domingo, junho 18, 2017

AQUI CHOVE CINZA DOS MORTOS CARBONIZADOS

ou

HÁ DIAS EM QUE GOSTAVA DE NÃO TER RAZÃO

Esta manhã, aqui no litoral, continuavam a cair pequenas partículas de cinza, arrastadas pela atmosfera e vindas da tragédia de Pedrógão Grande. Não pude deixar de pensar se uma ou outra partícula não seria das cinzas de uma das muitas vítimas mortais desta tragédia que está a acontecer na zona centro.
Há quantos anos andamos nós, um pequeno grupo de gente que defende activamente o ambiente, a dizer que as monoculturas florestais são um erro? Grandes lições de cientistas como Jorge Paiva e chamadas de atenção de técnicos florestais e de ambiente de nada serviram. No ano passado, apareceram os primeiros autarcas a queixarem-se da legislação da Assunção Cristas (que agora aparece publicamente a chorar lágrimas de crocodilo), que em cima de uma política florestal muito permissiva em relação à eucaliptização, fez uma legislação em que desapareceram toda e qualquer limitação para plantar ainda mais eucaliptos. Fez um grande favor aos seus amigos e certamente grandes financiadores, os grandes industriais das celuloses. Mas prestou um péssimo serviço aos portugueses. E durante muitos anos vamos estar a pagar esta factura, no Verão ou em dias mais quentes e secos, os enormes fogos florestais. Claro que tragédia humana tamanha dificilmente ocorrerá nos próximos tempos, mas os grandes fogos estão para durar.
Fica aqui o convite para verem esta pequena reportagem de gente como eu, que se dedica voluntariamente a contrariar a eucaliptização. É a reportagem da SIC "À Prova de Fogo" (link aqui). E fica o convite para participarem activamente em projectos como este da Quercus Aveiro, no Cabeço Santo. Quem não puder deslocar-se pode sempre contribuir à distância com algum dinheiro, pois os mecenas possibilitam que hajam ferramentas, material de protecção e tantas outras coisas para a malta de trabalho depois executar acções espectaculares.
Escrevo este texto sempre com o João Gama e a Luísa no meu pensamento, pois moram em Pedrógão Grande e ele é um dos grandes técnicos da agricultura que em vários locais tem implementado projectos que vão contra esta onda de eucaliptização. Só espero que os estragos tenham passado ao lado das suas coisas, mas certamente estarão os dois destroçados só com a tragédia toda à sua volta e o sofrimento dos seus amigos dali.



Sem comentários: