Este ano apareceu um manifesto, assinado por 50 individualidades do mundo da política, onde se fala da podridão do sistema judicial, especialmente na parte em que afecta o funcionamento da democracia. Também ela a funcionar mal, não se adaptando aos tempos da aldeia global e do excesso de desinformação. Os signatários não colhem a minha simpatia, mas de facto o documento que todos assinaram expõe graves problemas e aponta algumas correcções necessárias, sem no entanto apontar as vias para as implementar.
O Manifesto apareceu depois da queda de dois governos da República terem pedido a demissão, na sequência de investigações do Ministério Público. Mas os casos Sócrates e BES, e o modo como a lentidão e o amiguismo acabam por beneficiar os infractores mais poderosos, ajudam a compor a moldura para o surgimento desta iniciativa.
O Manifesto apareceu no dia 1 de Maio e depois aos 50 iniciais juntaram-se mais 50. É o que aparece no site (link aqui). Mas é bastante elitista, não criaram uma petição pública, nem respondem a emails. Têm 100 subscritores públicos nesse site, a partir de agora têm 101 subscritores públicos, ainda que a minha assinatura seja pública apenas aqui no Malfadado.
Sem comentários:
Enviar um comentário