O meu primeiro contacto com esta obra arquitectónica foi há muitos anos atrás, em criança, quando ali passámos de carro, a família toda a olhar para uma obra estranha, com mau aspecto, num dia cinzento em Barcelona. Anos 70. Só ali voltei muitos anos depois, com a São, quando visitámos Barcelona, a caminho de Milão, mas não entrámos. Uma coisa já grandiosa e inesquecível, as obras continuavam e já as visitas turísticas eram aos milhares por dia. É precisamente com o dinheiro que os turistas pagam que as obras continuam na obra prima de Gaudi, a Sagrada Família.
Nesta viagem ao nosso reino, Barcelona estava obrigatoriamente no trajecto. E desta vez, já depois da visita do Papa, entrámos mesmo e aquilo estava já com um belíssimo aspecto. Não dá para fotografar coisas assim tão espectaculares, é preciso ver, sentir, admirar e, neste caso, ficar de boca aberta a olhar para cima.
Hoje, que é um dia especial para mim, descobri na net um vídeozinho do youtube, com imagens captadas também em Novembro, que mostra um pouco do que é esta obra. Aqui fica a ligação para esse pequeno vídeo, sem autorização prévia do autor...
1 comentário:
Já vi que o autor autorizou e coloquei um "gosto disto".
Fantástica a ideia de usar o dinheiro dos turistas para financiar a obra, é um pouco como a nossa eco taxa dos combustíveis, ou as portagens das scut... espera, afinal parece que esse dinheiro não se sabe bem para o que vai.
Um abraço JP e Zé, Grande viagem :)!!
Enviar um comentário