domingo, dezembro 31, 2017

ACABAR O ANO EM BEM

Hoje, antes da chuva, andei a passear o Punti e saquei uma foto que tenho que partilhar aqui:

sábado, dezembro 30, 2017

BALANÇO EM IMAGENS

Fazer parte de uma associação que trabalha bem faz-nos pensar que valeu a pena tudo o que já demos em trabalho voluntário, quando se faz um balanço. A AJIDANHA, associação de Idanha-a-Nova, fez este balanço em imagens que me enche de orgulho, mesmo não tendo ajudado em nada. Para mais tarde recordar: 
ano 2017 ajidanha from ajidanha on Vimeo.
Mas o orgulho bate recordes quando faço o balanço do Projecto Cabeço Santo, do Núcleo de Aveiro da Quercus. Não há um resumo, porque é muito melhor ler e ver as fotografias do melhor blogue ibérico de um projecto de conservação da natureza. Aqui está o link (basta clicar) para quem nunca leu e para quem já não lê há uns tempos.
Tenho ainda grande orgulho no trabalho desenvolvido pela APELA, onde estive há uns dias a ver como as coisas estão bem mais dinâmicas. Uma muito boa opção para fazer a consignação do IRS.
E que dizer do trabalho desenvolvido pela AGROBIO, com uma nova sede em Lisboa e com inúmeras actividades um pouco por todo o País. Os pioneiros da agricultura biológica de há mais de 30 anos atrás que ainda cá andam na luta, só podem estar satisfeitos por ver que a produção de alimentos sem envenenar o planeta nem as pessoas está finalmente a brotar com força das raízes que se foram instalando devagarinho demais ao longo dos anos.
Depois há as associações a que pertenço mas que já não pago quotas, ou seja, pertenço só de coração: a ARABBI, o GREENPEACE, o CIDIHC e a Amnistia Internacional. E há a FPCUB, onde a quotização paga é igualmente e principalmente um seguro para andar de bicicleta descansadinho.

segunda-feira, dezembro 25, 2017

COINCIDÊNCIAS

Quando estava a arranjar as últimas fotos reparei que quando tirámos a foto na Biblioteca Municipal aconteceu uma engraçada coincidência relacionada com o Malfadado - o contestatário. Aqui fica a foto e vejam lá se não é uma rara coincidência:

E por falar em coincidências, tenho que referir aqui as últimas que me aconteceram:
1 - Estávamos em Aveiro e liguei para um amigo e vizinho do prédio ao lado para combinar uma coisa, ele diz-me que está em Aveiro e eu digo que nós também, e eis que ele e nós estávamos na mesma loja em Aveiro e não nos tínhamos cruzado lá dentro por acaso...
2 - Fui ao Seixal participar num almoço de velhos amigos e conhecidos, alguns desconhecidos, dos tempos do GIDC. Tive boleia da Isabel Faria, e os dois representámos o Núcleo de Coimbra dessa saudosa associação de juventude e ciência.
2 - a) No almoço, numa mesa comprida, fiquei logo à frente do João Gil Pereira, que se formou em medicina integrativa e com quem ainda vou ter muito que falar, e que depois relatarei aqui.
2 - b) Depois do almoço estávamos à beira rio a tirar fotografias e eis que sou abordado por uma cara conhecida, mas que seria incapaz de adivinhar quem era, vista ali de repente, mas que me diz, sou a Marisa, de Idanha-a-Nova, e aí vi claramente quem era, mas também porque tenho visto fotos suas no Facebook, senão a minha memória já não me levava lá, sou muito mau a fixar caras



domingo, dezembro 24, 2017

BOAS FESTAS FOR EVERYBODY

Há uma coisa que eu não gosto muito, que é estarmos a usar tantas vezes o inglês em vez do nosso português, que é tão rico e que diz tanto a tanta gente por esse mundo fora. Por isso fiz o nosso cartãozinho de Boas Festas com alguma ironia, misturando línguas, desejando que em 2018 possamos usufruir de bons livros, boas traduções de filmes, boa poesia e bons escritos de uma forma geral, para que resistir à globalização imposta pelos esquemas do comércio impiedoso seja também uma atitude de defesa das culturas regionais, tão ligadas às diferentes línguas do mundo.
Para todos os meus amigos aqui fica então, com mil abraços e beijinhos devidamente distribuídos, o cartãozinho mensageiro:

sábado, dezembro 23, 2017

2º ANIVERSÁRIO DA NOVA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VAGOS

Por ocasião do segundo aniversário desta casa da cultura de Vagos, tivemos a oportunidade de lá ir deixar uma prendinha especial: 2 CDs muito bons de música portuguesa, o quase novo último trabalho do Sebastião Antunes e um disco que já saiu em 2011 do Miguel Brito Rebelo (aqui o link para o texto do Malfadado de então). Ofertas de concursos da Antena 1. Depois de registar o momento em fotos, ainda fomos servidos de um bolinho caseiro de aniversário que estava mesmo muito bom, apesar de termos faltado à festa que tinha acontecido um par de horas antes. Depois do bolinho lá seguimos para a Natal(i)a, o evento de Natal de Vagos. Longa vida à biblioteca!


quarta-feira, dezembro 20, 2017

INJUSTIÇA

Quando o nosso sistema judicial favorece a existência de juízes incompetentes (por estarem mal preparados ou serem preconceituosos) a injustiça acontece, de forma repetida. Nos tempos recentes tivemos a divulgação pública de dois casos que tiveram um forte impacto na opinião pública. Nada que me impressionasse, pois já tive uma sentença repetida por vários juízes (foi até ao Supremo, onde será normal que a ignorância e o preconceito aparecem refinados) em que fui declarado culpado por ter cumprido com a legislação. Mas tive também uma juíza do tribunal administrativo e fiscal de Castelo Branco que nas sessões que presenciei foi de tal maneira preconceituosa que os advogados de ambas as partes estavam admirados. A minha vontade era denunciá-la a uma entidade independente, mas não existe nenhuma, só existe uma entidade cheínha de juízes (e seus preconceitos) a quem nos podemos queixar da incompetência de juízes. Também tive a "sorte" de receber sentenças de denúncias de corrupção e favorecimento, com mais do que provadas ilegalidades cometidas por empresários e gente da administração pública, em que os juízes nem questionam a estupidez das mentiras apresentadas, usando-as para atacar os "perigosos marginais que se opõem ao desenvolvimento" que existem nos seus preconceitos. Por tudo isso apreciei de sobremaneira este texto do Mata-bicho, um pequeno apontamento irónico interpretado pelo Bruno Nogueira (link para o episódio nº 268, de ontem) na Antena 1.

terça-feira, dezembro 19, 2017

VIDEO DE BOAS FESTAS 2017

Há poucos dias recebi um sms do Rui Pinheiro  a pedir o envio de um pequeno filme a dar as boas festas, com o telemóvel deitado. Lá filmei e aqui está o bocadinho que interessa, no meio de tantos amigos e desconhecidos, mas todos sócios da mesma AJIDANHA, uma grande associação cultural que ajuda a rasgar a interioridade.

domingo, dezembro 03, 2017

PUNTI CAÇA RAPOSA DO DESERTO EM LISBOA

Com a exposição do Bordalo II quase a acabar, ainda deu para uma visita rápida e para algumas fotos, das quais esta é a melhor:

quarta-feira, novembro 22, 2017

A ATMOSFERA É DE TODOS

Mas é preciso fazer o desenho para que a maior parte das pessoas perceba que deveríamos tratar o nosso planeta com mais respeito. Vejam bem os incêndios na costa este dos EUA, e como isso pode influenciar o clima. E vejam também na Península Ibérica, fogos enormes na Galiza e, claro, em Eucaliptugal.
Para ver e rever, e quem não entender que me diga, que eu explico devagarinho:

segunda-feira, novembro 20, 2017

SALVA A TERRA REVISITADO

Só há pouco tempo me apercebi que havia esta foto minha na internet, num álbum publicado no Facebook do Festival Salva a Terra 2017 (link para o álbum de fotos do 2º dia do festival). Fui fotografado a analisar uma laranjeira no Quintal da Fafá, envergando uma T-shirt histórica, de um intercâmbio de jovens da Quercus com associações europeias. A minha foto ombreia com fotos onde aparecem os Les Crazy Coconuts, e o Artur e a Elizabete. Que saudades...

quinta-feira, novembro 09, 2017

NOVO VIDEO DO PUNTI

São só trinta e poucos segundos, mas é para mostrar a evolução, passo a passo, comparando com os filmezinhos anteriores.

quarta-feira, novembro 08, 2017

QUEM PRECISA DE UM PUNTI NA SUA VIDA?

Amigos, estou a preparar um cãozinho simpático para fazer boa companhia a quem precisa, seja pessoas ou outros animais domésticos (cães e gatos). Criei uma página no Facebook (clicar aqui neste link), que pode e deve ser partilhada por quem tem uma página nesta plataforma. Já tem muitas fotos e videos, pelo que agora é só descobrir quem precisa de um bom amigo... mas isso só pode acontecer com a ajuda de quem gosta de ajudar!

domingo, novembro 05, 2017

PARQUE DE CAMPISMO MUNICIPAL DE MIRA

Fica mesmo aqui ao lado, e tem estes bungalows disponíveis todo o ano. Já foram divulgados aqui no Malfadado, mas aqui estão mais fotos. Conforto qb para um retiro entre o Outono e o Inverno, seja ele para descansar do stress seja para realizar trabalhos de escritório. E muito bem equipados! E pessoas que nos acolhem sempre de forma simpática.










quinta-feira, novembro 02, 2017

DIA DE FINADOS

Depois do feriado de Todos os Santos, é dia dedicado pela religião cristã aos que já morreram. Não é o melhor dia para actualizar o malfadado, mas já desde Setembro que não escrevia aqui nada. Na altura pedia aos leitores para votarem no Orçamento Participativo de Portugal, o OPP, num projecto muito bem pensado e que tinha em vista termos uma floresta mais diversificada e mais resistente aos fogos florestais. Mas esse projecto teve muito poucos votos e não foi contemplado, pelo que se pode dizer que morreu. Para este ano. Mas para o ano é capaz de voltar, e depois das tragédias ocorridas nas florestas, aldeias e até em cidades, espero que recolha mais votos. Será importante envolver outras associações, para que na altura da votação, das poucas pessoas que votam pelo menos haja bastantes que sejam mais activistas. Foram aprovados projectos que nem quero comentar, apenas porque as pessoas se mobilizaram por uma causa importante para elas.
No dia de finados é bom recordar este vídeo de 2013, de um artista australiano que discursa na Universidade onde estudou, pois dá excelentes conselhos para uma vida plena antes que a mesma se acabe, e de forma algo humorística.


São 9 conselhos em 9 minutos, depois de quase 3 minutos de introdução. A legendagem deste vídeo é em brasileiro e falha um bocadinho, mas ajuda a enquadrar o inglês falado, de sotaque australiano.

quinta-feira, outubro 26, 2017

ESCUTAS A SÓCRATES

Saiu finalmente a acusação a Sócrates e aos seus amigos mais chegados. Muita coisa passou agora nas redes sociais, uma delas este videozinho bastante pedagógico (já de 2015). Não acalento esperanças de nada, porque o nosso sistema judicial está falido, muitos anos de funcionamento sem grande controlo de qualidade, juízes cheios de preconceitos e se calhar amigos dos seus amigos ou correlegionários, que gostam de se perder em escritos longos e cheios de labirintos legais. Fica o video, dedicado a todos os que votaram no PS de José Sócrates mais do que uma vez:

segunda-feira, outubro 16, 2017

OS GRANDES FOGOS DE OUTUBRO

Ontem os fogos florestais consumiram grandes manchas de vegetação na região centro de Portugal. Aqui em Vagos foi onde começou um desses grandes fogos. Como já escrevi no Facebook, ontem à tarde em família, quando vínhamos do mercado carregados de sardinhas para fazer uma sardinhada caseira, fomos também apanhar uns paus seleccionados para a brasa necessária. E, nesse local a 3 Km de casa, vimos o momento exacto em que começou um incêndio a ganhar dimensão, 900 metros ali à frente; reconheci o fumo característico dos primeiros eucaliptos a arderem e a formar uma nuvem densa. Vimos mas nunca pensando que este seria um fogo enorme e que passadas 24 horas ainda estaria a arder, já a km de distância daqui, destruindo natureza e bens no seu caminho. Mas foi. Voltando às sardinhas e à minha única sardinhada de 2017, lá assámos as ditas e depois só tive tempo de comer as minhas sardinhas e lá saí de casa a correr. Para prevenir fui carregar baldes de água e garrafões, colocando-os num terreno (a hortinha da alegria, que já referi aqui no Malfadado) de forma a poder combater as chamas se o fogo ali chegasse. As chamas mais perto andaram ali a menos de 200 metros, em plena zona urbana, chamas estas provocadas por uma projecção de eucalipto, porque o núcleo do fogo ficou a 800-1000 metros da hortinha, que é já em zona urbana. Esta foto que aqui publico são 10 horas depois, às 2 da manhã, quando passei no cantinho do Alexandre, um amigo sem preço. Vinha de ter andado a fazer rescaldo (apagar chamas e brasas em zonas já ardidas, com o auxílio de pulverizadores de pressão, para evitar reacendimentos e mais fumo e destruição) na zona urbana de Vagos, mas também de ter voltado ao mesmo terreno onde já tinha estado à tarde, pois perto das 23 horas aproximavam-se outras chamas vindas do lado poente. Chamas estas que as conseguiram parar os agricultores, sozinhos, a 350 metros dali da hortinha da alegria (mais duas projecções aéreas de partes de eucalipto a arder (as fragolas, como são chamadas aqui pelos populares)). Este outro incêndio já vinha do sul de Mira, de Quiaios, tinha começado mais ou menos ao mesmo tempo do de Vagos. À noite estava aqui na zona urbana, felizmente que a malta estava já em estado de alerta e com todos os meios a postos. Depois das fotos segui com a minha bicicleta e fui ver como estavam os terrenos onde eu e o Alexandre fazemos a manutenção, e estavam bem, mas também as chamas andaram ali a escassas centenas ou dezenas de metros. E falei com as pessoas, que às 3 da manhã andavam a vigiar e a apagar algum foco. Casa, banho, cama e levantar de vez em quando para vir à varanda ver o panorama. De noite só me fez lembrar Mordor (Senhor dos Anéis), e se calhar não estamos longe deste reino do mal, onde os eucaliptos são apenas os soldados de um exército comandado pelas forças humanas da ganância e da corrupção, acompanhadas do imobilismo de uma sociedade que enterra a cabeça na areia. Depois admiram-se que andem aí muitos pica-miolos!!!

domingo, outubro 08, 2017

ZAMBUJO COM JOVENS

Em Albergaria-a-Velha, este ano, aqui fica o registo em video, porque para ler o Malfadado o autor aconselha boa música para acompanhar:

sábado, outubro 07, 2017

MICROBIOMA - QUANDO OS MICRÓBIOS COMUNICAM COM O CÉREBRO

Uma vertente da medicina que está ainda a começar, mas que é muito importante conhecermos. Para percebermos o que pode acontecer com tantos antibióticos na nossa alimentação (para não falar na medicação...). Um assunto que volta a cair aqui no Malfadado, porque há coisas que não passam nos canais normais, e porque gosto que os amigos estejam bem informados, para fazerem as melhores escolhas. Porque além daquilo que os micróbios transmitem ao cérebro, há outras coisas que podemos dar aos nossos neurónios: informação e boa nutrição.
Aqui fica o video financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, e que tem legendas em português, basta seleccionar nas definições:

sexta-feira, outubro 06, 2017

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Há poucas semanas publiquei aqui uns videos da poesia falada. Agora, repescando um video de 2014, aqui fica o Maviael Melo com o seu discurso eleitoral, num video com pouca qualidade mas com legendas que ajudam na compreensão do texto repleto de ironia:

Nas eleições autárquicas em Vagos tudo na mesma, nada de surpresas... talvez a inesperada descida abrupta do CDS. Em Aveiro a única surpresa foi a votação no PAN. Daqui a 4 anos há mais, o voto ainda pode mudar muita coisa, mas só se houver gente capaz e disposta a sacrifícios, e se se começar a trabalhar agora.

quarta-feira, outubro 04, 2017

WAKE ME UP - VERSÃO BRASILEIRA?

Este casal formou um duo que faz coisas muito bem feitas. Agarram em temas que eles gostam, e que são reconhecidos um pouco por todo o mundo, e fazem as suas versões. Aqui fica este tema da Lea Michele (link para a letra clicar aqui), com aquele toque mágico dos Overdriver Duo:

domingo, outubro 01, 2017

MOBILIDADE ELÉCTRICA

Vem aí a grande revolução na mobilidade: os motores eléctricos para as duas rodas, e também para os automóveis. Enquanto isso as marcas de automóveis fazem diferentes modelos a gasolina todos os dias, para ver se a malta compra agora, e depois fica um produto altamente desvalorizado.
Mas a revolução não é só nos motores, é nos materiais utilizados, é na tecnologia aplicada, é nas hipóteses de adaptar um modelo às necessidades do utilizador. Vejam só esta scooter (link para a Bolt Mobility), cujas primeiras unidades vão ser entregues já em 2018.

sexta-feira, setembro 29, 2017

BLUE PLANET II - BBC

Mesmo que tarde em vermos esta série passar cá em Portugal (devia era ficar disponível, bem legendada, on line, se alguém no governo se preocupasse com a educação ambiental), aqui fica este video fresquinho de apresentação desta excelente série. Música dos Radiohead, apaguem as luzes, sentem-se comodamente e vejam lá isto (5 minutinhos), e revejam. E no fim não me venham falar da importância económica da pesca da sardinha...

quarta-feira, setembro 27, 2017

TRIBALISTAS DE VOLTA

Há coisas na música que não precisam de palavras para explicar. Fica um video (depois é só procurar os outros) do novo trabalho dos Tribalistas:

segunda-feira, setembro 25, 2017

CIÊNCIA DO CLIMA EM GOTAS - ALTERAÇÕES DO CLIMA...

... PARA PRINCIPIANTES

A qualidade da captação da imagem do cientista não é nada de jeito. Mas cientista é mesmo assim, não liga para estas coisas. Novidade na internet este manual que vai sendo publicado às mijinhas ao longo das semanas. Aqui o primeiro episódio:



sexta-feira, setembro 15, 2017

OMIRI NO SHOW ON - MALUCO BELEZA

Uma coisa boa deste canal, financiado pelas pessoas que queiram ser patronos e iniciado pelo Rui Unas, é divulgar coisas de forma calma e sem o tempo contado. Neste caso volto a ter aqui no Malfadado o OMIRI. É um video muito longo, mas para quem quer saber mais sobre a música deste artista português aqui fica:

sexta-feira, setembro 08, 2017

Oh PÁ, ENTÃO E O OPP???

Muito fácil votar on line, ninguém tem desculpa de não ajudar. E há um projecto regional e um nacional para apoiar. Quem pode ajudar, votando e pedindo aos amigos para votarem também?
Aqui neste link o projecto regional para o qual peço ajuda:
https://opp.gov.pt/projetos/todos/123-aprender-fazendo-centro-de-educacao-ambiental
É o projecto 123, e tem uma ligação directa para os trabalhos que têm vindo a ser eralizados com assinalável sucesso no cabeço Santo.
É mesmo muito fácil votar, a sério, nesse link aparece a página do 123 e basta clicar onde diz votar, e depois confirmar com o número do Cartão de Cidadão, com todos os números e letrinhas. E é muito seguro também!
Para os nacionais andei a ver e descobri 3 verdadeiramente interessantes, quem adivinha qual é que escolhi para dar o meu voto?
https://opp.gov.pt/projetos/todos/630-cawork
https://opp.gov.pt/projetos/todos/665-eficacia-coletiva
https://opp.gov.pt/projetos/todos/682-rede-fablab-escolar

TOCA A VOTAR, O PRAZO ACABA AMANHÃ. E O FIM-DE-SEMANA É BOM PARA ESTAS COISAS DOS ACTIVISMOS, MESMO PARA QUEM TAMBÉM VAI À MISSA!

quarta-feira, agosto 30, 2017

CÃO E GATA

Esta gatinha apareceu abandonada perto de estádio de Vagos, era acarinhada pelas pessoas e vivia numa casinha de cartão junto com uma cadelinha que também por ali apareceu abandonada. Uma situação acompanhada pelos serviços competentes da Câmara Municipal. A cadela foi para uma amiga dos animais e a gatinha ficou sozinha. Aqui estão as suas últimas imagens, que fiz e divulgo porque era fantástico ver esta pequena e frágil criatura (tinha um aspecto pouco saudável) a conviver sem medos com todos os outros bichos.

quinta-feira, agosto 24, 2017

A POESIA DA PALAVRA FALADA

O Facebook tem muita coisa a circular. Mas os nossos amigos são uma espécie de filtro, de coador. Eis que de repente nesse coador fica a nata da nata, e parto à descoberta. E como fiquei bem impressionado, aqui fica a partilha do que encontrei maravilhado. Uma tal Sarah Kay, que conta coisas da forma como convido aqui a apreciarem, de três formas:

1 - Conferência TedX, 2011:


2 - Site onde algum admirador decidiu coleccionar os textos, com links para os videos. Fica aqui o texto do poema Table Games, de 2017, neste link para o site (clicar aqui).

3 - O vídeo do Table Games no YouTube, publicado pelo canal onde se podem encontrar coisas mais antigas e mais recentes, mesmo fresquinhas, da Sarah e de outros poetas (em inglês, sem legendas):


quarta-feira, agosto 23, 2017

AMBIENTALISTA DETIDO - PARA MEMÓRIA

Há umas semanas uma amiga perguntou-me por este video, que tinha visto na altura, mas agora não o encontrava on line. Vim aqui ao Malfadado, convencidíssimo que constava aqui nas minhas memórias. Mas não constava, por alguma razão não o tinha ainda aqui. 3 anos depois aqui está ele, para quem viu poder recordar. Na altura estava a tomar conta da Jana e da Mindi, as duas cadelas que aparecem em destaque nas imagens, e quando fui detido um dos mais aguerridos e simpáticos habitantes da Coutada ficou a tomar conta delas. Parabéns à GNR, foram impecáveis. A obra avançou, cheínha de ilegalidades, que se foram prolongando no tempo e espaço. O PCI é ilegal, mas por obra e graça do dinheiro que envolve, ninguém analisa as queixas apresentadas de forma competente, seja por incompetência mesmo, ou talvez seja por dar mais jeito assim. Da promessa da criação de 10 mil postos de trabalho, temos agora uma mão cheia de nada, e terras agrícolas e de conservação da natureza desventradas, uma paisagem horrível.

terça-feira, agosto 22, 2017

PORTUGAL TRANSFORMA MERDA AMERICANA

E transforma em?
Em música de intervenção, a propósito do ódio racial no EUA, que depois é noticiado em todo o mundo. Bandex sempre em grande:

domingo, agosto 20, 2017

ACTIVISMO CONTRA A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO EM PORTUGAL

Não estive aqui, mas se tivesse estado estaria no meu ambiente natural. Fica a reportagem em vídeo, querendo acreditar que já todos a viram, pois assinaram como eu a petição da ASMAA:

domingo, julho 16, 2017

RESCALDO - COMBATE AOS FOGOS

O trabalho dos bombeiros é sem dúvida meritório. Mesmo se nunca houvessem vítimas, só o facto de trabalharem em condições muito adversas e de estarem a lutar contra fogos cuja origem está em erros de administração do território, já era uma coisa bastante destacável.
Mas ainda falta muita coisa no que diz respeito à coordenação no terreno, pois muitas vezes não se aproveita o conhecimento da realidade local.
Veja-se a reportagem que o Sexta às Nove passou recentemente, sobre os boys colocados pelo PS nos serviços da Protecção Civil. Não tanto a questão da política (com o meu amigo Rui Esteves a dizer que não, não é por nenhuma opção política que houve mudanças no corpo técnico), mas a parte em que os bombeiros foram para a zona do fogo e foram mandados embora pela coordenação.
E recentemente, no Cabeço Santo, quando houve aquele fogo que foi posto na zona de intervenção do Projecto de Conservação, há relatos de alguma descoordenação, pois os bombeiros não deram a devida atenção às pessoas do local.
Mas não é só aqui em Portugal, veja-se o que dizem os bombeiros espanhóis, andaluzes, a propósito de um enorme incêndio que destruiu parcialmente o Parque Nacional de Doñana (link para vídeo do Facebook).

sábado, julho 15, 2017

PAULA REGO - O FILME PARA VER AGORA

A RTP passou esta semana o filme que o filho realizou, e que bem se intitula Paula Rego - Histórias e Segredos. Eu vi e aconselho, muito bem realizado o filme transporta-nos no tempo e dá-nos toda a informação para vermos a obra admirável da Paula Rego com um olhar mais atento ao que está por trás. E leva-nos para os misteriosos mundos daquilo que faz dos artistas geniais pessoas que vão mais além. Fica aqui o link onde depois se pode ver o filme on line. (actualização a 19 de Julho: já não dá para ver on line, este link vai para a sinopse na página RTP). Quem tem Box ainda estará disponível mais um par de dias...
Uma palavra ainda para registar que a RTP está muito melhor, a RTP 2 então está com um nível fora de série, com programação variada, actualizada e bem adaptada aos ritmos actuais. E podermos ver os programas na Box e depois on line, é uma grande vantagem.

quinta-feira, julho 13, 2017

AS VANTAGENS DE QUEM SALVA A TERRA

Ainda com uma forte luz guardada cá dentro, emanada pelas boas memórias de um festival excelente, aqui partilho uma descrição de algumas das vivências em Salvaterra do Extremo, de um blogue de notícias e reportagens diversas (Digital, Inovação, Social e Arte), o SHIFTER. A reportagem, bem ilustrada com muitas fotos, tem o título que dei a este meu texto, e pode ser lida aqui (link para o Shifter).

domingo, julho 09, 2017

BOM DESCANSO NA QUINTA DE S. JOSÉ - PRAIA DE MIRA

Entre a Praia de Mira e a Praia do Poço da Cruz, existe uma Quinta onde se pode encontrar um excelente refúgio. Fica aqui o link (clicar aqui - página do Booking.com) para quem quiser saber mais. E fica uma foto do piquenique que fizemos à chegada, nós os dois e também o nosso cão da Maria Nina, porque para além da boa localização, esta Quinta de S. José permite que as pessoas levem os seus animais consigo. E tem também como ponto positivo, ao pequeno-almoço, servir as compotas e a manteiga sem ser naquelas horríveis e anti-ecológicas embalagens individuais.
Depois deste almoço à sombra e de uma tarde luminosa, veio um fim de tarde tempestuoso, mas no dia seguinte amanheceu fresco e convidativo.

sábado, julho 08, 2017

O EUCALIPTO MATA

Uma mata de eucaliptos é uma coisa boa. Na Austrália, claro, mas noutros países também. Mas eucaliptais sem fim, por todos os lados e sem nenhuma espécie de ordenamento do território podem ter consequências dramáticas, como temos visto ao longo dos últimos anos. Não há dúvidas que o eucalipto é o culpado, mas a pobre árvore não anda por aí a espalhar-se sozinha. Que o diga o Passos Coelho e a sua ministra da Agricultura, a Cristas, que agora, depois de vir chorar lágrimas de crocodilo pelas vítimas mortais, anda aí a pedir a demissão de governantes. Foi ela que não quis ouvir os técnicos e muitos autarcas há uns anos atrás (ler aqui e ouvir aqui), quando por influência dos magnatas das celuloses acabou com a legislação que condicionava a plantação de eucaliptos. Para quem gosta de saber mais sobre a nossa floresta, fica aqui o convite para lerem estas linhas do grande, do enorme Jorge Paiva, que em 2016 reflectia assim sobre incêndios e desertificação no Público (link para artigo - clicar aqui).

segunda-feira, julho 03, 2017

MICHEL WILLIAM - DE MOÇAMBIQUE PARA O SALVA A TERRA E PPL

Depois de ter visto ao vivo naquele espaço mítico que é o Quintal da Fafá, no Festival Salva a Terra, em Salvaterra do Extremo, descobri que este músico está na plataforma PPL a fazer o pedido especial de crowdfunding referido no espectáculo. Para além de nos ter dado boa música, o Michel apresenta com um estilo muito próprio cada uma das músicas, criando um momento de partilha com o público que é algo muito especial e motivador. Fica aqui o pequeno vídeo de apresentação da campanha, se alguém puder dar uma ajuda:

domingo, julho 02, 2017

ASSIMÉTRICO - MÚSICA DO CONIMBRICENSE LUIS PEIXOTO

Um dos CDs oferecidos pela PPL Crowdfunding merece aqui uma referência especial. É este aqui (link para a campanha na plataforma PPL). Mas para quem está com mais pressa, partilho aqui uma das músicas publicadas no youtube:

E já agora partilho também mais uma música, mesmo sem imagens a acompanhar... o que parece menos bem no youtube. As imagens do video anterior fizeram-me lembrar uma das minhas frases de eleição: "o melhor de Lisboa são as estações para apanhar os comboios que partem". Para Coimbra, por exemplo.


sábado, julho 01, 2017

PPL CROWDFUNDING OFERECE MÚSICA

Pois foi, um dia destes a plataforma de crowdfunding PPL promoveu um concurso onde oferecia vários CDs e um LP. Tudo sobre essa campanha neste link (clicar aqui). Nós fomos contemplados com uma menção honrosa, e aqui chegaram então todos os trabalhos discográficos fruto de crowdfunding que faziam parte do prémio. Depois de ouvidos e apreciados vão ser oferecidos à Biblioteca Municipal de Vagos, onde ficam disponíveis para outras pessoas que fiquem curiosas e que gostem de música portuguesa (às vezes cantada em inglês...).
Fica também o convite para aderirem a esta plataforma, registando-se num processo simples, e uma vez por semana, ou por mês, ou por ano, contribuírem para o projecto ou causa que vos pareça mais merecedor.

sexta-feira, junho 30, 2017

JOGO DA LÍNGUA NA ANTENA 1

Pela segunda vez participei no Jogo da Língua, respondendo às perguntas feitas pelo telefone e em directo pela Filomena Crespo. Da primeira vez falhei, mas agora acertei, grama é uma palavra masculina apesar de muitas vezes dizermos que são duzentas ou trezentas gramas. E com isso ganhei um livro de Carlos Quevedo, que estreia uma nova chancela do grupo Saída de Emergência (livraria on line - clicar aqui). É o livro "E Deus criou o mundo", e a notícia sobre o seu lançamento na Desassossego encontrei-a aqui na blogosfera (link para o blogue The girl who reads books).

quinta-feira, junho 29, 2017

MAIS MÚSICA - KIKA CARDOSO

E pronto, há que registar aqui também mais uma oferta da Antena 1, um disco de início de carreira de mais uma cantora (mais uma porque aparecem tantos cantores graças aos formatos televisivos de talentos musicais), a Kika Cardoso. É um CD com bastante qualidade, que se ouve muito bem, boa escolha das músicas, muito boa interpretação. Um dos temas está disponível no You Tube:

A Kika Cardoso foi uma das intérpretes de uma das canções que concorreu ao lado da famosa música da Luísa Sobral no Festival da Canção RTP. Para quem não viu aqui estão os Viva la Diva (que também cantaram em português e cuja música também tem uma introdução alongada!!!):


quarta-feira, junho 28, 2017

RÃO KYAO - NOVO DISCO EM 2017

Aventuras da Alma, assim se chama o CD que veio parar à nossa caixa de correio. E é mesmo uma aventura agradável e surpreendente, este trabalho que está pensado e criado como um todo e não como um conjunto de músicas. Aconselhado pelo Malfadado!
Foi oferecido pela Antena 1, num passatempo daqueles em que os primeiros a ligar são contemplados.
Fica aqui um cheirinho:

O Rão Kyao tem uma página biográfica muito boa na Wikipedia (clicar aqui), e bem me lembro de comprar o seu LP "Ao vivo - recorded live in Cascais" ainda não tinha 18 anos. Um disco que ouvi vezes sem conta (e passados tantos anos ainda me lembro do nome de duas músicas: Marta e Com Dedicação), comprado em Coimbra na Nova Almedina, onde a D. Adelina aconselhava sempre discos muito bons a novatos no Jazz, como eu na altura. E descobri uma das músicas deste LP aqui na net, acompanhada com fotos do espectáculo. Nessa época, depois de uns discos virados para a música indiana (o Goa também andou lá por casa) este é o registo de uma breve passagem pelo Jazz mais tradicional, chegando depois o Rão ao Fado interpretado com flautas e saxofones. E na minha memória (e a partir de agora fica registado na internet) está também o momento em que o Rão Kyao, no mítico festival de Vilar de Mouros, em 1982, sobe ao palco com dois músicos indianos e começam a tocar um tema do Goa, mas ele faz sinais para os técnicos de som, repetidas vezes e vai dizendo que não com a cabeça, até que se vira para os músicos e os manda parar de tocar. E ficam os músicos sentados e em pouco mais de meia hora o Rão Kyao toca os temas todos do Goa sem interrupção, ligando-os uns aos outros e no final, debaixo de uma ovação calorosa, vai-se embora com os músicos virando costas ao público, nitidamente chateado.
Mas chega de memórias de momentos malfadados, aqui fica o que descobri na net:

Cascais Jazz 1980 - Rão Kyao from Eu2020 on Vimeo.

segunda-feira, junho 26, 2017

SALVA A TERRA 2017 - SALVATERRA DO EXTREMO RECEBEU ECO-FESTIVAL

Terminou ontem, que já foi hoje, o Salva a Terra. O encerramento foi ao nascer do sol, no "palco pôr do sol", estava eu a terminar o meu curto sono reparador. Mais uma vez este Festival foi um grande acontecimento, com uma mão cheia de músicos que voluntariamente partilharam momentos de grande música com os participantes. Não houve nenhuma enchente, é certo, mas isso também ajudou a que o ambiente que se viveu fosse especial, pois o Salva a Terra não pretende aspirar a um desses festivais massificados e pouco amigos do ambiente.
Mas o Salva a Terra é especial também por todos os outros voluntários que asseguram a organização, desde as próprias gentes de Salvaterra do Extremo (que vale sempre a pena visitar demoradamente e conviver com os simpáticos e prestáveis habitantes) até pessoas que vêm de muito longe para ajudar aqui e ali, ou partilharem saberes em palestras ou oficinas práticas.
Nesta edição não fui de voluntário, inscrevi-me com bilhete e refeições na cantina e acampei na lindíssima zona das tendas. Mas não fui capaz de evitar dar umas ajudas aqui e ali, entre as muitas actividades em que participei. A minha bicicleta eléctrica ajudou-me bastante, nas idas e vindas. Uma pessoa vai ao Salva a Terra e vem de alma cheia, carrega as baterias para um ano inteiro, graças à boa onda que ali se vive. Revi velhas amizades, conheci pessoas extraordinárias, fui tão bem recebido pelas pessoas de Salvaterra que já conhecia e por outras que fiquei a conhecer. Não quero exagerar, mas o Salva a Terra é um acontecimento que não deixa ninguém igual depois de lá viver essa experiência de 4 dias.
Como levei uma carrinha da Quercus que ficou a ajudar no transporte de pessoas e coisas durante o Festival, para além de duas bicicletas e tendas para emprestar, ainda dei boleia a um voluntário de Aveiro, que era a primeira vez que ia participar. O Gonçalo Ramalho tirou uma foto que poeticamente diz muito sobre este Festival tão especial, e que simpaticamente me "emprestou" para publicar. Foi na tarde de Sábado, estávamos ali para os lados da cantina, e viemos todos cá fora ver a beleza de fogo e energia do pôr do sol. Nada de especial para quem viveu no interior, mas muito bonito, e reparei como todo o céu apresentava uma evolução de cores muito especial, isso sim, algo mais raro de ver. Nesta foto revejo aquela lenda dos índios norte-americanos que dizem que quando a nossa mãe Terra estiver em grande perigo, um grupo de guerreiros do arco-íris virão combater e salvar a vida na Terra (Rainbow Warrior - Greenpeace). Nesta foto vejo o fotógrafo português que morreu no atentado com bomba em que o governo francês afundou o Rainbow Warrior, vejo aqueles que ao meu lado, ao longo dos anos, têm denunciado ilegalidades e comportamentos que estragam o ambiente, mas vejo também todos aqueles voluntários, músicos, pessoas de Salvaterra do Extremo, pessoas da Junta de Freguesia, pessoas da Câmara Municipal, pessoas que ali se deslocaram com o seu pequeno negócio, pessoas da Quercus que no passado foram a alma deste Festival, e todos os voluntários que se inscreveram para ajudar a fazer da edição de 2017 algo inesquecível.

domingo, junho 25, 2017

FACEBOOK AINDA EM PAUSA

Pois é, a pausa no meu livrinho das caras amigas está para durar... aqui fica o que ali escrevi no final de Maio:
"É oficial: começa hoje mais um período de férias de FB. Gosto muito de ver aqui as novidades, as coisas da cultura, alguns eventos que aqui vejo ou que aqui divulgo, mas nos próximos tempos não vou ter tempo para isto. Ao mesmo tempo, sempre que aqui venho e vejo tanta coisa a acontecer, fico sempre com esta sensação que é informação a mais com que bombardeamos a nossa existência. E por isso há que fazer férias, por opção. Agora de vez em quando, se calhar um dia, optar por deixar o FB. Uma opção mais radical e difícil, porque muitos contactos ficam apenas por aqui."
A verdade é que para ir para o Salva a Terra acompanhado por um voluntário de Aveiro foi o Facebook que permitiu pesquisar se havia pessoas a pedirem ou a partilharem boleias.

quinta-feira, junho 22, 2017

REPORTAGEM PREPARATÓRIA SALVA A TERRA 2017

A Reconquista, um semanário da região de Castelo Branco que tem marcado a passagem do tempo ao longo de muitos anos, é parceira do Salva a Terra, publicando um suplemento que é distribuído aos participantes deste Festival. Mas fez também esta reportagem em vídeo, onde se fala do que vai acontecer a partir de hoje no Parque Natural do Tejo Internacional.

domingo, junho 18, 2017

AQUI CHOVE CINZA DOS MORTOS CARBONIZADOS

ou

HÁ DIAS EM QUE GOSTAVA DE NÃO TER RAZÃO

Esta manhã, aqui no litoral, continuavam a cair pequenas partículas de cinza, arrastadas pela atmosfera e vindas da tragédia de Pedrógão Grande. Não pude deixar de pensar se uma ou outra partícula não seria das cinzas de uma das muitas vítimas mortais desta tragédia que está a acontecer na zona centro.
Há quantos anos andamos nós, um pequeno grupo de gente que defende activamente o ambiente, a dizer que as monoculturas florestais são um erro? Grandes lições de cientistas como Jorge Paiva e chamadas de atenção de técnicos florestais e de ambiente de nada serviram. No ano passado, apareceram os primeiros autarcas a queixarem-se da legislação da Assunção Cristas (que agora aparece publicamente a chorar lágrimas de crocodilo), que em cima de uma política florestal muito permissiva em relação à eucaliptização, fez uma legislação em que desapareceram toda e qualquer limitação para plantar ainda mais eucaliptos. Fez um grande favor aos seus amigos e certamente grandes financiadores, os grandes industriais das celuloses. Mas prestou um péssimo serviço aos portugueses. E durante muitos anos vamos estar a pagar esta factura, no Verão ou em dias mais quentes e secos, os enormes fogos florestais. Claro que tragédia humana tamanha dificilmente ocorrerá nos próximos tempos, mas os grandes fogos estão para durar.
Fica aqui o convite para verem esta pequena reportagem de gente como eu, que se dedica voluntariamente a contrariar a eucaliptização. É a reportagem da SIC "À Prova de Fogo" (link aqui). E fica o convite para participarem activamente em projectos como este da Quercus Aveiro, no Cabeço Santo. Quem não puder deslocar-se pode sempre contribuir à distância com algum dinheiro, pois os mecenas possibilitam que hajam ferramentas, material de protecção e tantas outras coisas para a malta de trabalho depois executar acções espectaculares.
Escrevo este texto sempre com o João Gama e a Luísa no meu pensamento, pois moram em Pedrógão Grande e ele é um dos grandes técnicos da agricultura que em vários locais tem implementado projectos que vão contra esta onda de eucaliptização. Só espero que os estragos tenham passado ao lado das suas coisas, mas certamente estarão os dois destroçados só com a tragédia toda à sua volta e o sofrimento dos seus amigos dali.



sábado, junho 17, 2017

JORGE PAIVA EM SÉRIE DOCUMENTAL - TRILHO DOS NATURALISTAS

Eu vi na televisão, mas a RTP disponibiliza on line na RTP Play. A série é de apenas 4 episódios, mas tem uma realização algo original, onde temos sempre o Professor Jorge Paiva (o enorme, o inexcedível, o que não tem adjectivos com grau superlativo suficiente) a falar-nos daquilo que adora e que nos ensina a gostar. Sempre que tenho hipótese de assistir a uma conferência do Jorge Paiva lá estou eu. Nunca fui seu aluno, mas invejo as centenas ou milhares que o foram. Conheci-o em Coimbra, nos tempos do GIDC e lá fomos mantendo o contacto. Para quem o conhece, e para quem o quer conhecer finalmente, aqui partilho o link para o primeiro episódio na RTP Play (clicar aqui), sobre Moçambique. E um  mini-trailer disponibilizado no You Tube pela empresa produtora destes episódios.

sexta-feira, junho 16, 2017

4 ESTAÇÕES, 4 FILMES - APRENDER SOBRE APRENDER

Aveiro em Transição vai ter este fim-de-semana mais uma iniciativa. De entrada livre, o tema desta Primavera é a Educação. Como a ideia é o filme motivar uma tertúlia, e como o filme original (disponível na internet) é muito longo, a opção vai ser ver este resumo que aqui partilho desde já. Claro que ver este filme é interessante, mas a iniciativa passa sempre por uma refeição partilhada e desta vez vai decorrer no Lugar dos Afectos. Tudo ingredientes a não perder...

quinta-feira, junho 15, 2017

A MINHA PELE

Só para partilhar este pequeno video que apanhei (só agora!!!) na internet, com a dupla Maria João e Mário Laginha num videoclip.

quarta-feira, junho 14, 2017

ACTIVISTA SANTOMENSE EM GREVE DE FOME

Uma notícia que passou despercebida, mas que apanhei graças às redes de activismo ambiental a que pertenço. No início apanhei este resumo da situação no site da AGROBIO (link aqui) e agora apanhei este artigo bastante mais desenvolvido num blogue pessoal, onde já se fala que o protesto foi dado por terminado (link aqui para o Odisseias nos Mares). E aqui fica o eco no Malfadado de uma excelente e corajosa actividade contestatária, contra os interesses poderosos das multinacionais e a favor da saúde de um povo.

terça-feira, junho 13, 2017

TENHO O MEU BRAÇO TODO TORCIDINHO

Há que tempos que estava para escrever aqui sobre o Euro Festival da Canção 2017. Tenho que dar o braço a torcer, eu fui daqueles que quando ouviu a música da Luísa Sobral disse: "Bonita, mas não é música de festival da canção". Estava com expectativa em relação à canção da Márcia, mas dessa nem sequer gostei, quanto mais ir ao festival. Para ir ao festival havia um bom par de canções bem animadas, cantadas em inglês ou em português. Quando escolheram "Amar pelos Dois" para ir representar Portugal até me ri à gargalhada. Na minha cabeça era mais um vexame assegurado. E afinal, ganhou e bem! Sem espinhas!!!
Já gostava da Luísa Sobral (3 vídeos aqui no Malfadado), e esta música está muito bem, e beneficiada com um arranjo de qualidade e com a presença do mano Salvador, Portugal ganhou e eu tive que dar o braço a torcer.
Fica aqui um videozinho recente do Salvador Sobral com o grande pianista Júlio Resende e outros músicos, que encarnam músicos fictícios e cantam a poesia de Fernando Pessoa:

segunda-feira, junho 12, 2017

COOPÉRNICO - AUTOCONSUMO

Anda por aí uma onda interessante, que no outro dia conheci numa iniciativa do Aveiro em Transição: a produção de energia eléctrica através de painel fotovoltaico, que se liga à rede de abastecimento e que permite baixar a conta da luz. Se em dado momento estivermos a produzir mais do que aquilo que estamos a consumir, estamos a descarregar na rede. Não recebemos nada em troca, apenas o bem-estar de saber que estamos a dar energia à rede, que depois a transporta e vende a quem dela precisa. E à noite, como não estamos a produzir, somos apenas consumidores.
A Coopérnico pediu orçamentos junto de empresas para saber quanto é o investimento. Está tudo explicadinho aqui neste link do site da cooperativa (clicar).

sábado, junho 10, 2017

CHOCOLATINHOS SUIÇOS

Uma ida à Suiça só fica completa quando se tira bom partido dos chocolates suiços. E desta vez tivemos direito a chocolates 5 estrelas. Os chocolates em Genebra foram da Sweetzerland e em Sion foram do David (links para quem quer saber mais). Aconselho vivamente.
Mas o Pedro e a Denise ofereceram-nos também um fantástico Saint-honoré (link para a wikipedia), cuja fama tínhamos conhecido recentemente porque vemos filmes franceses. E não é que em Sion há uma pastelaria de portugueses que tem um pasteleiro francês que faz estes bolos?
Fica aqui um par de fotos de uma escapadinha familiar, e de uma viagem que entra para a história porque depois de passar o controlo policial no aeroporto, e a caminho do terminal, vi que apenas tinha a folha do bilhete na mão, tinha deixado cair o cartão de cidadão. Voltámos atrás e lá estava o cartão perdido. Voltamos a caminhar para o terminal e eis que reparo que não tinha o bilhete. Voltámos atrás mas nada. Mas pronto, como está tudo registado, apenas com o cartão de cidadão deixaram-me entrar no avião.

sexta-feira, junho 09, 2017

O CHEFE JUGOSLAVO FALA DE PORTUGAL

O Ljubomir Stanisic foi entrevistado no Maluco Beleza pelo Unas, e a certa altura falaram de Portugal e dos portugueses. Clicando aqui podem assistir a essa parte da conversa (link para You Tube) e podem aproveitar para conhecer este novo conceito de comunicação onde podemos participar activamente, patrocinando e intervindo.
Este cozinheiro foi a alma do programa que passou na televisão, em que ele fazia de assessor de restaurantes em crise. Cada cena... assim se explica a falta de qualidade de tantos restaurantes por esse Portugal fora... mas a coisa vai mudar!

quinta-feira, junho 08, 2017

INNER WORLDS - O FILME EM 4 PARTES

Será que perdemos a ligação aos nossos mundos internos? Este é um filme aconselhado a quem quer mergulhar em teorias de espiritualidade e perceber mais sobre os mistérios que o filme não pretende desvendar; apenas dá umas dicas, são coisas transcendentais. O filme tem um trailer (em inglês):

E está todo disponível no You Tube, com as legendas em português a poderem ser activadas nas definições. Fica aqui a primeira parte:

quarta-feira, junho 07, 2017

SEM TEMPO A PERDER - E.L.A. - CAMPANHA DA APELA

Aqui se regista no Malfadado a campanha, com um pequeno filme de 39 segundos, que visa informar a população em geral sobre a ELA, ao mesmo tempo que se pede à população que ajude financeiramente a APELA.

terça-feira, junho 06, 2017

AULAS AO AR LIVRE - NADA DE NOVO, MAS...

... ATÉ SE LEMBRARAM DE CRIAR UM DIA ESPECIAL PARA ESTE EFEITO. (dia 18 de Maio - link para o site da iniciativa, clicar)

Bem me lembro das aulas ao ar livre em Idanha-a-Nova, corriam mesmo bem. Pelo menos do ponto de vista de um professor como eu. Este ano uma professora da Escola de Vagos, a quem tiro aqui o meu chapéu pela sua militância nas causas do ambiente, aceitou o desafio da Direcção da Escola e contactou-me para ver se em conjunto com a Quercus Aveiro conseguíamos organizar aulas ao ar livre para alunos do 8º ano. O resultado foi uma aula sobre a poluição causada pelas pessoas com embalagens de produtos alimentares, e os seus impactos a curto e a longo prazo. Para dar aos alunos uma ideia do volume de poluição existente na sua zona habitacional, optei por fazer 4 pequenos circuitos, um por cada turma, à volta da Escola. O resultado foi este (excerto de relatório elaborado pela professora):


domingo, junho 04, 2017

JAZZ ON A SUMMER'S DAY - O FILME DE 1959 COMPLETO

A internet tem destas coisas. A propósito da biografia de Max Roach na Wikipedia reparei num filme de 1959. Nem imaginava que havia algo assim, um filme com gravações ao vivo de vários nomes históricos do Jazz. E o melhor é que este filme está disponível no You Tube. Ei-lo: (actualização em 2020: o filme já não está disponível no Youtube, agora quem quiser ver terá que pagar "on demand". Aqui fica então apenas o trailer...)

JAZZ ON A SUMMER'S DAY from Umbrella Entertainment on Vimeo.

sábado, junho 03, 2017

MAX ROACH - BATERISTA LENDÁRIO

Vai fazer 10 anos que nos deixou, este baterista que começou a tocar ainda criança, nos anos 30, e antes de 1950 já tocava de forma profissional. Desde cedo que comecei a admirar o Max Roach, quando comecei a ouvir Jazz na rádio (Abandajazz, na Comercial). Devagarinho fui comprando LPs onde ele tocava e depois CDs. Os LPs já os ofereci a quem merece, mas agora tenho já uma larga colecção de CDs, graças a um amigo que os vai arranjando na net e me faz uma cópia com capas originais e tudo. Mas a notícia aparece aqui no Malfadado porque um destes dias arranjei mais 5 CDs, numa edição em caixa, que se vêm juntar a todos os muitos outros que já tenho. Fui então consultar a discografia completa, e ainda faltam muitos na colecção, conforme podem ver clicanbdo aqui (link para a detalhada página biográfica na wikipédia).
Quem quiser dedicar-se a ouvir boa música e tenha particular interesse neste baterista que acompanhou a evolução do Jazz, e participou nos movimentos musicais e culturais que fizeram essa mesma evolução, já sabe que eu empresto sem problemas. É só contactarem e arranjar maneira de entregar as obras.

sexta-feira, junho 02, 2017

MINHA PÁGINA DE FACEBOOK ESTÁ EM PAUSA

Fica aqui a notificação oficial: o meu Facebook está em PAUSA. Mudei o nome, para chamar a atenção de que iniciei uma temporada em que não vou usar esta plataforma. É muita informação, é o tempo que é preciso para fazer outras coisas e assim, apenas com o e-mail, consigo acompanhar as coisas mais importantes. O FB é um conceito interessante, e é onde com facilidade sabes das novidades dos amigos sem ter que estar a perguntar, mas acaba por ser uma perda de tempo em cadeia, pois vais ver as notificações e de uma coisa és encaminhado para outra. Agora tenho para ali umas quantas mensagens para responder, e muitos amigos que me deixaram mensagens por ocasião do 53º aniversário. Não sei quando, mas um dia volto a abrir o livro. Quanto mais tarde, melhor! E
é certo que mesmo estando fora vou ter que usar a plataforma para pesquisar coisas ou para contactar alguém, entidades ou organizações.

quinta-feira, junho 01, 2017

SALVA A TERRA - 2017 - ECO FESTIVAL

Quem alinha comigo em ir de bicicleta??? Já tenho bilhete...

Edição 2017 Salva a Terra - Eco Festival de Música pelo CERAS

O Salva a Terra - Eco Festival de Música pelo CERAS organizado pela Quercus - núcleo de Castelo Branco, pela união de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo Município de Idanha-a-Nova é um festival bienal que vai na 4 edição e acontecerá de 22 a 25 de Junho 2017, em Salvaterra do Extremo, aldeia do concelho de Idanha-a-Nova dentro do Parque Natural do Tejo Internacional. O festival é composto por inúmeras atividades: concertos, workshops, percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Missão do Salva a Terra

O Salva a Terra é um Eco Festival 100% "Pro-Bono", no qual toda a organização, artistas, formadores, guias e restante equipa trabalham de forma voluntária em prol da preservação de algo que é de todos nós: a biodiversidade. A edição de 2013 do Salva a Terra, ganhou o prémio de festival mais sustentável no Portugal Festival Awards, um prémio que reconhece o nosso esforço e que nos motiva a tentar ir mais longe nas próximas edições. São cerca de 150 artistas em 4 dias que abraçam esta causa. Para além dos concertos nos 4 palcos, haverá teatro e animação de rua. Vai contar com uma intervenção do artista plástico Bordalo II, perto do Palco Pôr-do-sol e uma exposição da Plasticus Maritimus.

As manhãs começam com actividades de yoga, concertos meditativos, diversos workshops e oficinas para as famílias. No decorrer da tarde, para além dos concertos no Palco Igreja, no Palco Pôr-do-sol e no Quintal da Fafá, haverá actividades de observação de vida selvagem, construção de caixas de ninho e abrigos para fauna, construção de fornos solares, cinema documental, teatro de fantoches, palestras sobre diversos temas ambientais, percursos pedestres, banhos e garimpo no rio Erges, oficinas de tecelagem vegetal entre muitas outras actividades. O CERAS irá ensinar-nos como proceder ao encontrar um animal ferido. Estarão presentes entidades como o Grupo Lobo, com o qual os mais novos poderão ser biólogos por um dia, a Associação Circuito Explosivo, Planeta Azul, Pano ou Palha, entre muitas outras. Consultem o nosso site para conhecer todas as actividades paralelas.

O que é diferenciador

Pretende-se que este festival seja um encontro de troca e sensibilização, no que diz respeito à conservação da Natureza e que a sua construção e implantação siga as melhores práticas ambientais. Aposta-se na sensibilização através da componente de cariz pedagógico presente nas actividades desenvolvidas. No que diz respeito aos resíduos e à energia, na cantina do festival existe uma ementa vegetariana com produtos produzidos local e regionalmente, dando naturalmente prioridade aos de produção em modo biológico. Promove-se a redução do consumo de embalagens e a reciclagem de todos os resíduos da cantina (embalagens e resíduos orgânicos), apela-se à não utilização de plásticos e loiça descartável; promovemos o uso da caneca do festival e pratos reutilizáveis na cantina onde os detergentes são ecológicos; reutilizam-se materiais de outros festivais, utiliza-se iluminação eficiente nos parques de campismos (leds) e casas de banho secas (compostáveis) nos campismos. Quanto à mobilidade, fomenta-se a partilha de boleia (grupo no Facebook) e uso de bicicleta para chegar ao Salva a Terra e a utilização de bicicletas pela organização durante o evento; após o festival, realiza-se sempre a compensação das emissões e da pegada ecológica da organização, artistas, formadores, guias e restante equipa, através da plantação de árvores autóctones pelo projecto “Criar Bosques” da Quercus no Parque Natural do Tejo Internacional.
As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Eco Festival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015 conseguiu-se angariar fundos para recuperar 400 animais.

Mais informação em: http://www.salvaterra.pt/

Teaser da edição de 2017 https://vimeo.com/217481388

Mas melhor do que palavras e programas é podermos ver no youtube todos os projectos musicais que vão animar Salva a Terra:

terça-feira, maio 30, 2017

APOIO MUITO CONCRETO AOS REFUGIADOS

Sou contra esta guerra, tão estúpida como todas as outras. Uma guerra onde as partes em confronto apenas querem ter mais controlo sobre o negócio do petróleo e do gás natural, e onde as grandes empresas investem rios de dinheiro para dividir para reinar, é algo que as pessoas deveriam ser capazes de bloquear, em movimentos de cidadania. Mas, pelo contrário, os sistemas democráticos têm vindo a presentear-nos com dirigentes submissos aos grandes negócios, e assim temos mais um século dominado por guerras.
Quando há pessoas que largam tudo e fogem da guerra, temos refugiados, cuja situação é dramática. Uns constroem muros, e campos de concentração. Outros fazem o que podem para uma ajuda verdadeira e solidária. Em Portugal, um projecto que virou uma associação, a Pão a Pão, arranjou um espaço em Lisboa para abrir um restaurante onde todos são refugiados. Para isso lançaram uma campanha de crowdfunding que apenas com 354 apoiantes ultrapassou a meta fixada. Fica aqui a boa notícia desta concretização, no início deste mês, basta clicar (link para a plataforma de crowdfunding PPL).
Quando abrir o Mezze, em Arroios, vou gostar de passar por lá!

segunda-feira, maio 29, 2017

IMAGINARIUS - FESTIVAL DE TEATRO DE RUA - INTERNACIONAL E SEMPRE, SEMPRE MUITO BOM

Sexta-feira foi dia de voltar a Santa Maria da Feira e confirmar a regra: o IMAGINARIUS (link para o programa deste ano) é o melhor evento cultural no distrito de Aveiro,  e certamente teria um lugar no Podium se houvesse um concurso a nível nacional onde distinguissem a qualidade da organização e a qualidade do resultado final. Parabéns à Câmara Municipal e a toda a equipa que pensa, organiza e desenvolve, com profissionalismo e com voluntariado, este par de dias mágicos.
Desta edição destaco 5 coisas:
Do País Basco um grupo de dança vertical: LA GLO ZIRKO DANTZA (este videozinho dá uma fraca ideia daquilo que vimos, com música excelente e com três bailarinas):

Da Andalucía um grupo de circo muito original, com excelente música ao vivo: LUDO CIRCUS

Da Catalunha uma companhia de dança de rua, que já no ano passado esteve no Imaginarius e voltou porque recebeu um prémio: CIA. MOVEO (não encontrei o video sobre a peça que vimos, fica este que dá uma ideia da beleza e da emoção):

Da Bélgica o espectáculo do THEATER TOL (aqui o video completo que não é para ver tudo, porque ao vivo é outra coisa. E esta é uma realização muito caseira! Mas é para dar uma ideia...):

E de Portugal um trabalho de multimédia, com excelente música e criação de ambiente, com o FREDERICO DINIS (video com o artista a falar sobre uma outra actuação):

Mas houve mais, muito mais, houve coisas que vimos parcialmente e muitas que perdemos... para o ano há mais.

domingo, maio 28, 2017

SILVIA PEREZ CRUZ EM COIMBRA

A Antena 1 estava a oferecer convites a quem ligasse e eu tentei. O resultado foi espectacular. Os meus pais aproveitaram a boleia e compraram bilhetes. E assim entrei bem acompanhado pela primeira vez naquela que é uma excelente sala de espectáculos em Coimbra, o Convento. É mesmo muito bom o espectáculo com estes músicos, ela fala português e explica as músicas. Como a "Hay poco pan", para tanto chouriço. Só que devia dedicar a música aos negócios de PS e PSD. No Aveirense, e noutros locais, vai haver mais disto que mostro aqui:

sábado, maio 06, 2017

VAI APANHAR TRUFAS NO PINHAL

Só para registar aqui na net uma expressão, usada aqui no litoral, onde os carvalhais e sobreirais foram sendo substituídos por pinhais (e que agora estão a ser substituídos por eucaliptais...).
Usava-se esta expressão para mandar a pessoa desamparar a loja, ir passear ou ir chatear o Camões.
Parece-me que a expressão pode derivar do facto de com a substituição das árvores, as trufas terem deixado de aparecer nos campos. Mas é apenas a minha interpretação.

sexta-feira, maio 05, 2017

HISTERIA COM CÃES PERIGOSOS

Deixo-vos este videozinho que de forma irónica aborda a questão que ocupou jornais e net nos últimos tempos:



Além da ironia aparecem trechos com calão e opiniões do Miguel Sousa Tavares.

quinta-feira, maio 04, 2017

ESTRANHA FORMA DE VIDA?

Um documentário com uma hora e quarenta e oito minutos, um filme! Do realizador Pedro Serra, com entrevistas em Cabrum (Vale de Cambra - distrito de Aveiro), Cooperativa Integral (Barcelona - Catalunha) e Tamera (Odemira - distrito de Beja). Experiências de formas de vida alternativas, registadas para a posteridade.

Que Estranha Forma de Vida // What a Strange Way of Life - FULL DOCUMENTARY HD from Pedro Serra on Vimeo.

quarta-feira, maio 03, 2017

terça-feira, maio 02, 2017

FOGO FLORESTAL DE VERÃO, NO INÍCIO DA PRIMAVERA, DESTRÓI PARTE DO PROJECTO CABEÇO SANTO

De manhã, há um par de dias atrás, quando me levantei bem cedinho, vi um fumo no ar que me lembrou dos fogos florestais de Verão. Não me passou pela cabeça que poderia ser fumo proveniente de uma zona que este ano passado teve o envolvimento de milhares de horas de trabalho voluntário. Mas foi mesmo assim. Um fogo ateado de forma criminosa, a meio da noite, que se espalhou facilmente com a ajuda do vento. A reportagem e algumas fotos no melhor blogue ibérico de um projecto de conservação da natureza (clicar aqui).

segunda-feira, maio 01, 2017

BERTA CÁCERES - UMA HOMENAGEM DESTE MODESTO BLOGUE

Não gosto muito de homenagens póstumas. É sinal de que o homenageado já morreu. Berta Cáceres foi assassinada. Mas ainda são poucos os que ouviram falar dela e das razões do seu brutal assassinato a mando de interesses financeiros. Fica aqui um documentário realizado em 2016, mas são 30 minutos. Vale a pena ver porque está muito bem realizado e é um bom consciencializador para as questões ambientais e de exploração dos países pobres. Na descrição do video, para quem não tem 30 minutos, está um texto em espanhol que em minuto e meio resume o que se passou, e passa, nas Honduras.
Hoje é dia de luta, ou não é?


sábado, abril 29, 2017

PAÍS COLMEIA - PARA OUVIR E VER

PÁRA TUDO!!!

São 3 minutinhos e pouco. Vejam e oiçam, com a famosa Capicua, ao vivo, e a famosa Adélia Garcia, que já cá não está mas ainda nos dá a sua música da alma (link para mais informação sobre esta cantora popular). Para ouvir, abanar, pensar, ver e partilhar. Porque é bom saber que a nossa música popular está tão bem entregue a esta malta que faz coisas como esta:

quinta-feira, abril 27, 2017

SEMANA PERGUNTE PELO BIO - EM VAGOS

Na semana passada decorreu, pelo segundo ano, uma iniciativa de divulgação da agricultura biológica, em que se juntam inúmeras entidades, mas em que a AGROBIO e a QUERCUS têm grande destaque. E mais uma vez, em Vagos, aconteceu uma organização original, que permitiu juntar algumas pessoas.



A degustação de produtos alimentares, a visita a comerciantes locais e a mesa-redonda final tiveram o apoio da Biblioteca Municipal de Vagos, dos agricultores biológicos de Vagos e dos comerciantes. Este ano até tivemos direito a uma reportagem na rádio local (link aqui, notícia a partir do minuto 04.25).
Amanhã é dia de ir a Coimbra e ser orador no IV Encontro Agroecológico, em representação da QUERCUS. O Encontro é organização AGROBIO e ESAC, aquela que foi a minha escola agrária.

terça-feira, abril 25, 2017

SAUDÁVEL NUMA SOCIEDADE DOENTE - AVEIRO EM TRANSIÇÃO

Apanhei uma frase de Krishnamurti que aparece muitas vezes citada na net. Aqui fica nesta reflexão tirada de um blogue (clicar no link para o texto completo) : NÃO É SINAL DE SAÚDE ESTAR BEM ADAPTADO A UMA SOCIEDADE DOENTE.
Ora, vale a pena parar para pensar. De vez em quando lá surgem reflexões sobre os casos daqueles alunos que têm problemas na escola e cujos pais, aconselhados por médicos do sistema, drogam os seus filhos, considerados doentes, para que se adaptem bem à escola e ao sistema de ensino. Em Portugal são milhares os que andam ou andaram drogados. A ideia é bem adaptar os jovens doentes à sociedade, pois claro.
Ainda sem sair do sistema de ensino, há um problema que ninguém quer referir: o elevado número de professores que se drogam (pois, o termo é forte mas é assim mesmo, quem achar ofensivo leia: "que são medicados") para aguentar ir e estar numa escola. Em Portugal são milhares os que andam ou andaram drogados, alguns de tal maneira que estão de baixa, sob "tratamento" anti-depressivo. Isto sim, os sindicatos deviam fazer um estudo nacional, as escolas deviam debater nos seus conselhos ditos pedagógicos, os pais deviam estar preocupados, pois são estes os exemplos que passam para os alunos.
Há pouco tempo estava a ouvir na rádio uma reportagem sobre situações familiares e lá vinha uma mãe dizer que o filho andava a dar na Ritalina (usou outros termos claro), que estava mais triste e calado, mas pelo menos deixou de receber queixas dos professores. Mas quais professores? Os que andam a dar no Prozac?
Temos uma sociedade doente... hoje é 25 de Abril, um bom dia para ir para a rua gritar, mas sem ser obrigado: "- É já tempo de de embalar a trouxa e zarpar".
Felizmente que em Aveiro há sinais de mudança, há um grupo de pessoas que se juntou inspirados pelo movimento cidades em transição. Aveiro em Transição, assim se designa este grupo informal, que já pariu uma associação formalizada, a Ciclaveiro, e que tem grupos de Alimentação e Ambiente, Economia, Mães em Transição. Um dia todas as cidades e vilas vão ter grupos assim organizados, para partilhas de saberes, trocas, compras colectivas, encontros de convívio saudável e tertúlias abertas ao resto da sociedade. Porque é possível ter uma sociedade saudável.