sexta-feira, maio 01, 2020

1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR - EUCALIPTOS EM VALPAÇOS

Hoje é comemoração de dias de luta. O povo unido jamais será vencido. Hoje vou referir aqui uma coisa que merece lugar de destaque no Malfadado: o dia em que os ecologistas se juntaram ao povo para arrancarem uma plantação industrial de eucaliptos. Foi em 1989 e ficou para a história da ecologia em Portugal. Houvessem mais pessoas como os transmontanos em Portugal e certamente teríamos um muito melhor mundo rural. Agora, além dos eucaliptos, teríamos que andar a arrancar olivais e amendoais intensivos. Fica aqui uma notícia de 2017 sobre os acontecimentos que completaram no ano passado 30 anos (link clicando aqui).
Eu tinha 25 anos e andava com outros dois técnicos (Ângelo Rocha e mais alguém que não me lembro, talvez o Luis Filipe Carloto) em Trás-os-Montes em trabalho de acompanhamento dos agricultores biológicos pioneiros (éramos do Gabinete Técnico e de Certificação da AGROBIO), e lembro-me bem que o Ângelo Rocha referiu que ia haver um arranque de eucaliptos e perguntou se nós queríamos lá ir. Eu disse logo que sim. E lá andei no arranque e confirmo os relatos desta notícia de 2017. Ecologistas ao lado dos agricultores. Aquilo ia mesmo dando para o torto, a determinada altura só vejo um calhau enorme a passar ao lado da cabeça de um GNR a cavalo, e sabia que a malta dali estava toda armada com revólveres. Se o calhau tem acertado no guarda, era o fim do mundo. Mas vá lá, passou ao lado. Veio a carga da polícia a cavalo e lá começou a debandada. No ar andava um helicóptero a filmar tudo para as reportagens televisivas, mas os meus 5 minutos de glória foram ter aparecido na capa do Diário de Notícias (ou Jornal de Notícias, agora não posso precisar). Quando cheguei a casa dos meus pais lá estava o jornal e o comentário do meu pai, muito espirituoso como sempre: " - A primeira vez que um filho meu sai na capa do jornal é a fugir da GNR.". Esse recorte deve andar por aqui no meio das minhas papeladas. Bem merece uma digitalização e publicação aqui a ilustrar este texto.
Viva o 1º de Maio, este ano não fui à manifestação, mas estive lá em espírito!


1 comentário:

Abel Barreto disse...

Obrigado João Paulo pela tua partilha.
Desconhecia (ou não me lembro) deste acontecimento, o qual é simplemente memórável.
Abel Barreto