sexta-feira, março 08, 2013

PUDIM FIGUEIREDO

Finalmente!!! Depois de muitos anos descobri um modo de substituir o atum no meu prato favorito, o familiarmente famoso Pudim de Atum (já aqui falei dele, no meu blogue). A receita bem explicada está aqui ao lado, no menu onde diz AS MINHAS RECEITAS (fui confirmar agora mesmo e reparei que nalgumas receitas aparece o meu telemóvel antigo). E a substituição, transformando-o num prato vegetariano, deu também direito a um baptismo, e esta receita vegetariana vai passar a chamar-se assim: Pudim Figueiredo. A razão é bem simples, é a homenagem aos meus avós maternos, que tiveram uma casa de pasto em Lisboa, um restaurante de bairro, a minha avó que sempre fazia tão bem este prato, uma homenagem à minha mãe que tantos nos ensina sobre a arte de bem cozinhar. Fica aqui a razão de se chamar assim, bem escrita para que no futuro, quando os estudiosos da gastronomia se debruçarem sobre este prato vegetariano, não restem dúvidas sobre a razão da escolha do nome. E é um prato típicamente português do século XX, onde já se tinham incorporado tendências e usos de outras realidades gastronómicas. Por acaso só foi inventado no século XXI, mas porque os portugueses chegam sempre atrasados a tudo. A substituição resulta muito bem e é fácil de fazer, e foi inspirada num modo de preparar a soja granulada que aprendi com a Tia Mila, em Sever do Vouga. Eu faço assim: demolhar a soja em água a ferver, 5/6 de água da medida da soja que vamos usar (o prato leva uma lata de atum para 6 pessoas, por isso não precisamos de muita soja, isso será ao gosto de cada um), quando a água ferve despeja-se a soja e tapa-se. Passados dez minutos está pronta a deitar junto do tacho onde deitámos azeite, vinho tinto, molho inglês (worcestershire sauce), bastantes cominhos e uma pitada de pimenta branca e de sal. Deixa-se ferver, junta-se a soja já demolhada e deixa-se cozinhar até absorver bem todos os líquidos, ficando bem passada mas sem queimar. A soja fica mesmo escura e com um aroma característico. É esta soja que vamos utilizar em substituição do atum em conserva.
Aqui ficam as fotos do primeiro Pudim Figueiredo do mundo (as alfaces, porque sem alfaces não há Pudim Figueiredo, são da horta da D. Luisa Amado, uma mulher muito corajosa, agricultora de toda a vida, e mãe a tempo inteiro):

Sim, ao lado do Pudim Figueiredo está uma mousse de chocolate... foi a sobremesa! Há dias que nos estragamos com mimos!!!

Sem comentários: