quarta-feira, dezembro 18, 2013

LAMPIÃO E MARIA BONITA

O meu amigo Zé Duarte mandou-me no outro dia um link para ficar a conhecer uns músicos que não conhecia. E isso despertou a minha curiosidade para outros temas. A música que eu ouvi (e acompanhei com as legendas) foi esta:

E logo fui ver quem era esse Eike, que nunca tinha ouvido falar. E descobri que é um desses gajos tão ricos que todos os governos protejem, até mesmo para que o seu império não vá à falência, o que está prestes a acontecer.
E depois fui à Wikipédia para lembrar a história do Lampião e da Maria Bonita (link para a Wikipédia). A história do Brasil é mesmo algo de fascinante para mim, já aqui falei neste blogue sobre isso, sobretudo através de reflexões sobre livros que li. E li também sobre o cangaço (link para a Wikipédia), para entender melhor a vida do Lampião. E no meio da biografia da vida do mais famoso cangaceiro lá li que ele próprio se tinha cruzado com a Coluna Prestes. Coluna quê? Desta não me lembro de ter lido nada. Lá fui à procura e dou de caras com um dos seus mentores, um verdadeiro herói revolucionário, Luís Carlos Prestes (link para a Wikipédia).
Gosto destas trocas de mimos, destes verdadeiros presentes de Natal, quando os amigos nos mandam coisas que fazem alguma diferença na nossa vida. Para além do novo grupo brasileiro que desconhecia, os El Efecto, acabei por ir ver mais coisas. Aqui deixo esta prendinha para quem, como eu, venera os brasileiros.

Sem comentários: