segunda-feira, setembro 10, 2018

MARIA JOÃO - AGORA MUDA TUDO

Que loucura, consegui reviver os tempos áureos do Clube de Fãs da Maria João. Mas fiz uma coisa que nunca tinha feito: ver 3 espectáculos seguidos com a Maria João no seu melhor nível, 3 espectáculos com formações diferentes, 3 espectáculos cada um na sua cidade.
Aqui vai o relato com videozinhos para ajudar:
Dia 7 em Aveiro - Depois da extraordinária actuação ao pôr-do-sol do Trio Lokomotiv (eles mesmo, os veteranos Carlos Barreto, José Salgueiro e Mário Delgado), a 1ª edição do Aveiro Jazz Sunset e Meia trouxe para ali, mesmo ao lado dos canais, num espaço ao ar livre e de acesso gratuito, um espectáculo do(s) Ogre. Foi tão bom, estar ali mesmo à frente, uma noite agradável e aquela música poderosa. Fica um videozinho partilhado pelo virtuoso André Nascimento:


Dia 8 em Coimbra - Espectáculo marcado para a enorme e excelente sala do Convento de S. Francisco. Nem sequer sabia qual era o projecto que se ia apresentar, não tive tempo para pesquisar, e a Maria João (na véspera) só me disse para eu ir, ainda insisti para me dar umas pistas e ela disse que era música contemporânea e que até ía cantar estilo ópera nuns bocadinhos. Com a ajuda do João Farinha, lá ficou um convite na recepção do Convento. Imaginava eu que a sala estaria bem compostinha por um público interessado, mas enganei-me. Não estava vazia, mas uma plateia muito fraquinha. E eis que perante os nossos olhos, e envolvendo aquele ambiente, acontece um belíssimo espectáculo musical. AGORA MUDA TUDO op.55 é um ciclo de canções para voz e ensemble, ideia do compositor e maestro Nuno Côrte-Real. José Luis Peixoto escreveu as letras das canções. Com o Ensemble Darcos, este espectáculo estreou em Junho de 2017 em Torres Vedras. Temos enormes artistas em Portugal, temos gente que aposta em trazer bons espectáculos a uma cidade universitária, foi um espectáculo marcante e muito pouco visto, que resulta muito bem, com a variedade musical, as letras, os intérpretes, as explicações do compositor e maestro entre algumas músicas. Mas temos também a cidade de Coimbra, que nessa noite deixou a sala muito mal preenchida. Pérolas a porcos... mas eu estava lá, e agora pesquisei para ver se apanhava umas imagens e não é que consegui umas filmagens do espectáculo todo? Aqui ficam as pérolas em formato de canção (aguardando-se a gravação em CD):

AGORA MUDA TUDO from Nuno Côrte-Real and Darcos on Vimeo.

Dia 9 em Lisboa - Espectáculo marcado para o Museu Nacional de Arqueologia (ao lado da entrada principal dos Jerónimos), um evento organizado pela Embaixada da Indonésia, com a Maria João e João Farinha a tocarem junto de músicos indonésios (um grupo reunido pelo reconhecido Dwiki Dharmawan). Entrada livre mas com convite levantado na recepção. Sala improvisada para o evento, com poucos lugares disponíveis, a sala estava lotada. Tinha ido a Lisboa para participar numa reunião da Quercus, e tinha autocarro marcado para regressar a Coimbra, pelo que com os discursos da praxe e os atrasos, começou atrasado e tive que sair a meio da apresentação, quando a Maria João e o João Farinha também deixaram o palco apenas para os músicos indonésios (link para o relato do concerto no Jazz.pt - clicar aqui). Mas valeu bem a pena a correria, teria ficado até ao fim com todo o prazer.

Foi assim que estabeleci um novo recorde entre os fãs da Maria João, agora muda tudo!

Sem comentários: