicicletas pensei: "vou contar todas as que estão arranjadas e prontas para pedalar". E cheguei às 17! Um exagero...

Um dia destes tenho mesmo que entrar em contacto com a associação que acolhe mães que fogem de casa com os seus rebentos, e deixar lá algumas das bicicletas mais pequenas, ainda que desconfie que nesse local, como é tudo à borla, as coisas não sejam estimadas como merecem...

Ainda tenho uma bicicleta para compor, está à espera que a Céline arranje um par de pneus em França (as rodas têm uma medida inventada pelos franceses...), mas se aparecerem mais é só dizerem, que eu as ponho a andar!

segunda-feira, novembro 26, 2012

RUSSULA SANGUINARIA

Ontem foi dia de passeio micológico. No meio de espécies mais facilmente identificáveis apareceu esta Russula, que se provarmos no campo é bastante picante e tem o pé bem avermelhado.
Foi em Grada, Anadia e o dia de chuva não impediu nada do que estava planeado: agarrar na cestinha e ir procurar cogumelos. Eu trouxe para casa alguns exemplares desta Russula pouco conhecida, a Russula sanguinaria, e fiz a sopa que se segue, usando os ingredientes na foto, tal como um pouco de caldo de cozer carne de vaca, para compôr o sabor. Ainda só eu é que comi, e até ver nada a dizer, para mim está boa, mas o picante perde-se completamente na preparação da sopa, fica só o sabor a cogumelo do campo, neste caso misturado com o sabor das lentilhas e do caldo de carne. Aliás não é uma sopa, é um creme de Russula! Quem quiser vir provar é só aparecer, pois congelei duas porções, é só descongelar, aquecer e triturar novamente para ficar bem cremoso! Aqui ficam as fotos:
















E pronto, agradecimentos especiais ao organizador, José Augusto Pais, meu formador no curso de Técnico de Micologia, à entidade que nos acolheu, a Associação Recreativa de Grada (link pra página no FB), e à Filipa, que me deu boleia desde casa dela em Vale de Ílhavo, aqui pertinho de Vagos (não tenho foto da bicicleta com cestinha de apanhar cogumelos presa no porta-bagagens, impermeável de caminhar, e eu de impermeável de pedalar, galochas e mochila às costas, mas podem imaginar!).

terça-feira, novembro 20, 2012

ECOLOGIA FLORESTAL

Comecei ontem, e prolonga-se até dia 22 de Dezembro, um curso essencialmente à distância (e-learning, plataforma moodle, etc), com este tema. Depois de ser técnico de Micologia, curso de que falei aqui este ano, este pode ser um bom complemento formativo. A base do curso é em Coimbra, foi lá a sessão inaugural e presencial, e agora só nos encontramos novamente no dia 22! Mais uma ação de formação financiada por programas europeus, há que aproveitar as ocasiões!

sábado, novembro 17, 2012

ESTA É QUE É A MINHA BICICLETA

Esteve em Coimbra muito tempo, depois resolvi trazê-la para Vagos, mas começou com um problema técnico que demorou a resolver... em certas situações a corrente não aguentava a tensão e escorregava. Pensei que fosse o sistema dos carretos, comprei uma cassette nova (as rodinhas dentadas de trás) e instalei-a mas não era disso, vai daí fui à oficina e pedi para mudarem os carretos, e também não era disso. Gastei eu 30 euros nestas tentativas e nada... lá fui pensando no que poderia ser, falando com amigos, resolvi mudar o seletor das mudanças, mas estava a funcionar bem e acabei por mudar só as rodinhas de plástico do selector, que essas estavam visivelmente desgastadas. E melhorou bastante! Mas não ficou boa, às vezes... TRRRRRRKKKKK!!! Quando estava de volta dela lá olho melhor para a pedaleira e lá vejo o problema, os dentes das pedaleiras estavam gastos, uns mais do que outros. E lá substitui a pedaleira por uma equivalente que tinha aqui nas peças usadas, e sem gastar mais dinheiro já está como nova. E como em Coimbra já não havia nenhuma bicicleta na garagem, levei-a para lá!


quinta-feira, novembro 15, 2012

quarta-feira, novembro 14, 2012

DEFENDER OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS DA RÚSSIA

Não é só no Brasil que o extermínio violento dos povos indígenas continua. Desta vez chegou-me a notícia através de um abaixo-assinado promovido pelo GREENPEACE. Clicar aqui para ver a notícia! Eu assinei, claro, outros preferem ver os abaixo-assassinados e lá vão cantando e rindo! Sim, eu sei que é a maioria...

terça-feira, novembro 06, 2012

O URTIGÃO ESTÁ ESCONDIDO EM PORTUGAL

Esta famosa personagem dos quadradinhos de Disney nunca existiu. Mas através de uma amiga que conhece o casal dos Felizes, tive acesso a esta entrevista que é única, em vários sentidos. Este casal de origem alemã (têm que clicar para a entrevista aparecer legendada, seguindo as indicações) mudou-se para o norte de Portugal e eis que chegaram alguns vídeos ao youtube. A entrevista é longa, mas vale a pena, parece que nos mudámos para o campo e estamos ali sentados à sombra, a ouvir os passarinhos.

Para ver basta clicar neste link

domingo, novembro 04, 2012

RITA HAYWORTH

Uma divulgação cultural, uma boa montagem de momentos e uma música que é bom recordar!

sábado, novembro 03, 2012

ESQUERDA.NET

Ora aqui está uma coisa de que nunca aqui falei, mas que se calhar, já nem me lembro, já posso aqui ter posto um link para umas imagens. É o portal do Bloco de Esquerda, e aqui podemos consultar notícias, imagens ou textos, e muitas vezes bons artigos de opinião. Por isso mesmo aqui partilho esta reflexão, onde o FMI também é chamado, da autoria do Miguel Cardina (basta clicar aqui neste link, direto ao Esquerda.net).

quinta-feira, novembro 01, 2012

INDIGNADO



Também pertenço aos indignados. Temos aí o FMI outra vez. E não é que as nossas televisões decidiram voltar às telenovelas do Astro, e agora da Gabriela, Cravo e Canela. Eu sei que já ouviram o FMI, cantado pelo José Mário Branco, mas ouçam outra vez e vejam como voltou a ser actual (alguns nomes de políticos é que são ligeiramente diferentes, mas só ligeiramente!!!). E ao ouvirem acompanhem com a leitura da letra da mesma música (a letra não é bem asim, mas pronto, vejam as diferenças...), para não perderem pitada, basta clicar neste link.

sábado, outubro 27, 2012

BOM CINEMA NO CANAL MGM

Acho que nunca tinha visto um filme neste canal (que está no MEO e ausente na ZON). Mas eis que numa 5ª à noite, num zapping, deparamos com um filme italiano. Muito bom, o Il Giorno in più. Na 5ª feira seguinte é claro que não nos lembrámos que era a noite de passar cinema europeu neste canal. Mas antes de ir dormir lá nos lembrámos e fomos ver, só apanhámos o final do filme. O que vale é que a MGM repete a emissão do filme e lá conseguimos gravar e ver o filme depois, em suaves e hilariantes prestações. Chama-se Ex: Amici come prima! Mas não me perguntem como eles puseram o nome do filme no canal, é mesmo um tesourinho deprimente...
Aqui ficam as apresentações dos filmes, para quem gosta e quer ver o género de comédias:



Nota do autor do blogue - Este é o artigo 400 deste blogue malfadado, disponível desde 2006, com este texto sobre as eleições na altura (clicar neste link)!

sexta-feira, outubro 19, 2012

O NOVÍSSIMO DE SALLY POTTER - GINGER E ROSA

Desta vez os tradutores têm o trabalho dificultado, em Portugal este filme vai-se chamar assim mesmo: Ginger e Rosa. Estreia hoje mesmo, 19 de Outubro, mas já houve quem o visse em festivais.
Vale a pena ver esta apresentação, que tirei do site da Sally Potter:

segunda-feira, outubro 15, 2012

BLOG ACTION DAY - O PODER DO "NÓS"

Hoje, dia 15 de Outubro, é o dia internacional de escrever sobre um tema, previamente definido para o Blog Action Day. Posso dizer que já sou um veterano na participação neste dia. Este ano o tema dava para escrever aqui muita coisa, porque tem tudo a ver comigo. E para mais sou do signo Gémeos, uma gente estranha conhecida por ter pouca dinâmica se tem que fazer um trabalho sem companhia. Mas com companhia, e de preferência boa companhia, é sempre a andar. Portugal tem pouco espírito associativo, e já aqui falei do Tema dos Deolinda (aqui vai ele, no youtube):

mas mesmo assim não me posso queixar da minha experiência de sentir o Poder do "Nós" , The Power of We, em inglês, pois vejam bem esta listagem de associações em que tive e/ou tenho o prazer de participar: GIDC, ARABBI, AJIDANHA, NÚCLEO DE DEFESA DA NATUREZA DA ESAC, GREENPEACE ESPAÑA, CIDIHC, MARIA JOÃO - CLUBE DE FÃS, QUERCUS, FPCUB, BE e APELA.
Para não falar da Massa Crítica e de outros movimentos em que tenho participado. Se ainda não trabalhas como voluntário numa associação e estás a ler este texto, que esperas para dar o teu contributo para que as coisas mudem nesta sociedade?

domingo, outubro 14, 2012

FOLK NA BOIÇA

Santo Amaro da Boiça entrou no mapa dos festivais nacionais. Com a 4ª edição deste Festival de música, cuja página no Facebook foi o grande meio de divulgação (link para essa página), deu para perceber que existe ali um querer fazer bem as coisas. Faltou foi a adesão de mais público. Nós estivemos lá mas na noite de Sábado não resistimos ao cansaço e saímos a meio da actuação dos Uxu Kalhus, já estávamos nas duas da madrugada! Uma belíssima iniciativa, acessível e com um muito bom ambiente. Pena um dos lados da aldeia estar com a vegetação toda queimada, derivado de um fogo florestal, pode ser que aproveitem para repensar o tipo de floresta à volta da localidade, para a tornar mais bonita e mais protegida destas ocorrências.

sexta-feira, outubro 12, 2012

JÁ VI O MIÚDO DA BICICLETA

Uma das coisas muito más desta governação subjugada aos interesses financeiros, e que vem na sequência de governações do passado, mais interessadas nas negociatas em proveito próprio (com início na época de Cavaco Bolo Rei e sem fim até agora, e com um expoente máximo na era Sócrates Nariz Longo), é a certeza de irem fechar a RTP2. Não concordo e por isso votei na esquerda radical. Mas a maioria continua a preferir ser mal governada, ou por serem papalvos, ou por acharem que ficando em casa ou votando em branco a sua posição serve para alguma coisa.
E foi na RTP2 que vi este filme, O MIÚDO DA BICICLETA de Jean-Pierre e Luc Dardenne, dois irmãos belgas de quem já tinha visto também o filme Rosetta, há já alguns anos, em Idanha-a-Nova.
Quando vejo um filme em que uma bicicleta aparece, com algum destaque, faz logo parte do grupo de filmes que eu gosto. Este vale bem a pena, se puderem não percam! Aqui fica a apresentação, que quase conta todo o filme...

O MIÚDO DA BICICLETA de Jean-Pierre e Luc Dardenne from Clap Filmes on Vimeo.

quinta-feira, outubro 11, 2012

PENEIREIRO CINZENTO

É um privilégio morar num prédio de onde se pode observar um peneireiro cinzento, entre outras aves. Do alto faz-se uma boa torre de observação, e com uns binóculos vi, pela primeira vez, o casal de Elanus caeruleus, e uma cria, a fazerem a pausa da hora de almoço. Não filmei nem fotografei porque não tenho equipamento para isso, mas não podia deixar de partilhar aqui.

quarta-feira, outubro 10, 2012

JORNADA DE VOLUNTARIADO

Aqui fica a reportagem da Jornada (clicar neste link) que decorreu no Sábado. Na verdade, para além das sementeiras de bolotas, foi bom para controlar umas acácias e uns eucaliptos, tal como dar um jeitinho nalgumas silvas. E eu já estava cansado quando lá cheguei, imaginem o estado em que eu estava quando me sentei na plateia do Gesto Orelhudo, a ouvir o Zeca Medeiros...

terça-feira, outubro 09, 2012

TENHA UM JANTAR DIGNO DE FILME

Quem me conhece bem sabe que eu sempre gostei de borlas e promoções. E o novo filme do Woody Allen junta estas duas coisas. Em primeiro lugar, há um bom par de semanas, participei num concurso telefónico da Antena 1 e ganhei dois convites para a ante-estreia deste filme, mas como era em Coimbra, ofereci esses bilhetes aos meus pais (uns dias depois faziam anos de casamento e esqueci-me de lhes ligar nesse dia...). E em Aveiro começou uma promoção, justamente chamada Tenha Um Jantar Digno de Um Filme. Por 8 euros, 4+4, vemos um filme no Fórum de Aveiro e temos direito a um jantar à escolha entre os muitos fast-food do local (também há um restaurante que aderiu). Não é uma jantarada, mas nós também já estamos na fase em que comemos pouco à noite, e sempre levamos uma fruta para complementar. E foi assim que fomos ver o Para Roma com amoR, e no final da sessão comemos uns spaghetti bolonhesa e carbonnara (este último só sabia a fumo da carne fumada, estava um desastre!).
Uma noite diferente que se pode repetir uma destas semanas e uma iniciativa que pode levar mais pessoas ao cinema, numa época em que os bilhetes são abusivamente caros!
Aqui fica a apresentação, na versão espanhola (a partir do segundo 30''):

A Roma con amor - Trailer from Rick Deckard on Vimeo.

domingo, outubro 07, 2012

GESTO ORELHUDO

Acabou mais uma edição do Gesto Orelhudo, um festival que decorre anualmente, nesta altura do ano, em Águeda. Eu sou fã desde que lá fui a primeira vez. Aqui fica um cheirinho (no youtube há reportagens de todos os espectáculos, mas em nenhuma dá para perceber o tanto que nos rimos, por causa das conversas dos músicos entre as músicas dos vários espectáculos):

sábado, outubro 06, 2012

A PRAGA DAS FORMIGAS ARGENTINAS

Depois de ter acabado com as formigas na varanda (após dois anos a estudar a sua evolução nos vasos que temos na varanda do nosso 6º andar), eis que elas aproveitaram os finais de Agosto para, vindas de lá de baixo da rua, invadirem de novo a varanda. Com pó de talco lá consegui dominar os caminhos por onde elas teimavam em entrar, e deixei de as ver. Mas não é que hoje descubro umas poucas formigas a andarem na borda da floreira? Vejo de onde vêm, e já sabendo como fazer para as controlar, agarrei na planta onde elas desapareciam na terra, arranco-a com raízes e terra e lá vem o ninho das formigas. Espero que deste modo possa afirmar que desta vez acabei com esta praga!

quinta-feira, setembro 27, 2012

SE ME DESSEM TRINTA SEGUNDOS NA SIC...

Pois era, se calhar dizia o mesmo, a indignação não nos podem calar, na rua, no que escrevemos, no que escolhemos. Como também disse na SIC um representante de uma empresa, sobre como era a atuação do governo em relação à colaboração dos parceiros e suas perguntas pertinentes: - Bardamerda e caladinhos!

sexta-feira, setembro 21, 2012

PROCURAM-SE FAMÍLIAS FIXES

A AFS está à procura de famílias voluntárias para acolher estudantes de outros países. Aqui vai o que recebi na caixa de mail:

No passado dia 7 de Setembro chegaram a Portugal 91 estudantes com a mala cheia de expectativas e vontade de iniciarem a sua aventura intercultural no nosso país.
Gostaria de enriquecer a sua vida familiar e a sua comunidade acolhendo um/a estudante de outro país? Saiba mais sobre os/as estudantes que pode ainda acolher em sua casa durante este ano lectivo. Não espere mais tempo! 

Alemanha
Fabio – Rapaz, 16 anos
Vem de uma pequena cidade no oeste da Alemanha, etc
China
Zhizhou – Rapaz, 15 anos
Descreve-se como um rapaz que rapidamente se adapta a novos ambientes, etc

Colômbia
Daniel – Rapaz, 16 anos
O Daniel adora jogar futebol, desporto que pratica desde sempre , etc

Tailândia
Jessadakorn – Rapaz, 15 anos
Prefere ser tratado por “Clear” e considera-se um rapaz normal , etc

Prima – Rapariga, 15 anos
Vive com os pais num grande centro urbano a 20 km da cidade de Nonthaburi , etc

Siwakon – Rapaz, 15 anos
É fanático por exercício físico, etc

Chidchanok - Rapariga, 15 anos
A “Nok”, como prefere ser tratada, é uma rapariga muito alegre e positiva, etc

Jaturapat – Rapaz, 16 anos
Vive com os pais e a irmã de 22 anos, que também fez o programa AFS em Itália, etc

Turquia
Emrehan – Rapaz, 16 anos
Vem da cidade de Istambul, onde vive com os pais, etc

Caso esteja interessado/a em receber mais informações acerca do Programa AFS - Famílias de Acolhimento ou de algum/a destes/as estudantes contacte-nos: patricia.saojoao@afs.org

quarta-feira, setembro 19, 2012

QUERCUS ANIMA!

Vai ser já no próximo fim-de-semana. Estou inscrito nesta atividade (link para o site com a programação) que vai reunir várias pessoas em torno da Associação e de uma discussão e oficinas práticas sobre um futuro esperançoso no meio desta catástrofe ecológica em que nos meteram.

segunda-feira, setembro 17, 2012

RESCALDO DE SÁBADO

Deixo aqui 2 fotografias que roubei na net ao meu amigo Pedro Martins (atenção aos direitos de autor - ver blogue "fotografar", aqui ao lado nos meus blogues amigos) e a uma tal Sandra F. Pereira, que mandou a foto para uma galeria do jornal Público.



domingo, setembro 16, 2012

POESIA

Na Comunidade ELA, o Vitor deu a conhecer uma reportagem sobre um brasileiro que tem um blogue, o Eu com Verso. Li lá parte de uma entrevista que não resisto em copiar aqui, em jeito de homenagem ao Alessandro Uccello:

Elenilson - Poesia não compra sapato, mas como andar sem poesia?

Alessandro - Eu calço em um pé a poesia (Pessoa é a sola) e no outro a MPB (Chico é a sola) e ando por qualquer lugar, país, ambiente, terreno.

sexta-feira, setembro 14, 2012

15 DE SETEMBRO - POESIA EM CARTAZ



Amanhã vou estar na rua, mais uma vez!

Copio aqui o texto da minha amiga Rosina, formadora freelancer, organizadora de cursos de finanças pessoais (tão importantes nesta época de crise ambiental global): "Pela Primeira vez (na vida que iniciei em 1983) vejo uma manifestação contra algo intangível mas que tanta destruição causa: o medo.
Bonito cartaz, só desejo é que o vento não seja só cega confiança mas um pouco mais de entendimento.Que estejamos mais disponíveis ao diálogo com outras faixas etárias e outras profissões para melhor integrarmos a acção de cada um no destino de todos."

A Rosina é fantástica. E é a minha companhia favorita quando vou às grandes manifestações em Lisboa. Desta vez fico em Aveiro, quem será que vai estar com ela em Lisboa?

quarta-feira, setembro 12, 2012

CORDÃO HUMANO - À VOLTA DE UMA SEMENTE

Hoje agarrei na bicicleta de corrida e fui até ao estádio de Aveiro, uma obra de regime que deu jeito a muita gente na altura... o motivo foi o que se lê nesta notícia da Rádio Terranova, clicar aqui neste link. Mas os protestos vão engrossar e no Sábado eu vou ser mais um!

domingo, setembro 09, 2012

DEOLINDA

Este ano tivemos os Deolinda nas festas de Montemor-oVelho. O ano passado os espectáculos foram no castelo, mas este ano foram cá em baixo, no largo do município. Ontem à noite, com um atraso inqualificável, lá ouvimos e cantámos em coro com toda a multidão as músicas que andam na boca de toda a gente. Um banho de cultura, já tinhamos visto ao vivo, mas valeu bem a pena voltar a ver e a ouvir, até porque desta vez, mesmo lá à frente, a qualidade do som estava muito boa.
Hoje lá andámos nas colheitas na horta e depois fomos para um almoço convívio em casa de amigos, onde fomos brindados com excelente comida caseira, destacando-se na minha boca a entrada de melão com presunto e o arroz doce para sobremesa!

sábado, setembro 08, 2012

INDIGNADO

Pois é, continuo indignado. Mas gostei de ver um jornal de referência (Diário Económico) ter a coragem de lançar uma petição pública, muito bem fundamentada, para lerem cliquem aqui. Já o assinarem ou não, isso depende de cada um, eu não vou lá verificar...

Pela minha parte não resisti em deixar lá uma piadinha, na parte dos comentários, tendo sido o assinante número 3706: "Se os eleitores PS/PSD/CDS/PP tivessem sido informados do que se passou na Grécia, e se continua a passar, tinham mas era cercado os representantes da troika e, para ajudar o governo, linchavam-nos, mostrando a Passos Coelho o caminho a seguir: romper com o memorando (pedido por Sócrates de má memória)!"

Para a semana atualizo este blogue malfadado, com as coisas que fui fazendo em Agosto, e nos primeiros dias deste Setembro de eucaliptos a arderem!

sexta-feira, setembro 07, 2012

CANDEEIROS

Esta semana dediquei-me a fazer umas coisas de artesanato e a colocar candeeiros cá em casa. Não publico aqui fotos porque assim quem os quiser ver tem que nos fazer uma visita... Tarefa (tantas vezes adiada) superada!!!

segunda-feira, setembro 03, 2012

FÓRUM SOCIALISMO 2012

Foi em Santa Maria da Feira este encontro do BE (link com programa), e apanhei boleia de amigos de Ílhavo, mas só lá fomos à última sessão. Realço as conferências que ouvimos, sobre a situação da crise europeia, em Portugal, França e Grécia. Também foi bom rever amigos. E salvo aqui  a filmagem do discurso de encerramento do Francisco Louçã, um pouco extenso, mas que podem ouvir a partir do minuto 11, até perceberem porque é que a dívida é mais 18 mil milhões do que era.




sexta-feira, agosto 31, 2012

AS FOTOS DO VERÃO

Aqui fica o link para um álbum de fotos no PICASA com as fotos dos nossos passeios em Julho e Agosto. As fotos podem ser vistas em projeção de diapositivos, com ou sem legendas, mas as legendas ajudam a contextualizar.
VERÃO 2012

segunda-feira, agosto 27, 2012

FOI NO DIA 25 DE AGOSTO

Mas a reportagem com fotos foi publicada hoje. Foi um dia de trabalho com poucas horas de esforço, mas em zonas muito difíceis. Vejam aqui neste link, todo o relato e as fotos, como de costume ficam no blogue do Projeto Cabeço Santo.

segunda-feira, agosto 20, 2012

FORAM MESMO BONS SONS

Foi a segunda vez que fomos a este Festival de Verão. Desta vez esteve muito melhor e a todos os níveis. Toda a gente muito simpática, excelente a organização, muito melhor o local para acampar e em termos de música vejam aqui o programa e avaliem.
Deixo-vos com um pequeno registo no youtube do momento do António Zambujo, que nunca tinhamos visto ao vivo e que tinhamos dito "Este ano vamos ao festival que contratar o Zambujo". Sorte nossa ter sido o Bons Sons, porque se já tinhamos gostado muito em 2010, agora somos fãs de Cem Soldos e das pessoas de lá.

terça-feira, agosto 14, 2012

COMPREI MAIS UMA BICICLETA


A bicicleta é esta (link para o site), com as promoções devidas ficou em 200 euros. Comprámos em Cádiz, e lá ficou, porque era o que a nossa amiga precisava. Sim, posso dizer que comprei mais uma bicicleta, ainda que já não seja minha... Não sei se está  à venda em Portugal, mas quem for a Espanha pode sempre aproveitar e pedir o cartão de 10% de desconto para estrangeiros, aplicável em muitas das secções.

quinta-feira, agosto 02, 2012

SERVIÇO PÚBLICO DE 5 ESTRELAS



Está-se aqui tão bem, é difícil imaginar como... aqui fica uma imagem para facilitar o trabalho imaginativo.

Aqui actualizei o meu blogue, li as notícias, estive ao fresco, tratei das operações bancárias.

Em Agosto o horário é reduzido, fecha às 15 horas. É mais do que justo!

quarta-feira, agosto 01, 2012

ENTRADA EM AGOSTO


O mês começa com Lua Cheia, um dia com praia, amigos, piscina, caminhada, património histórico-cultural, paisagem, gastronomia vegetariana, enfim. Aqui fica esta foto!

terça-feira, julho 31, 2012

O OUTRO PÉ... DO MIA COUTO




Acabei hoje de ler mais um livro, mais um fora de série da autoria do Mia Couto. Quem ainda não leu Mia Couto não ponha o braço no ar, faça algo urgente pela sua vida, peça já um emprestado, e não comece por este, escolha um de contos.

Quem já leu este livro, só para recordar, tem aqui uma bela resenha feita por uma brasileira e que roubei deste blogue, o Recanto das Letras (clicar aqui). Também sem autorização dos autores, aqui fica o link para uma análise mais detalhada, igualmente feminina, do mesmo livro, retirada do blogue  Há Sempre um Livro ... à Nossa Espera (clicar aqui).

segunda-feira, julho 30, 2012

PASSATEMPO

Ora aqui está uma coisa que eu não uso muito, porque não normalmente não tenho muito tempo para quebrar a cabeça nas formas de o passar. Mas como há sempre gente que gosta de bons desafios, aqui fica a pergunta, para a qual aceito respostas para o meu mail habitual: EM QUE LOCAL, VISÍVEL NA FOTO, NOS ENCONTRAMOS NÓS? (sim, estamos em viagem, fugimos de Vagos para uns dias de lazer!)


domingo, julho 29, 2012

BONS SONS

Já temos bilhetes (comprados antecipadamente deu um bom desconto, mas mesmo não sendo assim são entradas acessíveis) para este festival que decorre ali para os lados de Tomar, perto também de Torres Novas. Quem nos quiser ver divertidos só tem que aparecer por lá também. A boa música deste festival faz um bom par com o bom ambiente de festival que ali se vive.
Este ano temos a vantagem de estar agendado um espectáculo do Mário Laginha com a Maria João.
Aqui fica o link (pode demorar um bocadinho a carregar): BONS SONS - CEM SOLDOS (clicar aqui)

quarta-feira, julho 25, 2012

segunda-feira, julho 02, 2012

UM DOCUMENTÁRIO EM COIMBRA

Sobre a vida dos ciganos na atualidade! Legendas em inglês, às vezes mal traduzido, mas pronto! Tem 25 minutos!

Clicar no seguinte link:

http://www.mundiromani.com/videos/?video[video][item]=90

domingo, julho 01, 2012

PARA QUEM VOTOU NO PS E PSD NOS ÚLTIMOS 30 ANOS

São 18 minutos de entrevista a um homem da sociedade civil que domina os meandros da corrupção em Portugal (eu escrevi corrupção? peço desculpa, onde se lê corrupção deve ler-se: "extrema competência em processos de decisão"). Passou num canal televisivo que poucos conseguem ver, e dos que conseguem ver poucos foram os que viram esta entrevista, por isso aqui fica a ligação para divulgar, até que um dia seja censurado, por isso aproveitem enquanto é tempo.
Nada de novo para mim, por isso lhe dei este título a esta entrada no meu blogue!

domingo, junho 24, 2012

GERAÇÃO EMIGRANTE

E pronto, está quase a consumar-se um facto que vai fazer rolar muitas lágrimas na família: o meu irmão, que já tinha ido para a Suiça tentar a sua sorte em termos laborais (depois de uma ligação de alguns anos valentes ao setor da construção civil), vai emigrar de vez, com mudança de casa. Vai ele e a família, o que quer dizer que os membros mais novos da família também se vão embora. Não é nada de novo porque já tenho uma sobrinha emigrante, que está na Croácia. A questão é que com estas mudanças, os meus sobrinhos deste lado da família ficam todos (são só 3) a viver lá fora. A geração emigrante começa cedo, vá lá que vão para a Suiça, é um país que não conheço mas que todos reconhecemos como muito bom para trabalhar. E para viver.
O que nos vai valer é que estas mudanças são suavizadas com a internet e a facilidade de comunicação.

sexta-feira, junho 22, 2012

HOJE HÁ BACALHAU

Não é assim todos os dias mas esta semana foi a semana do bacalhau cá em casa. 3ª feira ao almoço: bacalhau à Zé do Pipo, 4ª feira ao jantar: bacalhau à senense, 6ª feira ao almoço: bacalhau à Gomes de Sá. O Ramiro está quase a partir e nada como levar a barriga cheia daquilo que é mais português, e feito como deve ser feito! Aqui ficam as fotos, começando pela receita de família, o famoso À SENENSE (com a ajuda da Zé e do Ramiro fotografámos e filmámos e um dia destes escrevo esta receita):

       



domingo, junho 17, 2012

HOJE FOI UM GRANDE DIA

Aqui fica a reportagem vídeo, tal como publicada na Comunidade ELA (para além do video podem encontrar montes de fotos na Comunidade)

sábado, junho 16, 2012

GEOCACHING

Nada como ler a imprensa para alargar os horizontes do saber. A Dica da Semana (LIDL) trazia um artigo sobre o geocaching. Uma atividade, um jogo, uma coisa que parece ser engraçada e que eu desconhecia. Aconselho a quem tenha GPS. Eu não tenho mas posso fazer companhia a alguém que queira experimentar o seu aparelho. Para ver como funciona, nada como a internet. O Portal Geogaching português está neste link (clicar aqui).

quinta-feira, junho 14, 2012

"SMTUC" TAMBÉM SABEM ROUBAR (2)

Mas principalmente sabem ouvir as reclamações dos utentes. Não foi à primeira, mas, insistindo, recebi hoje um mail de resposta que diz o seguinte:

 "Exmo. Sr. João Paulo Pedrosa, Na sequência do vosso e-mail datado de 11.06.2012, cumpre-nos informar que, tendo em consideração o actual contexto socioeconómico que o país atravessa, e o facto dos clientes já terem dispendido os seus recursos na aquisição dos títulos de transporte, o Conselho de Administração dos SMTUC concederam excepcionalmente mais um prazo para proceder à troca dos respectivos bilhetes do tarifário antigo, entre 18.06.2012 a 20.07.2012. No que concerne à operacionalização de trocas, importa referir que as trocas serão efectuadas na Loja do Mercado, e que os clientes terão de adquirir previamente o respectivo cartão de suporte bem como pagar a diferença entre o valor dos títulos que têm disponíveis e o valor das viagens de acordo com o novo tarifário. Esperando continuar a merecer a sua preferência, apresentamos os nossos melhores cumprimentos. Coimbra, 13 de Junho de 2012"

 Quer isto dizer que já não faz sentido afirmar que os SMTUC também sabem roubar, mas mantenho o título, para fazer a ligação ao meu texto inicial, publicado aqui neste blogue malfadado (clicar aqui neste link).

domingo, junho 10, 2012

DIA DE PORTUGAL E DE COISAS BOAS















Mousse de chocolate - Resultado de uma master class com o Ramiro, para perceber bem os truques da melhor mousse de chocolate do mundo (Março 2012)

















Ovos Verdes - Fiz ovos verdes para levar para o piquenique da Senhora do Almortão. Já tinha saudades! (Abril 2012)
















Baba de Camelo - Época de muitos ovos, sai uma "baba de camelo" para o Ramiro aprender um pouco de culinária, aqui com a ajuda de um chileno, o Tomás, um AFS que está em Cascais. (Maio 2012)















Nozes sobre azul - Aproveitamento de leite de côco e calda de ananás (de lata de ananás em calda), num creme azul, com nozes e geleia. (Maio 2012)














Pastéis de Massa Tenra - Com recheio de cogumelos - Agaricus augustus - e que levei para o último dia do curso de Técnicos de Micologia. Há anos que não fazia estes pastelinhos de massa tenra, e com este recheio é certo que não volto a fazer! Há coisas que só se comem uma vez na vida. (Junho 2012)













Salame de Chocolate - Feito para levar para a visita à Mata da Margaraça, organizada pela Quercus Aveiro, visita que foi anulada por causa da chuva. Comido em casa não tem a mesma graça... (Junho 2012)

sábado, junho 09, 2012

LIVRO DE RECLAMAÇÕES DO CONTINENTE

Hoje pedi o livro de reclamações do Continente. Esta história dos cupões que eles mandam só para alguns clientes conseguiu irritar-me. Sou cliente do Modelo e Continente, como de outros supermercados, ou lojas. Não vou lá exclusivamente. Mas vou quando há boas promoções, quando se poupa dinheiro e se trazem para casa produtos de qualidade aceitável ou boa.
Desde o início que ia recebendo os cupões, mas como ficam as compras todas registadas em computadores quando se usa o cartão, eles fizeram as minhas contas, tiraram o meu perfil de consumidor e viram que não lhes dava tanto lucro como outras pessoas que não sabem fazer compras e se deixam enganar pelas promoções. Vai daí cortaram-me os cupões. Assim que me apercebi, ainda em Janeiro, reclamei no balcão e introduziram a minha reclamação no sistema. Fiz a mesma coisa três vezes, a última das quais escreveram mesmo no sistema que da próxima vez pediria o livro das reclamações. E foi o que fiz! Dão-me sempre a mesma conversa que o Continente se reserva o direito de fazer as promoções junto dos clientes que assim o entenda, eu só peço que me digam porque é que eu fui excluído, para decidir se começo a ir comprar noutros locais onde não sejam tão desrespeitadores.