quarta-feira, outubro 16, 2013

DIREITOS HUMANOS - BLOG ACTION DAY

Este ano o tema do "dia do blogue activista" são os direitos humanos. Este tema leva-nos muitas vezes para situações mundiais, a falta de respeito pelas minorias étnicas, a falta de respeito pelas maiorias raciais, os casos de tiranos que abusam dos seus povos ou outras coisas mais ou menos longínquas neste Portugal em que parece que não temos nada disso. Mas é só uma aparência...
E como todos os anos faço um texto de reflexão sobre o tema desta iniciativa mundial, pensei o que havia de fazer. E vim para a realidade local. Quantas pessoas idosas vêem os seus direitos ignorados, esquecidos ou até espezinhados pelas outras pessoas? Quantas situações de miséria, quanta falta de respeito... quanto abandono.
Mas porque conheço bem uma instituição onde a terceira idade é tratada como merece, aqui fica um vídeozinho que fala por si, e fala por mim! O destaque para esta instituição é porque ela constitui já hoje aquilo que todas as outras instituições poderão vir a ser no futuro... quando os direitos humanos forem mais importantes que os direitos das grandes empresas!



E aproveitem para ver os outros videos do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo aqui no youtube (link para todos os vídeos).

2 comentários:

Ju disse...

Gostei do que li (escrito por ti) e do que vi. Pensei muito no meu irmão, que esteve num Lar...frio.
Obrigada, João Pedro.
Ju

Stuck @ Zero disse...

Bom dia! O seu post foi destacado no Global Voices: http://globalvoicesonline.org/2013/10/17/portugal-bad13/