quinta-feira, junho 01, 2017

SALVA A TERRA - 2017 - ECO FESTIVAL

Quem alinha comigo em ir de bicicleta??? Já tenho bilhete...

Edição 2017 Salva a Terra - Eco Festival de Música pelo CERAS

O Salva a Terra - Eco Festival de Música pelo CERAS organizado pela Quercus - núcleo de Castelo Branco, pela união de freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo e pelo Município de Idanha-a-Nova é um festival bienal que vai na 4 edição e acontecerá de 22 a 25 de Junho 2017, em Salvaterra do Extremo, aldeia do concelho de Idanha-a-Nova dentro do Parque Natural do Tejo Internacional. O festival é composto por inúmeras atividades: concertos, workshops, percursos interpretativos, observação de vida selvagem, conferências, cinema documental e animação diversa.

Missão do Salva a Terra

O Salva a Terra é um Eco Festival 100% "Pro-Bono", no qual toda a organização, artistas, formadores, guias e restante equipa trabalham de forma voluntária em prol da preservação de algo que é de todos nós: a biodiversidade. A edição de 2013 do Salva a Terra, ganhou o prémio de festival mais sustentável no Portugal Festival Awards, um prémio que reconhece o nosso esforço e que nos motiva a tentar ir mais longe nas próximas edições. São cerca de 150 artistas em 4 dias que abraçam esta causa. Para além dos concertos nos 4 palcos, haverá teatro e animação de rua. Vai contar com uma intervenção do artista plástico Bordalo II, perto do Palco Pôr-do-sol e uma exposição da Plasticus Maritimus.

As manhãs começam com actividades de yoga, concertos meditativos, diversos workshops e oficinas para as famílias. No decorrer da tarde, para além dos concertos no Palco Igreja, no Palco Pôr-do-sol e no Quintal da Fafá, haverá actividades de observação de vida selvagem, construção de caixas de ninho e abrigos para fauna, construção de fornos solares, cinema documental, teatro de fantoches, palestras sobre diversos temas ambientais, percursos pedestres, banhos e garimpo no rio Erges, oficinas de tecelagem vegetal entre muitas outras actividades. O CERAS irá ensinar-nos como proceder ao encontrar um animal ferido. Estarão presentes entidades como o Grupo Lobo, com o qual os mais novos poderão ser biólogos por um dia, a Associação Circuito Explosivo, Planeta Azul, Pano ou Palha, entre muitas outras. Consultem o nosso site para conhecer todas as actividades paralelas.

O que é diferenciador

Pretende-se que este festival seja um encontro de troca e sensibilização, no que diz respeito à conservação da Natureza e que a sua construção e implantação siga as melhores práticas ambientais. Aposta-se na sensibilização através da componente de cariz pedagógico presente nas actividades desenvolvidas. No que diz respeito aos resíduos e à energia, na cantina do festival existe uma ementa vegetariana com produtos produzidos local e regionalmente, dando naturalmente prioridade aos de produção em modo biológico. Promove-se a redução do consumo de embalagens e a reciclagem de todos os resíduos da cantina (embalagens e resíduos orgânicos), apela-se à não utilização de plásticos e loiça descartável; promovemos o uso da caneca do festival e pratos reutilizáveis na cantina onde os detergentes são ecológicos; reutilizam-se materiais de outros festivais, utiliza-se iluminação eficiente nos parques de campismos (leds) e casas de banho secas (compostáveis) nos campismos. Quanto à mobilidade, fomenta-se a partilha de boleia (grupo no Facebook) e uso de bicicleta para chegar ao Salva a Terra e a utilização de bicicletas pela organização durante o evento; após o festival, realiza-se sempre a compensação das emissões e da pegada ecológica da organização, artistas, formadores, guias e restante equipa, através da plantação de árvores autóctones pelo projecto “Criar Bosques” da Quercus no Parque Natural do Tejo Internacional.
As receitas obtidas revertem efectivamente a 100% para o CERAS, fazendo do Eco Festival Salva a Terra o seu principal mecenas. Com a edição de 2015 conseguiu-se angariar fundos para recuperar 400 animais.

Mais informação em: http://www.salvaterra.pt/

Teaser da edição de 2017 https://vimeo.com/217481388

Mas melhor do que palavras e programas é podermos ver no youtube todos os projectos musicais que vão animar Salva a Terra:

Sem comentários: