sexta-feira, dezembro 04, 2015

ALEXANDRA AZEVEDO - COMER A NATUREZA E VIVER MELHOR

Às vezes olhamos para os nossos amigos e ficamos orgulhosos daquilo que fazem. É o caso desta activista que conheci na Quercus, nem me lembro onde falámos a primeira vez. É veterinária e nos tempos livres dedica-se ao activismo ambiental, mas também a desenvolver os seus conhecimentos sobre ervas e frutos que encontramos na vida selvagem.

Muitas das ervas comestíveis são consideradas pragas pelos próprios agricultores... um recurso alimentar que é tão importante...
Na loja Quercus podemos já comprar os guias das ervas e frutos silvestres (link para a loja). O das ervas já aqui está em casa, e já o tenho usado algumas vezes. E que boas são as ervas, quando muitas vezes não queremos ir comer comida sem qualidade em cafés ou restaurantes, há sempre a hipótese de ir pastar. E em casa podemos usar como quem usa espinafres, ou nabiças. Com a vantagem de podermos apanhar aqui ou ali, em campos onde os venenos não entram.



















Mas a Alexandra não se fica por aqui. Para que as pessoas se sintam motivadas para aproveitar os recursos alimentares da natureza, e ao mesmo tempo motivados para lutarem pela defesa do nosso património natural, está a colocar na net pequenos videos para mostrar como colher, preparar e consumir muitos dos alimentos que no passado eram a base da alimentação das comunidades humanas na Península Ibérica. Sem açúcar, sem glúten, sem gorduras saturadas, sem conservantes, sem pesticidas.

Aqui fica um dos videos, (ver aqui e depois clicar onde diz YouTube e ver na própria plataforma) depois, para ver a série toda, que ainda está a ser publicada, é só seguir as sugestões do próprio youtube, ou clicar no canal Natureza comestível, e até mesmo subscrever este canal (é gratuito, é só clicar no botão vermelho, onde diz "subscrever").

Sem comentários: