domingo, março 22, 2015

SABORES DO CAMPO E DO RIO - MONTEMOR-O-VELHO

Este ano voltámos ao Festival Gastronómico do Arroz e da Lampreia. Vai na 13ª edição e clicando aqui vai-se directamente para o evento do Facebook onde está tudo explicado. Fomos lá neste fim-de-semana, e comemos um excelente caldo verde numa das tasquinhas das colectividades que ali estão a servir comida, mais concretamente na tasquinha do Grupo Etnográfico de Santo Varão. Pedimos também enguias fritas com arroz de legumes, mas nem o arroz estava bem cozidinho, nem as enguias estavam bem fritas. Eu nem provei as enguias, claro, mas depressa me arrependi de não termos pedido outro caldo verde em vez das caras enguias com arroz. Provámos também uma bebida inventada pela tasquinha da Casa do Povo da Abrunheira, cuja descrição, sem revelar o segredo, pois claro, está neste texto dos seus criadores: "Oryza - A Casa do Povo de Abrunheira, inspirada pelos mais nobres ingredientes da região, criou a Oryza, uma bebida que resulta da adição do sumo de morango ao leite de arroz. Para tornar esta experiência numa viagem de sabores ainda mais intensa, adicionamos-lhe o morango de Montemor-o-Velho e, se desejar, o espírito mais quente de uma bebida destilada.
Criado a partir de produtos de excelência em todo o mundo, o arroz carolino e o morango de Montemor-o-Velho, a Oryza é uma poção que não vai querer deixar de provar." E aprovámos!
Todo o evento, bem explicado, aqui publicado na página do Jornal O Despertar (clicar aqui neste link).
Já o arroz de lampreia e a lampreia, propriamente dita, há coisas bem melhores para se degustarem, não vale a pena sacrificar ainda mais este ser vivo que cada ano que passa fica mais raro nos nossos rios.

Sem comentários: