Quem me conhece, é quase certo que me conhece por ser um ciclista convicto. E agora sou um defensor e divulgador das bicicletas com apoio eléctrico. Aqui no Malfadado aparecem várias coisas ligadas com bicicletas, de passeios a reparações, a movimentos associativos, a boas ideias e a coisas menos boas, como o roubo das minhas bicicletas, que deixaram saudades.
Mas hoje venho aqui para falar da última boa nova: finalmente transformei as minhas melhores bicicletas em bicicletas com apoio eléctrico. Já tinha explicado tudo aqui num texto, vai fazer agora um ano, vou já copiar, mas antes aqui fica o link para as várias vezes em que uma das bicicletas que transformei foi mencionada no blogue (clicar).
Citando-me, então: "Ora, há uns anos atrás inscrevi-me num boletim de uma empresa que criou kits de adaptação das bicicletas comuns a bicicletas com apoio eléctrico. Tenho acompanhado a evolução dessa empresa e finalmente agora, que criaram um sistema ainda mais barato, resolvi avançar para a aquisição, permitindo assim transformar a minha Corratec Icebow (roda 26 de finais dos anos 90) e a minha outra roda 26, uma bicicleta de carga com um Xtra Cycle. Por cerca de 800 euros fico assim equipado com duas baterias que posso usar na mesma bicicleta, aumentando assim consideravelmente o raio de acção".
Essa empresa é a Swytch Bike, com sede em Inglaterra, e os kits chegaram, tal como previsto, em finais de Julho, com um ligeiro atraso em relação ao esperado, mas sem problemas.
Foi bem divertido fazer a montagem, porque é muito simples e rápido. O kit básico que se compra vem com a roda da frente já com o motor, só temos que mudar o nosso pneu para a nova roda, e colocar a roda no seu sítio. Na Corratec a parte do motor entrou mesmo à justa, resvés com um dos lados do garfo, que tendo amortecedores é um pouco mais largo do que o normal. Depois é só colocar a bateria no sítio que acharmos melhor e ir colocando braçadeiras nos fios ao longo do percurso. Falta apenas colocar os sensores na parte do pedal do lado oposto ao das rodas pedaleiras comutáveis. Aqui foi na Xtra Cycle, que afinal tem um eixo pedaleiro de secção circular, em vez da secção quadrangular mais comum, que foi preciso uma pequena adaptação para aquilo ficar a funcionar bem.
Depois foi experimentar logo cada uma das bicicletas, o famoso "momento de brinquedo novo". E fiquei logo muito satisfeito, satisfação que ainda se mantém até hoje, depois de vários meses de utilização.
Quando fiz a compra pedi apenas um kit com um regulador e mostrador, para ver se fazia alguma diferença, o que encareceu um pouco. O outro foi pelos mínimos, apenas a roda, a bateria e os sensores. Claro que é possível passar esse regulador de uma bicicleta para a outra, tal como as diferentes baterias que comprei (uma para deslocações de 20 Km e uma outra mais cara, para aguentar deslocações de 40 Km), mas para já ficou na Corratec.
A minha avaliação é que estes kits (optei pelos novos kits, denominados Swytch Go) são mesmo muito bons, pelas seguintes razões:
1. Relação qualidade/preço é muito boa. Não se arranja uma opção mais barata, tendo em conta a facilidade de montagem, a robustez, a garantia de compra e os desempenhos dos equipamentos.
2. A aplicação da força na roda da frente está muito bem doseada, é suave, constante e mesmo nas curvas é suave, o que faz com que se possam dispensar os sensores nos travões, que normalmente aparecem nas bicicletas eléctricas (estes sensores são opcionais nos kits Swytch Bike), e que cortam imediatamente a tracção eléctrica quando se trava, mesmo que muito ligeiramente. Estes sensores fazem toda a diferença quando a tracção é muito forte no início e se está a descrever uma curva apertada. Mas com estes kits básicos, estes sensores podem muito bem ser dispensados, pois pedalando devagar a tracção é também muito suave. Mas se alguém quiser, pode incluir no seu pedido. Eu optei por experimentar sem sensor de travão, e por acaso fiquei muito satisfeito.
3. Mesmo sem o regulador e mostrador (regula a potência da tracção e mostra o nível da bateria) os kits funcionam perfeitamente. É como está a Xtra Cycle e a regulação base equivale ao nível médio de potência (são 5 níveis), que é um nível que dá um excelente apoio ao esforço de pedalar. Com o regulador, na verdade, podemos experimentar um nível maior de potência, que se nota mais nos momentos em que passamos de estar parados, ou vamos devagarinho, e queremos ir mais depressa. Nota-se uma maior aceleração, e um arranque mais enérgico, sem fazermos mais força nas pernas.
4. O sistema de prender as baterias aos diferentes tipos de quadros de bicicletas é extremamente versátil. E é fácil pôr e tirar a bateria, o que facilita poder levar para casa para carregar, mas também retirar quando se estaciona em qualquer lado, para não ser roubada. E é um sistema em que a bateria fica solidamente agarrada ao quadro.
5. Todo o equipamento tem bons acabamentos, é bastante robusto e será durável, em utilização normal, claro está. O carregador/transformador é também compacto e não muito pesado, com cabos de dimensões muito satisfatórias.
6. A carga das baterias aguenta muito bem, até porque usando as mudanças da bicicleta, sem fazer grande esforço, consegue-se ir pedalando e poupa muito na descarga da bateria. Fazendo uma utilização em que se queira poupar e chegar mais longe com uma carga, mesmo sem fazendo grande esforço, acho que se podem fazer facilmente 50 Km e 25 Km respectivamente, com cada uma das baterias que instalei. Isto no meu caso, que sou um "peso pluma". Quem optar por instalar numa bicicleta de corrida, mais leve e rodas fininhas, imagino que consiga facilmente fazer 65 Km e 30 Km respectivamente.
7. Se a opção for o kit mais simples, sem regulador/mostrador, pode-se verificar o nível da bateria na própria bateria, tens uns leds indicadores, mesmo ao lado de um botão de ligar / desligar, o qual também funciona muito bem.
8. Por último, a vantagem de mais gente poder optar por este sistema Swytch Go, é alguém pretender fazer uma viagem maior, num fim-de-semana, ou nuns dias quaisquer, poder pedir aos amigos as suas baterias emprestadas, aumentando a quilometragem que pode fazer entre pontos de carregamento. Mas para já ainda não conheço ninguém que tenha feito esta opção...
A única coisa que posso apontar ao funcionamento do apoio à pedalada é pouco importante. Mas nota-se bastante: quando atingimos o limite de velocidade máximo imposto pela legislação de segurança rodoviária, por exemplo numa descida mais acentuada, o motor deixa de ajudar. E quando retomamos a pedalada, demora um pouco a reagir e a voltar a dar força. Ou seja, sentimos que a velocidade vai um bocado mais lenta e vamos um bocado mais em esforço, até que se sente o tal apoio ao pedalar e a velocidade de cruzeiro volta ao normal.
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