segunda-feira, junho 22, 2020

SALADA DE ABOBRINHA E AMEIXAS

Aqui fica esta receita simples e muito eficaz, numa altura em que as abobrinhas existem nos quintais e se comem de mil maneiras. Esta é a maneira 1001 de as comer, aproveitando as primeiras ameixas.

Ingredientes:
1 abobrinha
2 ameixas vermelhas grandes nada maduras, rijas e ácidas
temperos: flor de sal, óleo de girassol primeira pressão a frio, 2 amêndoas (amargas) picadas com a faca, levedura de cerveja para polvilhar levemente, um pouco de orégãos, 1 colher de chá de compota.

Ralar a abobrinha e as ameixas e temperar antes de comer. Com o passar dos minutos vai largando líquidos, por isso deve ser consumida imediatamente. Mas se largar líquidos pode-se comer na mesma, o aspecto é que fica diferente. E esse molho resultante também se come bem. Eu usei uma compota que fiz em que misturei pera, abóbora e framboesa, mas pode ser usada outra com sabor ligeiro e frutado. Claro está que os temperos podem variar, em vez das amêndoas amargas podem usar-se outras amêndoas ou frutos secos picados, a levedura de cerveja é em tão pouca quantidade que pode ser substituída por alguma pimenta.

Sem comentários: