terça-feira, janeiro 13, 2015

RONALDO MAIS RICO, PAÍS MAIS POBRE

Hoje copio aqui o texto que o meu amigo Joaquim Ramos partilhou no seu Facebook, pela pertinência dos argumentos (é como se o Joaquim Ramos fosse contratado por um dia para ser correspondente do Malfadado na República Checa):

"Hoje fiz uma brincadeira: vi o telejornal checo e o telejornal português.


Dez minutos depois de começarem, os checos já tinham falado dos atentados em França, de uma fulana que está a responder na justiça deles e tinham passado ao de leve sobre o tema da queda do valor da Coroa Checa.

Os tugas estavam no Ronaldo.

Aos 35 minutos, os checos tinham falado de França, do processo da fulana, da desvalorização da moeda, da cooperação de segurança entre os próprios e os franceses, da visita do presidente Zeman à cidade de Pardubice, da situação humanitária na Ucrânia, das caixas negras do avião da Air Asia, do recorde de receitas turísticas obtidas pelos monumentos checos no ano transato (a Torre de Belém já abriu ao público ou ainda está fechada?), do carvão industrial, do jogo automático e de casino em Praga, de uma perseguição policial no centro da capital, do tempo quente (+6ºC!) e do vento forte - atípicos no país por esta altura - e de uma questão qualquer do partido político TOP 09.

Aos 35 minutos, os portugueses tinham falado do Ronaldo, de França, do facto de Obama não ter ido a França... E já tinham voltado ao Ronaldo outra vez.

Não é para um tipo se passar? E eu que até gosto de ver a bola e de ver o rapaz jogar...

Por acaso não vi passar (não deve ter dado. Não é importante) a reportagem sobre a abstenção de Portugal na votação sobre o milho transgénico no Conselho de ministros dos Assuntos Europeus (Portugal votou em branco, ao lado da Alemanha. Somos os maiores, carago! Estamos ao lado dos grandes!), votação essa que criou um dos mais interessantes (embora cada vez menos raros) paradoxos desta Europa de jogadas: a moção mais votada... Perdeu!
Isto depois de o Parlamento Europeu ter recomendado o chumbo dos trangénicos com um interessante resultado: 385 votos a favor, 201 contra e 35 abstenções. (Percebo: o resultado reprovante dos deputados eleitos por voto direto das populações não foi claro e, na dúvida, aprova-se a coisa!)

Depois do bacalhau marinado em polifosfatos, vamos ter TC1507 Herculex produzido nos frondosos campos de sequeiro da Bavária e da Westefália para as pipocas da Feira de S. Mateus. Alvíssaras!

São agora 20.53h em Portugal, e o Rodrigues dos Santos anuncia uma coisa qualquer sobre... A estátua do Ronaldo.

Claro que o país continua na merda porque, para além de um governo que acha que a ciência, a educação e a cultura são passatempos para privilegiados, temos uma classe crítica que emigrou e uma comunicação social que não merece o sofrimento que as gerações passadas sofreram para lhes deixar a liberdade de imprensa e o direito à informação; a investigação profissional e o direito ao sigilo das fontes.

Não é só triste: é penoso.

"Post Scriptum": são 20.57h em Portugal continental. José Rodrigues dos Santos acaba de apresentar uma reportagem sobre os 3 únicos portugueses que ganharam a Bola de Ouro: Eusébio (decorado com as saudosas imagens a preto-e-branco!); Figo (com a interessante nota do jornalista: "Cristiano Ronaldo tinha, na altura 16 anos!!"); e o nosso menino da Madeira. E o Telejornal (digamos assim!), lá continua com o solidó que anima as tardes do povo, de mãos nos bolsos, no adro da igreja.

Desligo a televisão.

Amanhã dou um exame aos meus alunos. Vou propor a análise de um texto do Ronaldo. Ou dos Rodrigues dos Santos. Num caso ou noutro, acaba por ser sempre "o esférico rolando sobre a relva"."

Sem comentários: