Para ouvir, sem pressas e em pausa.
aqui se narram as aventuras de um portuguesito que desde tenra idade é vítima de erros vários, mas com abertura para outros textos de reflexão e de intervenção cívica
terça-feira, janeiro 06, 2026
domingo, janeiro 04, 2026
CONVITE À LEITURA - PÁGINA UM
Se eu fosse jornalista também escreveria assim editoriais, como os que vou partilhar aqui. São do Director do Página Um. Que é um jornalista.
Sobre a Justiça em Portugal: Este (link para editorial de Dezembro 2025) e este (link para editorial bem fresquinho, do primeiro dia deste ano)
Sobre a morte da Clara Pinto Correia, que só por falta de tempo não escrevi sobre a tragédia aqui no Malfadado: (clicar aqui neste link) editorial de Dezembro 2025.
Sobre os desmandos dos americanos: Este é o mais recente, data de hoje mesmo. (link aqui)
Boas leituras, com ou sem assinaturas
sábado, janeiro 03, 2026
MORTE AOS DITADORES - PODRE DE MADURO
O rapto do Maduro pelo governo americano foi uma benção. Finalmente o petróleo da Venezuela vai poder voltar a ser extraído e comercializado pelos americanos, que podem assim aumentar o preço do petróleo no mercado mundial sem estar a favorecer aquele ditador que está ligado a tudo o que acontece de mal nos EUA. Só se fala da droga, mas de certeza que todos os crimes violentos, a prostituição, as doenças do estilo de vida, a invasão de emigrantes e a estupidez são culpa desse comunista Nicolás Maduro. Na Venezuela o regime já estava podre, bem para lá de Maduro. Agora sim, com a intervenção dos americanos e com o criminoso a aguardar um julgamento justo e democrático por causa do negócio das drogas, onde será condenado sem qualquer problema, vão acabar os viciados em drogas nos EUA.
Razão tiveram os americanos desde sempre em ignorar o Tribunal Penal Internacional, que para nada serve, se nos EUA existem tribunais para fazer julgamentos rápidos. Portugal deveria aderir a este tipo de justiça já. Saía muito mais barato ao erário público. Assim andamos de novelas jurídicas em novelas jurídicas, sempre com o mesmo final: o crime prescreveu... e viveram felizes para sempre.
AD
sexta-feira, janeiro 02, 2026
UMA REFLEXÃO DO QUE AÍ VEM
Vem aí mais do mesmo. É aquilo que se vê na Palestina, mesmo depois do falso cessar fogo, imposto pelos americanos. É aquilo que se vê na Ucrânia, que ainda resiste às imposições dos americanos, mas será por pouco tempo. E nesse sentido vou continuar a escrever pela pena do Androlfo Donaliago (personagem criada em 2025), sempre que me apetecer registar aqui alguma coisa sobre a paz no mundo, sobre ecologia aqui ou ali e sobre justiça onde quer que a injustiça se abata.
E espero que venha mais cultura, onde as resistências encontram ecos e nos fazem sonhar com um mundo melhor. E nesse mundo melhor não existem negociatas de magnatas. Nem redes sociais onde a desinformação encontra o seu melhor meio de propagação.
Androlfo Donaliago assina AD no final dos textos. Os quais são publicados sem fotos nem imagens fabricadas. Fica feito o aviso.
