sábado, dezembro 01, 2012

DIA DE WORKSHOP DE MICOLOGIA

Hoje foi dia de participar num pequeno workshop de micologia, no Jardim Botânico de Coimbra. Esteve um belo dia de frio, com o solinho a aparecer bem forte para nos aquecer. Para o piquenique levei uns cogumelos Lactarius deliciosus, aqui ficam algumas fotos:




O dia estava mesmo bonito, juntou-se um grupo bastante grande, cerca de 40 (?) pessoas e em conjunto com o nosso coordenador decidimos que depois da atividade da manhã logo decidiriamos se iriamos continuar no workshop ou dar o passeio previsto à Lousã.
A manhã foi curta, começámos por uma pequena introdução ao ar livre sobre cogumelos comestíveis (onde refletimos sobre pequenos erros que podemos cometer na identificação de Lactarius - e logo eu que tinha grelhado uns quantos para partilhar ao almoço agarrei no Lactarius não comestível!!! - e vimos que mesmo nos livros podem acontecer algumas gralhas - foi a Paula, uma das amigas que fez o curso e foi connosco até Coimbra, que viu que no livro da Marisa Azul dizia comestível e ela ali a dizer que era perigoso, a autora a olhar para o livro: - Onde? Onde?).
Partimos depois para a Mata do Botânico, um espaço florestal que não está aberto ao público, só a visitas organizadas. Aí é tanta a sombra que deu para passar algum frio, mas identificámos uma série de cogumelos que por ali estavam. Depois deste passeio guiado onde os especialistas falavam sobre os cogumelos, era já hora da pausa para almoço.
E foi um almoço de piquenique, ali mesmo na zona do Mercadinho do Botânico, a descongelar no mesmo Sol que entretanto, em fornos solares, tinha assado umas batas doces, umas castanhas e uns bolos de farinha de alfarroba, numa iniciativa do Celestino, um entusiasta dos fornos solares que veio do Algarve. Ali partilhámos o que tínhamos levado de casa, e quem não levou nada para comer também não passou fome, e ainda por cima BIO!!!
Fomos depois todos juntos tomar um café e ali reunidos decidimos que o melhor era continuar no workshop, pois os dias são curtos e teríamos que nos deslocar para depois voltar atrás. Muito mais ecológico, ficámos ali no workshop, numa exposição de montes de cogumelos, falando sobre as várias espécies e suas utilizações. Até lá tinhamos um participante que falou da sua experiência de consumidor no campo dos cogumelos enquanto psicotrópicos. Fez-se noite e ainda ali estivemos um bom bocado, no final ainda fomos a um café para repor energias e falarmos mais um bocado, mas já num grupo restrito!


Sem comentários: