aqui se narram as aventuras de um portuguesito que desde tenra idade é vítima de erros vários, mas com abertura para outros textos de reflexão e de intervenção cívica
segunda-feira, outubro 17, 2022
DESANUVIAR COM CULTURA - O PREÇO DOS CEREAIS AJUDA A MOTIVAR PARA DEIXAR DE COMER PÃO
domingo, outubro 16, 2022
PERSONALIDADE E INTESTINOS - A CIÊNCIA DA ECOLOGIA APLICADA AO MICROBIOMA
A notícia não é de hoje, mas é interessante saber que em Portugal se está a contribuir para o grande avanço em termos mundiais no estudo das relações entre a qualidade do microbioma intestinal e a qualidade de vida. Não é só a comida que influencia a complexa teia de vida que transportamos na barriga, mas é certamente determinante. E essa vida dentro da nossa vida explica muito daquilo que procuramos e daquilo que somos. Fica aqui o artigo que saiu no DN, para quem quiser ler. E para quem tiver problemas de saúde, o conselho de procurarem a medicina funcional e, se possível, terem alguém que depois possa apoiar na mudança de hábitos. É que mudar sozinho fica sempre para depois...
sábado, outubro 15, 2022
30 ANOS DEPOIS - GRIFO EM COIMBRA, REPORTAGEM RTP
De facto não me lembro nada deste dia em que a RTP filmou, e tenho a agradecer ao Jorge Infante o ter desenterrado isto dos arquivos da RTP (link para clicar, site RTP). É que sou mesmo eu que apareço, junto ao Armando Carvalho e ao grifo, que se calhar me sobrevoou uns anos depois quando eu andava ali pelo Monte Barata. Que comemora também 30 anos de pertença à conservação da natureza.
sexta-feira, outubro 14, 2022
4 MESES DEPOIS - OUTRA EXPLICAÇÃO DEVIDA
Aqui estou novamente a explicar a ausência de textos, memórias, músicas e sugestões culturais. 2022 vai ser mesmo o recorde neste Malfadado, de menos registos. Não planeei, e de facto pensei que seria um ano normal, mas não está a ser. Em Junho apanhei COVID, pela segunda vez. Variante Ómicron, linhagem BA.5. Sintomas muito ligeiros, febre baixinha e má disposição ligeira, algum cansaço. 3 dias depois estava pronto para outra. Foi o que pensei...
Nem fiz teste nem nada, pois por força de dar apoio familiar (tomar conta de sobrinho-neto, puto lourinho, enquanto a sobrinha trazia ao mundo mais um rapazito, puto morenito) contactei com pessoas infectadas e com o mesmo tipo de sintomas. Foi a minha contribuição para a imunidade de grupo. O problema foi depois, andava com um grande cansaço, nas pernas principalmente (que associava ao ritmo sempre acelerado), e fui ao médico com uma queixa nova: à noite ficava com azia depois do jantar. O meu grande médico analisou-me e foi peremptório: o Covid tinha passado mas tinha pela frente 2 meses para recuperar. O sistema fígado-baço tinha sido apanhado e como tal era como se tivesse covid durante as próximas semanas. A azia, coisa estranha em mim, devia-se ao facto de chegar à noite com a minha energia tão em baixo que nem sequer conseguia digerir a refeição. Descanso e ter cuidado, foi a "medicação" prescrita. Que não tomei nas devidas doses, o que fez estender a recuperação. É que no Verão é preciso regar as plantas plantadas e colher a fruta e cuidar de que não se estrague, aqui, ali e acolá, sempre a correr.
Pelo caminho ficaram muitas histórias por contar, algumas coisas ficaram no facebook, um dia repesco-as para aqui, pode ser que as coloque na data devida, parecendo que não estive ausente. Tinha saudades do Malfadado, mas a energia era tão pouca que nos momentos mais parados nem me apetecia ligar o computador. Fica aqui o registo de como foi esta infecção, para futuros estudos da pandemia. Ah, a Zé esteve sempre comigo e fazia testes diariamente, mas em vão: nem positiva, nem sintomas. E no dia a seguir a mim, também esteve a tomar conta do puto lourinho.
sábado, outubro 08, 2022
THE BLUES EXPERIENCE - DOSE 2
Neste intervalo sem notícias há a registar um concerto em Ovar, ao ar livre. O frio que toda a gente apanhou... mas a música, ao vivo, foi excelente. Fica aqui uma música que vem no CD que entrou para a minha rica colecção, devidamente autografado, pois claro.
sexta-feira, outubro 07, 2022
UMA FOTOMONTAGEM FELIZ E COM FELICIDADE
Vai para dez anos esta brincadeirinha da minha amiga Zézinha Romão, juntando-me a duas grandes amigas que vivem com ELA, e que está perdida no facebook, recuperando-o agora aqui para a actualidade: neste link, video Fb. Só para aliviar... e recordar, e viver.
quinta-feira, outubro 06, 2022
ISABEL LOPES - EM JEITO DE MEMORIAL
Na internet pesquisei para ver se aparecia algum texto de homenagem, fosse de alguém de Monsanto, de Idanha-a-Nova ou de Faro, ou até mesmo do Porto, onde em 2021 abriu um pequeno negócio de mercearia (Há Beira na Formosa), mas não encontrei nada. Nem uma foto. Por isso coloco aqui duas fotos que roubei do seu Facebook, enquanto não deito mão a outras fotos que devo ter, ou do arquivo da Quercus Castelo Branco.