sexta-feira, fevereiro 26, 2016

CIMEIRA MEDICINA FUNCIONAL - MICROBIOMA

A inscrição é gratuita, mas para os mais interessados eu aconselharia a compra antecipada desta cimeira, porque é em áudio, e comprando mandam os textos das transcrições. É que ouvir só, sem imagem, às vezes dificulta a compreensão. O tema é a coisa mais revolucionária da medicina, e no entanto é uma coisa que eu já percebi completamente: toda a vida que transportamos no nosso interior e a forma como a alimentamos e lhes damos condições de vida, influencia a nossa saúde mas também a nossa maneira de ser. E se andamos a envenenar todos os dias esses nossos companheiros desta viagem que é a nossa vida, o que podemos esperar de bom?
Fica aqui a partilha, quem nunca participou nestas cimeiras sobre temas de saúde, agora é um bom dia para começar, inscrevendo-se gratuitamente (clicar aqui para página de apresentação e inscrição). Só para quem chega ao inglês, pois claro... Começa já por estes dias!!!

quarta-feira, fevereiro 24, 2016

PETIÇÃO EUROPEIA - EXIGIR TRANSPARÊNCIA

A pedir para que as grandes empresas sejam transparentes e não possam fazer como agora, que fogem a pagar os impostos devidos aos países onde lhes é permitido ganhar fortunas incalculáveis. Incluindo, pois claro, os bancos! Eu já assinei e hoje partilho aqui, é importante partilhar com amigos e conhecidos.... e até desconhecidos, porque eu sei lá quem anda a ler as coisas aqui no Malfadado...
LINK PARA A PETIÇÃO (clica, vai para a página da EPSU)

terça-feira, fevereiro 23, 2016

AINDA A ESCÓCIA

Não está nos nossos planos voltar à Escócia, mas deixámos ainda muito por ver e experimentar, e de vez em quando aparecem coisas novas, como esta intervenção de arquitectura que partilho aqui neste link, uma pirâmide de madeira para as pessoas apreciarem melhor a paisagem de um dos grandes lagos. Fica o convite para verem as fotos disponibilizadas aqui.

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

CARNAVAL EM CÁDIZ

A propósito da situação política em Espanha, que ando a acompanhar para ver se o PSOE consegue fugir a novas eleições, fugindo também à esquerda, uma nossa amiga de Cádiz, que não pediu o anonimato, enviou-me este videozinho de 6 minutos e meio. Não aconselhado para pessoas que não entendam bem espanhol. E termina assim: "votantes, votantes, haberlo pensado antes!!!"

sábado, fevereiro 13, 2016

SERVIÇOS MÍNIMOS BANCÁRIOS

Já estou a usufruir. Assim, sim, sem despesas de manutenção. Há condições a cumprir, tudo bem, nada de extraordinário. Mas há que não ser roubado pelos bancos mais do que eles já roubam às pessoas todos os dias. Ladrões!!!
Link para a página onde se fala sobre estas contas (clicar), porque não são iguais as condições em todos os bancos. O meu banco é um dos que mais desrespeita os clientes, o BPI. À minha conta já escrevi umas páginas no Livro de Reclamações, já me devolveram dinheiro mas nunca satisfazem as minhas solicitações. Mas eu não desisto...

sexta-feira, fevereiro 12, 2016

AUDIÊNCIA COM COMISSÃO PARLAMENTAR - TRANSGÉNICOS

Uma boa palestra esta. Para isto servem os deputados eleitos, representarem as pessoas devidamente informados. O CIDIHC enviou um pedido para a associação ser ouvida na Comissão Parlamentar do Ordenamento do Território, por causa das ilegalidades na Coutada. Que continuam, agora é uma ponte pedonal sobre a Ria de Aveiro, sem licenciamento. Mas pior que ver criminosos à solta é ver como as entidades que deviam actuar protegem esses criminosos só por serem pessoas com muito poder. Posso enviar a quem me pedir os ofícios que o CIDIHC recebeu em resposta às suas denúncias para as autoridades actuarem. Parece um concurso para ver qual das entidades parece mais incompetente, mas sempre com um objectivo: não chatear os criminosos e ver se a obra se acaba e depois já está o facto consumado. E um dia destes estes ofícios hão-de ver a luz do dia, mas enquanto andarmos em respostas a respostas vamos com calma, para ver até onde chega a influência dos influentes.
Mas hoje partilho aqui esta audiência com pessoas que bem conheço, com um assunto tão importante para o nosso futuro (link para página da AR com o video da audiência).

quinta-feira, fevereiro 11, 2016

MAS PORQUE PUNHETA...

"No hay excusas para no votar a favor de que comience el debate sobre esta Ley"Já sabemos que em Espanha se utilizam os palavrões mais do que em Portugal. Mas quando os políticos as usam no Parlamento, a coisa fica ainda mais engraçada. Com o Podemos podemos esperar uma nova política, mas também uma nova postura dos representantes do povo. Neste link (clicar aqui) temos a Teresa Rodríguez, no parlamento andaluz, a fazer uma pergunta muito importante na sua intervenção. Porque é que os partidos não se conseguem entender para uma coisa concreta em benefício das pessoas que os elegeram? Mas utiliza uma expressão curiosa... (o video deve arrancar já pertinho dessa pergunta)

terça-feira, fevereiro 09, 2016

JÚLIO RESENDE AO PIANO

A nossa música portuguesa tem intérpretes e compositores muito bons. Quando s efala de piano o grande destaque vai para o Mário Laginha, pois claro! Mas hoje partilho aqui este pequeno video youtube do Júlio Resende (de onde podemos aceder facilmente ao canal dele (link aqui) com muitos videos), que pode bem acompanhar com os meus textos revolucionários. Isto foi o que escreveu ele em 2014:
"Estamos reféns de quem? Estamos reféns de quem escolhermos.
E podemos escolher quem quisermos?
Sim. Aproveite! Uma cascata começa apenas com algumas gotas de água.

Júlio Resende - 25 de Abril: Sempre! Filhos da Madrugada/Canto Moço"

domingo, fevereiro 07, 2016

PEQUENA PAUSA NO CAMPING MIRA

Dá mesmo jeito um Camping Municipal com bungalows entre Vagos e a Ereira. Voltámos lá e foi mais uma vez de excelência, boas instalações, muito sossego, pessoal muito atencioso, boas caminhadas e boas fotografias. Aqui partilho algumas fotos da vida selvagem, gosto que o Malfadado tenha imagens a decorar













:

sábado, fevereiro 06, 2016

TERESA RODRÍGUEZ COMPARADA COM SUSANA DÍAZ

Gosto desta Teresa, que representa o Podemos da Andalucia. Numa entrevista que está disponível no You Tube, a determinada altura, o entrevistador diz-lhe que a comparam com a líder PSOE da Andalucia, que não gosta nada do Podemos. Aqui fica neste link, (clicar aqui) que abre precisamente na altura em que aparece a pergunta. Aprecio o estilo da resposta, que primeiro responde com uma pergunta ao entrevistador e depois, com aquela pronúncia andaluza, explica muito bem as diferenças entre uma e outra!

sexta-feira, fevereiro 05, 2016

NOVO ORÇAMENTO - RESSABIADOS E ESTÚPIDOS

Ele há coisas que não gosto de ouvir. As mentiras, quando expelidas por pessoas a quem dão tempo de antena, podem mesmo irritar-me. Depois de uns dias com as pessoas ligadas às negociatas de PSD e CDS andarem a assustar com o fantasma da Comissão Europeia chumbar a proposta de orçamento do governo de esquerda de António Costa, e quando já se adivinhava que o mesmo orçamento ia mesmo passar no crivo dos burocratas de direita que se sentam na Comissão, começaram as críticas, algumas com ironia, dizendo que afinal tanta coisa que a austeridade ia acabar, mas afinal vinha aí mais austeridade.
Que eu saiba o PS nunca disse que ia acabar com a austeridade, apenas disse que era contra a austeridade cega e que atacava apenas o que era público, com privatizações e negociatas sempre a favor de privados amigos. Mas pronto, afinal quem é que pode dizer que é contra a austeridade de um modo geral, no que diz respeito à gestão dos dinheiros públicos?
E de facto há uma inversão das políticas, neste novo orçamento os aumentos de impostos são apenas em certos sectores. E há quatro sectores que eu tenho mesmo que comentar aqui - bancos, gasolina, automóveis e restauração (a descida do IVA).
1 - BANCOS - Dizem os amigos do PSD/CDS, como eu ouvi uma comentadora da Antena 1, Helena Garrido (link para este comentário) que não se deve pressionar os bancos para pagarem impostos. E apesar de ser uma medida levezinha, que ainda mantém muitos dos inúmeros benefícios dos bancos, esta gentinha ainda vem para a comunicação social defendê-los. Estas palavras desta gaja, que é apresentada como especialista e cuja opinião influencia milhares de portugueses, são de antologia. Até chorei, com pena dos bancos e dos administradores e banqueiros. Depois de nós contribuintes, que somos todos, termos sido obrigados a contribuir para encher os banqueiros de dinheiro, é preciso lata para os vir defender, e defender que não se devem aplicar impostos especiais à banca. Até ouvi um outro comentador dizer que se devia era olhar para o sector da energia e deixar os bancos em paz.
2 - GASOLINA - É ouvi-los a queixarem-se, que vai ser o maior aumento dos últimos 16 anos, que com este aumento as empresas transportadores não vão aguentar, que com este aumento as pessoas vão ser muito penalizadas, que com este aumento tudo vai aumentar, porque tudo depende da gasolina e do gasóleo, que os impostos sobre os produtos petrolíferos já são bem acima dos 50% do valor de venda. Mas a questão é que estes senhores que agora se queixam, quando há uns meses atrás a gasolina e o gasóleo estavam à volta do euro e meio por litro, não andavam para aí a fazer manifestações e a falar nos meios de comunicação social, que com esses valores era impossível viver. E como ninguém se queixou, nem deixou de abastecer combustível para andar a trabalhar, mas também para muitos passeios e idas ao café, quando os combustíveis estavam mais caros do que nunca, muito mais do que nos últimos 16 anos, é fácil de perceber que quem usa automóvel pode muito bem ajudar a pagar o orçamento do estado, até porque o petróleo (os automóveis também) desequilibra a balança de pagamentos. E não me venham com essa conversa de que ao subir o gasóleo sobem todos os preços para o consumidor, porque quando o gasóleo estava proibitivo assistimos à descida de muitos preços, que dependem mais do preço das coisas nos mercados mundiais. Mesmo com mais 10 cêntimos por litro, se até ao final do ano o petróleo se mantiver baixinho (como convém para não enriquecer russos, venezuelanos, angolanos e etc), é certinho que nunca se pagariam os combustíveis tão caros como já se pagaram. E em boa verdade, este imposto suplementar pode sempre ser retirado em qualquer altura. Não nos podemos esquecer que com os combustíveis bem mais baratos, a própria colecta do IVA levou um rombo. E quem tem automóveis pode bem pagar um pouco mais.
3 - AUTOMÓVEIS - Vai subir o imposto de circulação para quem tem automóveis a andar nas estradas, e vai subir o imposto para quem quer comprar carros novos. Com a enorme oferta de carros novos e relativamente baratos que existe no mercado, quem precisar de comprar um carro novo é certo que pagará um pouco mais, mas este imposto poderá ser bem mais significativo para quem gosta de trocar de carro com frequência e gosta de carros mais caros e mais potentes. E para esses, não será por isso que deixarão de ter dinheiro para custear um carro um pouco mais caro. E para quem precisa mesmo, e tem mesmo dificuldades financeiras, há sempre a hipótese de recorrer ao enorme mercado de carros em 2ª mão. E os carros ficarem mais caros é sempre um bom incentivo para as pessoas usarem meios de deslocação mais amigos do ambiente e da sua própria saúde. Só falta mesmo é haver bons incentivos para quem compra uma bicicleta para as suas deslocações diárias. Uma boa bicicleta de cidade pode chegar a custar 250 euros, e para quem tem a sorte de ser explorado em troca de um salário mínimo e tem um agregado familiar para sustentar, ainda é um valor significativo.
4 - DESCIDA DO IVA NA RESTAURAÇÃO - Dizem os ressabiados e estúpidos, tentando semear a revolta junto dos eleitores que promoveram a esquerda no parlamento, que da descida do IVA na restauração não vai resultar nenhuma descida dos preços dos restaurantes. De facto, a descida do IVA, o mesmo IVA que foi subido pelo PSD e CDS, tem sido uma luta constante do sector da restauração. Muitos empresários não aguentaram as dificuldades dos tempos da Troika. Para estes, como para outros empresários, as ajudas às empresas bancárias foram um insulto, uma humilhação. Para estes não houve apoios do erário público, muito pelo contrário, a subida do IVA, em conjunto com a dificuldade de algumas famílias em conseguir frequentar restaurantes, foi a gota de água e morreram economicamente afogados. A grande questão da descida do IVA nunca foram os consumidores a pedirem, para terem acesso a refeições mais baratas. A descida do IVA é para resultar num maior desafogo dos empresários da restauração. E de facto há restaurantes onde 10% de descida do IVA pode ser reflectido no preço das refeições. São os restaurantes mais caros, onde o preço das refeições não tem nada a ver com os custos com matérias-primas ou com mão-de-obra. Se um prato custa entre 20 e 40 euros, bem poderiam baixar o preço do prato, entre 3 e 5 euros. Mas são precisamente estes senhores que ganham fortunas, e que andam ressabiados com a esquerda, que não vão baixar os preços dos seus menus. Ah! E há também aqueles que dizem que afinal o IVA não baixa na restauração, só na comida que aí é servida, porque as bebidas vão continuar a pagar 23%. É mais do que justo, o vinho, os refrigerantes, a cerveja não são alimentação e há gente que gosta mesmo de abusar das bebidas, e é precisamente nas bebidas onde os restaurantes obtêm as maiores margens, pelo que é justo que quem bebe, e gosta de bebidas caras, ajude a pagar a factura da má gestão das finanças públicas das décadas passadas. E há que ver que são precisamente as pessoas desta classe, que gostam de vinhos caros nos restaurantes, que andam mais ressabiados.
Por mais que tentem fazer das pessoas estúpidas, fiquem a saber que aqui para os meus lados a coisa não pega.
Aqui para os meus lados não há nenhuma subida de impostos, aqui para os meus lados ninguém dá com uma mão e tira com outra, neste caso dá a uns e vai buscar o que é justo a outros. No geral vamos ver os resultados, mas parece-me que aqueles (muitos) que vivem com mais dificuldades vão ficar mais desafogados, e que aqueles (poucos) que vivem acima das suas possibilidades, vão finalmente começar a ajudar a pagar a crise, muito pouco, mas já é um início!

quinta-feira, fevereiro 04, 2016

MAIS ILEGALIDADES NA COUTADA - PCI-SA

Depois de deixarem os senhores administradores (autarcas, reitores e outros que tais) da empresa PCI-SA praticar uma série de ilegalidades, eis que temos mais uma a ser levada a cabo. Desta feita é mais uma ilegalidade gritante e já foi denunciada há mais de um mês. Trata-se de uma obra e apesar de ilegal continua a ser desenvolvida. É uma ponte que está a ser construída mesmo em cima da Ria de Aveiro, em terrenos da Reserva Ecológica Nacional e em plena área protegida, pois é em ZPE e num SIC (estas siglas são Zona de Protecção Especial e Sítio de Importância Comunitária). Mas acham que as autoridades (in)competentes fizeram alguma coisa depois de receberem as denúncias? Como é tudo gente amiguinha, e como já deixaram fazer outras ilegalidades, toca de permitir mais estas. Mas o mais caricato desta situação, e que posso enviar por mail a quem me pedir, foi termos recebido dois relatórios, passado um mês das denúncias efectuadas (com carácter de urgência), onde a GNR (através dos seus especialistas em questões de legislação ambiental, o SEPNA) vem dizer que a obra é da responsabilidade da Universidade de Aveiro (está escrito) e que a mesma obra tem RECAPE e autorização do ICNF. Ora ter RECAPE não autoriza nada e ter autorização do ICNF não se verifica. Que se pode concluir de um relatório de tão fraco calibre???
O outro relatório veio da CCDRC, organismo que tem vindo a favorecer esta empresa privada, a PCI-SA. E que dizem estes senhores? Que a obra é legal porque aparece nos "desenhos" da Declaração de Impacte Ambiental, a DIA. Mas não referem o que diz a DIA em relação às limitações e permissões necessárias para construir esta ponte. Que se pode concluir de um relatório de tão fraco calibre???
Que se pode concluir de nem sequer abordarem, os dois relatórios, o facto que denunciámos também, e sublinhámos, da obra não ter ali nenhum cartaz identificativo, com as licenças e alvarás obtidos???
Como me disse um grande amigo no Facebook, quando eu partilhava estas lutas contra este negócio de especulação imobiliária: " João Paulo, está visto que o assunto é incómodo para muita gente. Ninguém lhe quer pegar, nem ao de leve. Fizeste o que tinhas a fazer e fizeste bem. Mas não esperes milagres. Eu explico:
Nas forças de autoridade, haverá certamente quem conheça o procurador do MP, que por sua vez conhece alguém na Câmara, que é amigo do reitor e do empreiteiro Manuel. É assim que as coisas funcionam neste pobre país. Se a coisa dá dinheiro, ninguém faz nada. Se a coisa não dá dinheiro, ninguém nada faz.
Tenta a Associação Integridade e Transparência. Por fora do sistema, talvez consigas lá chegar.
Abraço, Amigo."

Acabou de sair então um documento extenso para a Provedoria da Transparência e Integridade Associação Cívica, vamos lá ver o que nos podem trazer de novo... enquanto esperamos respostas do ICNF, do IGAMAOT e do Gabinete do Secretário de Estado do  Ambiente e do Ordenamento do Território, estamos a caminho de 6 semanas da denúncia enviada.
Pode ser que não haja nenhuma corrupção, mas o cheiro a esturro é intenso... e não há cheiro sem uma causa!
Link para a página oficial do CIDIHC na internet (página Facebook), clicar aqui.

quarta-feira, fevereiro 03, 2016

DOCINHO DE LARANJA

No ano passado fiz doce de tangerina, mas ficou muito escuro e bastante líquido. De sabor está bom, mas de aspecto não fiquei nada satisfeito. Como usei as tangerinas da Ana Cardoso, depois levei-lhe um frasquinho e ela disse-me que uma amiga lhe tinha dado um doce de laranja, mas com uma cor e consistência muito diferentes. Isso eu quero ver! E de facto, lá estava um docinho lindo de morrer, e também muito saboroso. Pedi-lhe logo para falar com a amiga e sacar a receita. E este ano deitei mãos à obra, com laranjas da Ana Cardoso, mas poderiam ter sido de qualquer outro laranjal sem produtos químicos, por acaso foi só para aproveitar laranjas caídas no chão, que este ano começaram a cair muito cedo. Lá adaptei a receita ao meu estilo e aqui está ela, antes mesmo de a juntar às minhas receitas on line:

A RECEITA DO DOCINHO DE LARANJA
Lavar as laranjas e depois descascar apenas a pele cor-de-laranja, descascando tiras largas mas com pouca parte branca, e sem preocupações de aproveitar toda a pele de todas as laranjas. 2/3 de toda essa pele é mais do que suficiente para esta receita. Reservar essas peles obtidas numa tigela com bastante água, guardando no frigorífico ou em local muito frio.
Retirar agora toda a casca das laranjas já sem parte da pele, extraindo agora toda a parte branca, que não se aproveita. Em cima de uma tábua e com uma faca boa, cortar as laranjas ao meio. Estas metades são depois cortadas ao meio outra vez e depois fatiam-se sem separar os quartos, em pedaços com cerca de 1 cm (para menos, nunca para mais).
Colocar os pedaços de laranja num recipiente que possa ir para o frigorífico, adicionar 800 ml de água por cada Kg de laranja e deixar no frigorífico de um dia para o outro.
No dia seguinte escorrer a água dos pedaços de laranja e da pele fininha. O peso deste conjunto escorrido será o peso do açúcar que se vai usar para a compota. No mínimo, porque depois com o sumo de limão e a água adicionada, será preciso adicionar um pouco mais de açúcar, de forma a obter o ponto do açúcar para a conservação.
Colocar então a laranja numa panela larga e juntar cerca de 40 ml de água por cada Kg do conjunto de pedaços e casca, colocando em lume fraquinho. Enquanto os pedaços e a água vão aquecendo, é preciso cortar as tiras da pele cor-de-laranja em bocadinhos muito fininhos. Em cima de uma tábua, com uma faca boa, juntando umas quantas tiras, vai-se cortando transversalmente, para depois ficarem bocadinhos pequeninos e não fios compridos de pele na compota. Há quem triture, mas não é a mesma coisa, embora seja muito mais rápido.
Juntar então os bocadinhos da pele cortadinhos aos pedaços que estão ao lume e se ainda não estiver a ferver, pode-se aumentar o lume. Deixa-se depois cozinhar em lume brando 30 minutos, para a pele ficar bem cozida, e junta-se depois o açúcar e o sumo de limão, na quantidade de um limão para cada Kg dos pedaços de laranja. Mexe-se bem e quando o açúcar estiver todo bem dissolvido deixa-se ferver mais 10 minutinhos e vê-se o ponto de açúcar.
O melhor ponto para conservação é o ponto de estrada, por isso, se ainda estiver com um ponto muito fraquinho, convém adicionar mais açúcar, para não sujeitar o doce a referver muito, que altera a coloração. É que o ponto tem a ver com a relação entre o líquido e o açúcar e há laranjas e limões mais sumarentos e que como tal vão precisar de mais açúcar para se atingir o ponto de conservação.
E pronto, resta só dizer que fiz uma edição limitada de 50 frasquinhos deste docinho, que vai estagiar 2 meses e depois de rotulado começará a ser distribuído a quem o solicitar, sendo que a proprietária das laranjas já reservou 16. O aspecto ficou mesmo como eu queria, e também gostei do sabor antes do estágio, o que pressagia uma bela compota daqui a dois meses. O açúcar ficou mesmo baratinho (link para o texto aqui publicado há dias) e quem quiser saber sobre pontos de açúcar tem aqui toda a informação (link para site da SIDUL).

terça-feira, fevereiro 02, 2016

KHALIL GIBRAN

Um poeta, que inspirou a realização de um filme de animação. Um  poeta nascido no Líbano, mas que teve que se mudar para outro país... quantos refugiados das guerras semeadas no mundo pelos interesses económicos, encontrando boas condições, poderão também dar-nos obras tão significativas como este homem, o terceiro poeta mais lido de todo o mundo (link para wikipedia). O filme de animação tem pequenas animações incluídas, com os poemas de Khalil Gibran, da responsabilidade de alguns realizadores conceituados de animação. Aconselho a quem puder ver, para já podem abrir o apetite com o trailer:

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

LUTO SEM DEPRIMIR

Aqui partilho o texto de um blogue de uma amiga, chamado Ponte de Palavras. Desta vez o tema foi o luto e aqui fica parte do que escreveu neste texto "Os Lutos e a Depressão" (link para o texto no blogue):
Os Lutos

São presentes do tempo embrulhados em pacificação com laços de crescimento
Acolhe os teus lutos com a graça de te saberes além do tempo, da guerra e da paz
Afere-os não pelo seu peso ou grau, mas por aquilo que te ensinaram
Ama os teus lutos, pois eles são sinal da grandeza do teu ser, pelo sentir
Veste os teus lutos como estação que se esvai por campos floridos
Sublima-os, em rocio que se esfuma na excelência do que és
Transmuta-os na luz que te conduz pelas veredas a singrar
E verás, que do luto nada resta, apenas a paz conquistada
Os lutos são saudade antecipada da festa dos eleitos
Tece-os com fios de ouro, e com eles, faz asas para voar
Abençoados presentes, para o teu bem maior

Maria Adelina