quinta-feira, março 24, 2016

NÊSPERAS NO CU - CONVERSAS INFORMAIS COM DILEMAS IRREAIS

Pois bem, o Malfadado é o blogue onde também aparecem coisas fora do comum. Três humoristas portugueses juntaram-se para fazer este trabalho, chamando para as conversas várias pessoas da vida social e cultural portuguesa. Muitos dos convidados já terão dito que não têm tempo para participar, mas o Mário Laginha foi o convidado do episódio nº 5 da 2ª série de "Uma Nêspera no Cu.".
Os episódios são colocados num canal do YouTube (link para os videos do canal, que pode ser subscrito) ficando assim disponíveis para quem os quiser ouvir. São diálogos muitas vezes absurdos, mas podem agradar a quem gosta de bom humor todos os dias. Aqui partilho o episódio com o genial Mário Laginha:


Nota - a nêspera é uma fruta deliciosa, que eu não consigo resistir. As nêsperas parecem todas iguais mas há algumas nespereiras que dão nêsperas muito melhores que outras. Quando era jovem transplantei uma nespereira que germinou num balde de detergente para a máquina Skip, eram uns baldes de esferovite, coisa dos anos 70 e talvez início dos 80. Foi uma oferta de um amigo que agora tem um negócio de bons vinhos em Coimbra. Dá umas nêsperas mesmo boas, mesmo crescendo num local inóspito, num bocadinho de terra rodeado de alcatrão. Dá nêsperas muito boas, dá sombra e embeleza o tecido urbano. Mas nunca fiz compota de nêspera. A nêspera é também a figura central de um poema muito importante e que goza com o modo como os portugueses encaram a participação cívica. De Mário Henrique-Leiria, "A Nêspera" :

Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece

Sem comentários: