terça-feira, abril 25, 2017

SAUDÁVEL NUMA SOCIEDADE DOENTE - AVEIRO EM TRANSIÇÃO

Apanhei uma frase de Krishnamurti que aparece muitas vezes citada na net. Aqui fica nesta reflexão tirada de um blogue (clicar no link para o texto completo) : NÃO É SINAL DE SAÚDE ESTAR BEM ADAPTADO A UMA SOCIEDADE DOENTE.
Ora, vale a pena parar para pensar. De vez em quando lá surgem reflexões sobre os casos daqueles alunos que têm problemas na escola e cujos pais, aconselhados por médicos do sistema, drogam os seus filhos, considerados doentes, para que se adaptem bem à escola e ao sistema de ensino. Em Portugal são milhares os que andam ou andaram drogados. A ideia é bem adaptar os jovens doentes à sociedade, pois claro.
Ainda sem sair do sistema de ensino, há um problema que ninguém quer referir: o elevado número de professores que se drogam (pois, o termo é forte mas é assim mesmo, quem achar ofensivo leia: "que são medicados") para aguentar ir e estar numa escola. Em Portugal são milhares os que andam ou andaram drogados, alguns de tal maneira que estão de baixa, sob "tratamento" anti-depressivo. Isto sim, os sindicatos deviam fazer um estudo nacional, as escolas deviam debater nos seus conselhos ditos pedagógicos, os pais deviam estar preocupados, pois são estes os exemplos que passam para os alunos.
Há pouco tempo estava a ouvir na rádio uma reportagem sobre situações familiares e lá vinha uma mãe dizer que o filho andava a dar na Ritalina (usou outros termos claro), que estava mais triste e calado, mas pelo menos deixou de receber queixas dos professores. Mas quais professores? Os que andam a dar no Prozac?
Temos uma sociedade doente... hoje é 25 de Abril, um bom dia para ir para a rua gritar, mas sem ser obrigado: "- É já tempo de de embalar a trouxa e zarpar".
Felizmente que em Aveiro há sinais de mudança, há um grupo de pessoas que se juntou inspirados pelo movimento cidades em transição. Aveiro em Transição, assim se designa este grupo informal, que já pariu uma associação formalizada, a Ciclaveiro, e que tem grupos de Alimentação e Ambiente, Economia, Mães em Transição. Um dia todas as cidades e vilas vão ter grupos assim organizados, para partilhas de saberes, trocas, compras colectivas, encontros de convívio saudável e tertúlias abertas ao resto da sociedade. Porque é possível ter uma sociedade saudável.

Sem comentários: