Só para registar aqui a reclamação que acabei de enviar para os gestores do Cartão Universo (Cartão Continente).
"Prezados Senhores
Venho, por este meio, apresentar em conjunto uma Reclamação, um Pedido de devolução de verba indevidamente facturada e ainda uma Solicitação de reparação de cobranças abusivas.
Toda a situação é iniciada quando li um email enviado pelo Cartão Universo (noreply@universo.pt), cujo assunto desde logo chamou a minha atenção: "Está actualmente a beneficiar de condições especiais por ter o Plano de Preçário Light". Chamou a atenção porque eu sei que não beneficio de nenhuma condição especial, enquanto aderente e utilizador do Cartão Universo (cartão Continente). O email, datado de 19 de Abril, às 22 horas, não vem assinado e comunica, em apenas dois curtos parágrafos, que estou a beneficiar de um preçário mensal, que tem um custo de 4,90 euro e que, se quiser cancelar esse "benefício", tenho que ter o trabalho de entrar na minha área de cliente on line e cancelar. E foi o que fiz, mas tenho que dar sequência a esse processo, uma vez que me parece estarem reunidas as condições para vos dirigir este conjunto de três textos que exigem a vossa atenção e resposta urgente. E que passo a apresentar, devidamente numerados e identificados com maiúsculas.
1 - RECLAMAÇÃO
A minha reclamação deve-se ao facto de terem incluído as contas dos vossos clientes que nunca aderiram a nenhum preçário, e que portanto utilizam o Cartão Universo sem terem qualquer despesa associada, num preçário que consideram unilateralmente como Leve ("light", em inglês), e que faz com que os clientes do Continente passem a pagar uma mensalidade fixa. Não sei se os gestores do Cartão Universo pensam que os clientes são todos parvos, mas eu sei o que penso sobre este tipo de gestores, escusando-me de o referir aqui nesta reclamação. Mas esses mesmos senhores sabem certamente que muitos dos clientes não lêem todos os emails que recebem a cada dia, e muitos deles, mesmo que leiam, não têm a literacia em português suficiente para entender o que lá vem escrito. O facto de nunca terem contactado os clientes para perguntarem se querem aderir de livre vontade a um preçário mensal, nem comunicarem previamente, com a antecedência obrigatória, a alteração das condições contratuais é muito grave. Tal como eu, que nunca subscrevi tal plano, nem aderi de qualquer modo, imagino que fizeram o mesmo aos milhares de clientes nas mesmas condições. Virem, a posteriori, comunicar que se tem um Plano especial e vantajoso de um tarifário mensal de quase 5 euros, é revoltante e ignóbil. Devem saber também os senhores gestores, que mesmo os clientes que abrem no seu email os extractos mensais detalhados, não devem ler com toda a atenção todo o documento, principalmente a parte final. E é precisamente nessa parte final que aparece a menção a esta despesa suplementar, o que me demonstra bem e à saciedade todo o inqualificável processo de sacar uma boa renda para lucro aumentado da estrutura comercial do Cartão Universo. Se multiplicarmos este valor leve pelos 12 meses do ano, e por um número aproximado de vítimas deste esquema maquiavélico de 500 mil pessoas, facilmente os lucros têm uma subida de cerca de 25 milhões de euros. Para os gestores, comparar 25 milhões com o lucro de 2023 do Grupo Sonae de 357 milhões (resultados líquidos), é realmente um resultado leve ("light").
2 - PEDIDO DE DEVOLUÇÃO DE VERBA INDEVIDAMENTE FACTURADA
Agradeço que procedam à devolução imediata do valor indevidamente facturado no meu extracto mensal por adesão a este Plano de Tarifário ao qual nunca aderi de livre vontade, nem me foi comunicado antecipadamente por nenhum meio que me permitisse aceitar esta alteração unilateral de condições contratuais.
3 - SOLICITAÇÃO DE REPARAÇÃO DE COBRANÇAS ABUSIVAS
Agradeço que seja analisada ao mais alto nível da gestão do Grupo SONAE e das entidades bancárias associadas ao Cartão universo esta situação, e que a mesma seja reparada, revertendo todos os casos em que os clientes estão a ser lesados por estas cobranças suplementares abusivas. Solicito que considerem dedicar parte dos lucros que têm a projectos de conservação da natureza, como por exemplo os Centros de Recuperação de Animais Selvagens ou a Rede de Micro Reservas Naturais da Quercus. Seria uma forma simpática de reconhecer o trabalho desenvolvido por inúmeras pessoas que dedicam parte das suas vidas de forma voluntária a um bem comum. E de publicamente poderem pedir desculpa e promover uma melhor imagem das instituições envolvidas nestas cobranças abusivas. Apenas um milhão de euros , isso sim, uma verba levezinha, seria realmente uma ajuda transformadora para qualquer projecto de intervenção positiva na defesa do ambiente.
É quase irónico esta situação acontecer exactamente no mesmo período em que escrevi no meu blogue pessoal um grande elogio à forma como funcionam os descontos em Cartão Continente. Claro está, que me reservo o direito a copiar esta minha correspondência no mesmo blogue, ficando assim de acesso livre a toda a gente, com a garantia que depois publicarei a resposta, ou a falta dela, a estas minhas três solicitações.
Com os meus melhores cumprimentos"
Se tiver resposta, disso darei conta aqui no Malfadado. Quase a fazer os 50 anos do 25 de Abril, é incrível como certos senhores voltaram a estar na mó de cima, fazem o que lhes apetece e gozam dos benefícios da classe política, que ainda por cima é eleita pelos da mó de baixo, de forma alegre e estupidamente favorecedora desta classe de políticos que defendem a direita das negociatas e do nacionalismo anormal.
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