segunda-feira, novembro 29, 2021

PAROSMIA - NABOS PASSARAM A SABER MAL

 Estou parósmico. Ou parosmático. As coisas que nós descobrimos, assim por acaso, sobre o funcionamento do nosso organismo. No espaço de dez dias descobri que os nabos cozidos, em sopas ou assim em bocados, para acompanhar um cozidinho, passaram a saber-me mal. A primeira vez foi numa sopa num restaurante no Ladoeiro. Toda a gente a dizer que a sopa de feijão frade estava uma maravilha, mas eu encontrava um sabor estranho, algo como o óleo de sésamo. Não comentei com ninguém. Uns dias depois em casa, uns nabinhos cozidos, aí sim, que sabor horrível. Pensei cá comigo que se calhar havia uma variedade nova de nabos introduzida no mercado, ou algum novo pesticida. E agora foi num outro restaurante, de novo o mesmo sabor, mas desta vez perguntei à Zé se a sopa estava normal, e estava, e boa até. Foi aí que comentei com ela o sucedido nas 2 vezes anteriores e resolvi investigar on line. E é mesmo assim, tenho parosmia, que acontece a quem tem tumores cerebrais e noutras situações em que o cérebro é afectado. E de facto acontece com alguma frequência a quem teve COVID e nesse processo de infecção e combate à infecção perdeu temporariamente o olfacto e o sabor das coisas, como me aconteceu a mim. Mais informação sobre a parosmia em inglês aqui neste link e em português aqui neste link.

Já tinha ouvido falar de um caso em Vagos de uma pessoa que a carne tinha passado a saber a carne podre, e que o peixe parecia sempre sem sal. Mas há mais casos, como podem ver nos links acima.

Ora eu dizia a toda a gente que o COVID me tinha deixado apenas com uma sequela, durante dois meses. Tinham sido umas tonturas ligeiras, que me acompanhavam todos os dias, mas que invariavelmente entre as 18 e as 21 horas desapareciam, voltando a seguir às 21 horas.

Deste modo, que me tenha apercebido, posso agora dizer que a COVID me deixou duas sequelas. Espero que a parosmia dure apenas os seis meses "normais" referidos na bibliografia.

Engraçado é ter levado quase seis meses a descobrir a parosmia. Resta saber se a parosmia me baralhou outros neurónios e estragou o sabor de outras coisas de época.

1 comentário:

Ze Duarte disse...

Olha, também aprendi mais uma coisa. E está decidido que vou continuar a tentar evitar o Covid!
Olha se ele me leva o gosto das Francesinhas?!?