domingo, maio 31, 2020

DIA DA CRIANÇA E DA ENERGIA

No dia da Energia, fixado como o dia 29 de Maio, a Coopérnico fechou mais um pedido de investimento cooperativo, desta vez numa Adega Cooperativa em Mangualde. Tal como anunciado na sua página do Facebook (clicar aqui neste link), mas também como noticiado de forma mais detalhada pelo jornal Expresso (link para o site do semanário). Claro que esta é também uma boa ocasião para dizer mais uma vez que aconselho vivamente a adesão a esta Cooperativa de produção e comercialização de energia, é possível fugir das multinacionais e ter um excelente serviço de fornecimento de energia a preços mais baixos do que aquilo que se paga nessas empresas. E tem-se ainda a possibilidade de investir com retorno garantido a taxas muito atractivas e em projectos de forte cariz social, ajudando ao desenvolvimento da nossa sociedade civil. Se quiserem ajuda no processo de adesão podem falar comigo ou contactar directamente a Coopérnico. É sempre a ganhar!

Como vem aí o Dia da Criança deixo-vos aqui um pequeno vídeo para partilharem com os mais pequenos. Por esta geração de miúdos vale a pena fazer alguma coisa de positivo, e são acções como as da Coopérnico ou da plataforma Go Parity no financiamento de centrais de produção energética que devem merecer todo o nosso apoio.


sexta-feira, maio 29, 2020

ANIVERSÁRIO

Hoje foi dia de comemorar mais um ano de vida. A minha mãe avisou-me que no facebook muita gente me deixou lá uma mensagem, mas como já saí dessa plataforma, os agradecimentos têm que ir por outra via. Um dia destes, se tiver tempo, vou lá e mando um link para esta mensagem aqui no Malfadado. Muito obrigado a todos e a cada um em particular, aos que ainda telefonam e contam novidades, aos que mandam sms logo pela manhã e aos que ainda usam o Fb. A caminho dos 57!!! E de bicicleta, porque a caminhar a pé perde-se muito tempo.

sábado, maio 23, 2020

LIDO: MEMORIAL DO CONVENTO

É sublime, somos transportados no tempo para as vidas na corte e nas pessoas do povo, com uma dose grande de imaginação, misticismo e as análises filosóficas do grande José Saramago integradas nas pequenas histórias do livro. Dá para ler duas vezes, talvez mais. Ainda bem que não o li há mais tempo, há uma altura certa para tudo. "Tudo no mundo está dando respostas, o que demora é o tempo das perguntas".
Não sou de sublinhar livros mas há pouco tempo transcrevi aqui para o Malfadado a reflexão tão actual sobre a justiça em Portugal (link). E hoje deixo aqui mais umas ideias da parte final do livro, agora quando a visionária Blimunda Sete Luas dialoga com o seu Baltasar Sete Sóis: "(Baltazar diz:) Dizes-me sempre que me acautele, eu vou e venho, mais cuidados não posso ter.
Tem-nos todos, não te esqueças.
Sossega, mulher, que o meu dia ainda não chegou.
Não sossego, homem, os dias chegam sempre."

quarta-feira, maio 20, 2020

DIA MUNDIAL DAS ABELHAS - COMEMORAÇÃO EM PORTUGAL

Pelo segundo ano consecutivo, os Aidos da Vila colocaram na agenda do dia a importância das abelhas. Aqui ficam algumas fotos que tirei, enquanto seguia as actividades planeadas. Só não fica a receita da mousse de alfarrobas (produzidas nos Aidos) que estava deliciosa e inigualável em frescura e cremosidade. Parabéns a toda a equipa dos Aidos, um eemplo que devia ser bem mais conhecido por pequenos e graúdos. Lá virá o seu tempo...











segunda-feira, maio 18, 2020

sábado, maio 02, 2020

INICIATIVA CIDADÃ EUROPEIA

Estamos de fim-de-semana e normalmente há mais algum tempo livre nas nossas vidas. Hoje proponho uma coisa simples e que pode ser muito eficaz: participar numa Iniciativa Cidadã Europeia. Funciona mais ou menos como uma petição dirigida à Assembleia da República, mas neste caso é ao nível dos órgãos democráticos europeus. Quem pode participar? Todos os que são potenciais eleitores, e somos muitos. Mas infelizmente são poucos os que se dedicam ao activismo.
O tema é SALVEMOS AS ABELHAS E TAMBÉM OS AGRICULTORES - POR UMA AGRICULTURA QUE RESPEITA AS ABELHAS E UM AMBIENTE SALUTAR.
Numa época em que a vespa asiática provoca mais danos à saúde (a longo prazo) do que o novo corona vírus asiático, esta é uma chamada de atenção para a necessidade de se reverem as práticas agrícolas que matam as abelhas e poluem os nossos recursos ambientais.
É muito fácil participar, depois de clicar neste link (clicar aqui) que segue direitinho para o site da plataforma que promove a Iniciativa Cidadã Europeia. Nesse site aceitam-se os cookies, para depois saltar por cima da inscrição no site e passar directamente para o formulário. É preciso ter o cartão de cidadão à mão, pois pedem o número completo do mesmo para autenticação da participação, e é um site seguro da União Europeia. É só preencher com os dados pessoais solicitados, verificar três quadradinhos e submeter. Eu já faço parte, claro, e agora divulgo aqui pela sua relevância e necessidade de participação alargada de forma a ser efectiva.

sexta-feira, maio 01, 2020

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR - EUCALIPTOS EM VALPAÇOS

Hoje é comemoração de dias de luta. O povo unido jamais será vencido. Hoje vou referir aqui uma coisa que merece lugar de destaque no Malfadado: o dia em que os ecologistas se juntaram ao povo para arrancarem uma plantação industrial de eucaliptos. Foi em 1989 e ficou para a história da ecologia em Portugal. Houvessem mais pessoas como os transmontanos em Portugal e certamente teríamos um muito melhor mundo rural. Agora, além dos eucaliptos, teríamos que andar a arrancar olivais e amendoais intensivos. Fica aqui uma notícia de 2017 sobre os acontecimentos que completaram no ano passado 30 anos (link clicando aqui).
Eu tinha 25 anos e andava com outros dois técnicos (Ângelo Rocha e mais alguém que não me lembro, talvez o Luis Filipe Carloto) em Trás-os-Montes em trabalho de acompanhamento dos agricultores biológicos pioneiros (éramos do Gabinete Técnico e de Certificação da AGROBIO), e lembro-me bem que o Ângelo Rocha referiu que ia haver um arranque de eucaliptos e perguntou se nós queríamos lá ir. Eu disse logo que sim. E lá andei no arranque e confirmo os relatos desta notícia de 2017. Ecologistas ao lado dos agricultores. Aquilo ia mesmo dando para o torto, a determinada altura só vejo um calhau enorme a passar ao lado da cabeça de um GNR a cavalo, e sabia que a malta dali estava toda armada com revólveres. Se o calhau tem acertado no guarda, era o fim do mundo. Mas vá lá, passou ao lado. Veio a carga da polícia a cavalo e lá começou a debandada. No ar andava um helicóptero a filmar tudo para as reportagens televisivas, mas os meus 5 minutos de glória foram ter aparecido na capa do Diário de Notícias (ou Jornal de Notícias, agora não posso precisar). Quando cheguei a casa dos meus pais lá estava o jornal e o comentário do meu pai, muito espirituoso como sempre: " - A primeira vez que um filho meu sai na capa do jornal é a fugir da GNR.". Esse recorte deve andar por aqui no meio das minhas papeladas. Bem merece uma digitalização e publicação aqui a ilustrar este texto.
Viva o 1º de Maio, este ano não fui à manifestação, mas estive lá em espírito!