sábado, novembro 29, 2014

DE ANTOLOGIA

Já aqui referi algumas vezes o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, onde funcionários e utentes trabalham juntos para melhorar o dia-a-dia de quem ali vive. E porque quem faz coisas fora do sistema (como reconheceu a Marisa Matias, num video que aqui partilhei recentemente) se sujeita às críticas de quem faz pouco ou nada, ou faz dentro do sistema (o que para mim é fazer pouco), eis aqui a resposta aos críticos, num texto mesmo de antologia, publicado na página Facebook do Centro Comunitário no passado dia 17:

COMUNICADO:

Durante estas últimas semanas têm surgido falsas acusações sobre o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo. Tentámos simplesmente esquecer, perdoar e seguir em frente. Tentámos focar-nos naquilo que é o mais importante - fazer os outros felizes. Mas infelizmente está a ser cada vez mais difícil.

Importamo-nos com o que os outros pensam de nós e tem sido cada vez mais difícil acreditar que alguém tenha a maldade de nos prejudicar quando nos gerimos sempre por valores justos, baseados no amor e no afecto - e na concretização de um trabalho mais próximo dos clientes - um trabalho mais feliz.

Durante estas últimas semanas tentámos muitas vezes escrever algo para vos esclarecer, mas ficámos sempre sem palavras. Como esclarecer as pessoas de acusações falsas quando não percebemos o porquê de elas existirem? Como justificar uma acusação que apenas existe no Facebook com o intuito de nos denegrir publicamente?

Percebemos agora que existe sim um motivo pelo qual devemos um pedido desculpa. Pedimos desculpa por termos permitido que esta história nos afectasse. Pedimos desculpa por, por vezes, questionarmos se seria bom continuarmos a partilhar a nossa casa com o mundo. Pedimos desculpa pelas alturas que, por estarmos abalados com tudo isto, não termos sido capazes de arrancar os mesmos sorrisos que arrancamos todos os dias.

Graças a vocês, à direcção, a toda equipa, a todos os clientes, ao Vadio, aos familiares e à comunidade, que nunca desistiram de arrancar sorrisos a cada um que se deixava abalar por esta história, hoje estamos capazes de nos focar apenas no amor que temos por esta casa e pelo amor que damos e recebemos todos os dias.

A quem acredita sempre em nós, a quem nos defende, a quem não precisa de explicações para saber que seriamos incapazes de causar mal propositadamente - Obrigada pela lealdade. Obrigada pela confiança. Vocês são os protagonistas da verdadeira solidariedade social.

A quem tem dúvidas, por favor, venha visitar-nos!! Palavras são palavras e nada como ver com os seus próprios olhos o trabalho do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.

Sem comentários: