segunda-feira, agosto 19, 2024

ONTEM - MIL E UMA COISAS

 Há dias cheios, ontem foi um deles. Hoje é um novo dia, que ficará aqui no Malfadado com links variados que tinha aqui guardados para partilhar com os leitores.

A noite acabou com uma tripa quentinha, seguida de um animado concerto com o Buba Espinho em sexteto, um bocado do calor humano do Alentejo, na noite húmida e fresca da Gafanha da Nazaré. Um Festival do Bacalhau bem organizado, com variedade de expositores locais, muitas actividades, em que estiveram muito bem a Câmara Municipal e as associações locais.

Um dos links para partilhar era de um vídeo do António Luís Campos, sobre o caminho português da costa, dos Camiños de Santiago. Mas fui ver se não tinha já aqui partilhado e... sim, já em 2020 (link para o Malfadado). É bom verificar que o Malfadado tem guardadas boas dicas. O caminho da costa deve passar nas Gafanhas.

Ontem passei na nossa casinha gandaresa, entre regas e controlo de ervas, há sempre coisas para fazer. O que vai ficando sempre atrasado é a actualização da página do facebook (clicar aqui para visitar), mas já tenho para aqui no computador um monte de fotos para partilhar, com a diversidade da natureza que ali prospera.

Outro dos links para partilhar com os leitores é a entrevista à jovem realizadora de cinema Joana Botelho. Uma entrevista com a qualidade Coffeepaste, intitulada As Primeiras Vezes de Joana Botelho (link aqui directo para a entrevista, com possibilidade de pesquisar no site outras entrevistas ou agenda cultural ou formações ou divulgação de coisas ligadas à produção cultural).

Ontem passei na Feteira e na Telhadela (Cernache, Condeixa-a-Nova), onde tenho um importante núcleo familiar herdado da São. Foi uma visita de médico, tinha combinado com o meu cunhado Rui e com a sua filha Bruna uma visita mais demorada, mas houve um imprevisto e lá tivemos que adaptar os planos e improvisar. Lá estivemos a matar saudades de tias e primos, e a aprender um pouco sobre a genealogia dos Veiga. 

Ainda aqui guardado estava uma página dedicada a Ricardo Camatti, que guardei não porque já o conhecesse quando li esta notícia (link para o blogue Bandeira Vermelha), mas porque me fez pensar em que num mundo tão grande e tão diverso, há muita e muita gente que trabalha localmente em prol do colectivo, coisa que admiro e que gosto de praticar. E achei que fazia todo o sentido uma homenagem no Malfadado a este grande defensor da justiça social.

Ontem fui a casa dos meus amigos Alexandre (do blogue amigo Acantonado - aqui ao lado esquerdo uma lista deles) e Luísa para ir montar uns pneus novos na bicla dele, antiguinha mas do tipo de corrida. Tinha a bicicleta parada há uns meses largos, por causa de um furo, e estava na hora de deixar a bicicleta impecável, pelo que optou por substituir os pneus já algo gretados por uns novos. Trabalho feito, faltam agora um calço de travão e um raio para a bicicleta ficar como nova. Ainda dei um beijinho à grande senhora Rosa Branca, já muito debilitada mas ainda de olhar bem vivo, e saí de lá com o estômago mais docinho e com pêssegos e maracujás no alforge do Xtra Cycle (que agora com o apoio eléctrico já sai mais vezes em serviço!)

O último link para partilhar é do blogue A Nossa Rádio, e anda aqui desde a Primavera. Fala sobre o Festival da Primavera na cultura chinesa, e partilha uma música do Rão Kyao com uma chinesa, Lu Yanan.

Sem comentários: