sábado, janeiro 03, 2015

MUDAR DE VIDA - JOSÉ MÁRIO BRANCO




Amanhã vou ter um dia em grande. Logo pela manhãzinha rumo à Coutada, em Ílhavo, e vou fazer uma coisa que depois hão-de ver aqui. De manhã vou-me lembrar desta parte do FMI, que evoca quando o povo se juntou para defender os seus interesses, no Souto da Casa (Fundão). Data que ainda hoje é comemorada e alguém grita: De quem é o Carvalhal? E o povo responde em coro: É nosso!!!. Diz assim o que escreveu o José Mário Branco: "Assim mesmo, por detrás das colinas onde o verde está à espera, se levantam antiquíssimos rumores, as festas e os suores, os bombos de Lavacolhos, assim mesmo, senti um dia, a chorar de alegria, de esperança precoce e intranquila, o bater inexorável dos corações produtores, os tambores. De quem é o carvalhal? É nosso!" Aqui está o link para ouvir no youtube esta parte do FMI, que quer dizer Fundo Monetário Internacional.http://youtu.be/_Adp77ivpT8?t=18m47s .
Depois vou fazer uma caminhada nas Dunas de S. Jacinto, já tenho as azeitonas temperadinhas e levo um frasquinho de compota de figo vermelho para o piquenique. É uma organização de um amigo que esta semana lançou o desafio, via Facebook, vamos lá ver se o dia se aguenta assim bonito como o de hoje.
E à tarde ainda vou a Aveiro ver o filme Mudar de Vida, documentário sobre a vida e obra do José Mário Branco, seguido de debate com a presença de um dos realizadores. Vamos lá ver se as pernas aguentam a pedalada, porque no final disto tudo ainda vou voltar a Vagos.

Sem comentários: