terça-feira, julho 08, 2014

RECLAMAÇÃO ASCENDI - A16

Aqui fica o texto que acabei de enviar, através do formulário on line, da página da ASCENDI (por causa de uma factura que me foi emitida na portagem quando disse que não tinha dinheiro para pagar o euro que custava a portagem):

"Exmos Senhores

Moro em Vagos e um destes dias fui surpreendido por uma situação anormal na A16. Com uma viatura de um familiar meu, de Lisboa, resolvi visitar uns amigos entre a linha de Cascais e a zona da Malveira, com passagem em Rio de Mouro. Não utilizo estas estradas habitualmente e para ir da zona do Estoril para apanhar o IC19, na zona de Alcabideche, e numa rotunda, apenas me apareceu como alternativa entrar na autoestrada para seguir na direcção de Sintra (onde queria apanhar o IC19). Ainda dei duas voltas à rotunda, mas não vi alternativa, e vi que o sinal de autoestrada não tinha sinal de pagamento de portagem. Entrei na autoestrada, A16, e segui sempre, procurando uma saída para o IC19 ou um sinal que indicasse que ia haver um troço com pagamento de portagem. E esse sinal nunca apareceu. Ou seja, fui confiante de que não teria que pagar portagem, até ser surpreendido pela portagem, justamente antes do acesso ao IC19.
Foi-me então passada uma factura (que anexo cópia a esta reclamação), com o número FT 160104/0002196. Mas, obviamente, penso que esse valor não pode ser cobrado porque fui induzido em erro pela falta de qualidade (pela pura ausência) de sinalização informativa.
Assim, venho solicitar a Vossas Excelências o seguinte:
1 - Envio de declaração de anulação da factura, por não ser devido o pagamento.
2 - Realização de estudo técnico que identifique as falhas na sinalização, agradecendo que me enviem cópia desse estudo.
3 - Comunicação da colocação de uma placa na A16, antes da saída anterior à portagem, indicando que daí para a frente existe uma portagem, e que nessa saída se tem acesso ao IC19 sem pagamento de portagem. Agradeço que me enviem esta comunicação uma vez que não utilizo essa autoestrada no meu dia-a-dia, e exijo saber quando é que a situação está conforme.
4 - Uma vez que o que me aconteceu a mim deve acontecer a muitas mais pessoas, e nomeadamente turistas e pessoas que não vivem na zona da A16, imagino que já tenha a ASCENDI arrecadado uma soma considerável. Não quero pedir uma indemnização para mim, e imagino que a própria empresa terá investimentos na área da responsabilidade social, mas só pelo incómodo que me estão a dar, solicito ser informado de um donativo extraordinário que possam promover a uma qualquer pequena associação (eu sou voluntário de algumas associações e sei bem quanto um pequeno donativo pode fazer a diferença).
5 - Já agora, agradecia que para as reclamações disponibilizassem um telefone da rede fixa, para que quem quer reclamar o possa fazer sem estar a pagar um serviço de chamadas pagas obrigatoriamente (um 707...)

Sem outro assunto, envio os meus melhores cumprimentos

1 comentário:

João Paulo Pedrosa disse...

Já veio a resposta da ASCENDI, não me foi dada razão e mandaram uma foto que documenta que de facto existe uma única placa, pequena e colocada apenas à direita das faixas de rodagem, que diz "PORTAGEM A 5 KM". Não a vi e não será difícil passar despercebida a quem circula na faixa da esquerda, principalmente se for a ultrapassar um camião. E se calhar confunde-se com outras placas publicitárias. Mas pronto, lá paguei um euro de portagem e quando tiver tempo faço uma queixa ao ministério e uma proposta aos Grupos Parlamentares, para obrigar estes senhores a terem sinalização inequívoca e informativa.