Hoje trago aqui uma leitura muito pessoal, que mais ninguém vai fazer, sobre os resultados das eleições presidenciais no meu concelho de residência: Vagos.
As eleições presidenciais trouxeram uma coisa histórica. Desde que há eleições livres em Portugal, pela primeira vez um socialista (do partido socialista!!!) ganhou as eleições. Aqui tem sido sempre PSD e CDS, mais PSD nos últimos anos. Aqui o Cavaco Silva, nas presidenciais, bateu o recorde nacional, se bem me recordo com mais de 70%, foi até notícia nacional.
Não vou fazer a leitura do resultado concelhio, mas só para exemplificar, vou contar como foi na mesa de voto da minha freguesia: Tó Zé com 55%, André com 45%. O vencedor de agora veio de um 3º lugar com 15%, suplantando o vencedor da primeira volta, que tinha tido 33%.
Dos que votaram na 1ª volta (707), houve 40 que agora já lá não foram. Houve 60 que passaram a votar no perdedor, e uns impressionantes 245 que viram em Tó Zé a melhor postura presidenciável.
Não há sondagens que resistam a isto. Se perguntassem a qualquer cidadão vaguense se acreditava que um socialista ia ter mais de 50% dos votos, a resposta seria: nunca na vida! Mas a vida tem destas coisas...
Ainda há esperança para este concelho... a população de sapos é que decresceu de forma abrupta.
Sem comentários:
Enviar um comentário