sexta-feira, julho 18, 2014

DISCURSO DE TOMADA DE POSSE

Falei ontem nela, aqui no Malfadado, e aqui está a cópia do que ela disse na Tomada de Posse, e que merece estar neste blogue por tudo o que me diz alguém que abraça uma causa desta maneira:
Apresentei-me para esta posição de liderança com a mesma humildade com que entrei pela primeira vez nos B.V.Anadia. Tenho aprendido e crescido muito nesta casa. Aprendi que o correr cansa, o acordar custa, o que carrega pesa, o que enerva desgasta. No entanto, aprendi também com Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia que nesse momento em que se tem alguém na posição mais vulnerável possível, a vida ganha sentido porque somos nós que estamos lá para a levantar e a salvar. No momento em que nos apercebemos que depositam em nós a mais plena confiança e esperança, a vida enche-se de tal maneira que concebemos de tudo para o conseguir. Hoje vejo claramente que este é um cargo que exige tanto de racional como emotivo, no entanto a minha experiência convosco permite-me hoje ter a capacidade de equilibrar os dois lados.
Tornei claro que a aceitação deste cargo não é movida por qualquer interesse ou pretensão futura. É puro altruísmo. Com este desafio de liderança posso colocar o meu cunho pessoal. A missão de um comandante impera um forte sentido de responsabilidade na gestão de recursos humanos e de operações. Conjugar a emoção e a resistência, o amor por nós próprios e o amor pelo próximo, é talvez a missão mais difícil que me espera. Não pelo trabalho que a possa envolver, mas pela proximidade do sucesso e fracasso. No entanto, que quis dizer à terra que me viu nascer -- com as características que me são conhecidas de rebeldia e irreverência -- que estas se transformaram numa vontade de mudar o mundo, com um sentido de responsabilidade necessário para o fazer. E estas competências vão estar sempre do meu lado neste novo papel que assumo.
Aos muitos parceiros da comunidade, ali presentes transmiti que estamos aqui para dar o nosso melhor, mas lancei o desafio de continuarem ao nosso lado e de contribuírem para que possamos crescer. Vou trabalhar para que todas as entidades tenham sempre a capacidade de entender a função essencial dos bombeiros na nossa comunidade, e as suas necessidades. Para que o bombeiro possa estar sempre disponível, precisa de treino e formação. Cabe a essas entidades apoiarem-nos nestas necessidades. O Sistema de Proteção Civil Nacional evoluiu e os Bombeiros têm que acompanhar essa evolução.
À Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, na pessoa do seu Presidente, Diretores e restantes órgãos sociais, reafirmo que é uma honra ter sido convidada para tamanho cargo. É uma honra terem visto em mim essa pessoa tão especial que pode ter a capacidade de exercer estas funções. Espero ser capaz de estar à altura e de responder ao mais alto nível na missão que me confiaram.
Ao Comandante Dias Coimbra, pelo apoio e cuidado incansável nas minhas necessidades.
Aos meus amigos presentes e ausentes, quero agradecer por verem em mim as minhas verdadeiras capacidades para este cargo, às vezes antes de eu própria as reconhecer. Quero também avisar que estou a contar ainda mais convosco assumindo este cargo. Sei que são vocês que me vão permitir falhar. Sei que são vocês que me vão levantar do chão quando as coisas ficarem difíceis. Sei que não me vão esquecer quando começar a faltar a eventos e outros momentos de partilha. Quem se dedica a uma causa destas, facilmente é esquecido. Mas sei que os que estiveram presentes valorizam a minha amizade, tanto como eu valorizo a vossa, e eu estou a contar convosco mais do que nunca.
Aos meus colegas e mais que isso, amigos, da Câmara Municipal de Coimbra, desejo que continuem a ter a capacidade de me acompanhar e de me equilibrar os meus devaneios. Obrigada por partilharem comigo esta minha capacidade de dedicação a uma causa tão importante. Espero que esse reconhecimento se mantenha neste novo desafio.
Aos meus colegas do Curso de Quadro de Comando, um agradecimento sincero pela amizade, pelo companheirismo, pelos ensinamentos. Em vós encontrei a resistência e o esforço necessário para enfrentar esta missão. A minha consideração por vós espelha-se na mais sincera forma de gratidão.
À minha família, que tenham a capacidade de entender que vão perder parte de mim. 
A todos os que já partiram, a vida ensinou-me a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração.
Com toda a nobreza e honra que envolve este ato oficial e público que me permitam dedicar este cargo à memória:
Do Professor Jorge Lourenço que me acompanhou no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Que eu seja um exemplo de que formou muito mais que engenheiros. 
Da minha Mãe de quem herdei este espírito e que me formou enquanto pessoa. Que o que dela tenho, com muito orgulho, seja o suficiente para honrar a sua memória.
Finalmente, aos Bombeiros quero apenas dizer que acima de tudo sou Bombeira, e por isso estou aqui para ajudar. Peço apenas que acreditem em mim como eu acredito em vocês. Vocês são os meus braços. Eu luto sozinha por vocês. Mas lutem ao meu lado.
"Não esperem de mim tudo que é certo. Vou seguir o meu coração. Não sei amar pela metade. Não sei viver de mentira. Não sei voar de pés no chão" 
Vejam sempre o lado bom da vida.
Esta é a minha casa.
Ana Margarida Matias, Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Anadia

Sem comentários: