segunda-feira, junho 03, 2013

MOSTRA DE SOPAS DA GAFANHA DA ENCARNAÇÃO - ÍLHAVO

Antes de partir para o interior, não posso deixar de fazer aqui referência a uma atividade em que participei no dia 31 de Maio. Muito bem organizada esta Mostra de Sopas, com muitas instituições a prepararem o seu panelão de sopa, e com muitos voluntários em todos os setores. Foi a primeira iniciativa deste género em que participei e de facto esta, na sua 3ª edição, é já um sucesso, a avaliar pelo número de comedores de sopa e pelas panelas enormes que se esvaziaram (só algumas, muitas houve que ainda davam para encher a barriga a muita gente).

 Havia 36 sopas diferentes para comer. 4 euros e uma tigela grande, e toca a comer!!! 1 - sopa da horta, 2 - Creme de Peixe, 3 - Sopa de Feijão, 4 -Sopa à Lavrador, 5 - Sopa da Pedra, 6 - Sopa de Legumes, 7 - Caldo Verde, 8 - Creme de Abóbora e Castanha, 9 - Voltei à sopa 3, (que era a melhor das 36) 10 - Sopa de Nabiças. No total comi 10 sopas e provei mais umas quantas, porque fui acompanhado pela Zeza que escolheu sopas diferentes das minhas, e ela provava também das minhas. A minha escolha recaiu na sopa 3, preparada pela cozinheira do restaurante do Clube de Vela Costa Nova (link para a página do Clube no Facebook). Saborosa, cremosa, ligeira apesar de ser uma sopa de feijão, temperos no ponto certo, deixei os parabéns via FB.
Em relação à organização apenas melhorava em dois aspetos: tentar não repetir tanto certas sopas, coordenando com os cozinheiros (ainda que mesmo sendo do mesmo género cada uma tenha o toque do seu cozinheiro), e tentar arranjar um júri e premiar as melhores, ainda que não seja um concurso. E depois pedir algumas coisas mais originais, uma sopa km zero, uma sopa fria e uma sopa estrangeira. E eu oferecia-me de voluntário para ensinar outros voluntários a servir sopa, porque cada sopa deve ter um certo cuidado ao ser servida.

1 comentário:

João Paulo Pedrosa disse...

Umas semanas depois, por coincidência, marcou-se um encontro de contestatários nesse restaurante-bar e perguntei pela cozinheira para lhe dar os parabéns, mas ela não estava, no momento, disseram-me que lhe entregavam da minha parte.