segunda-feira, junho 13, 2011

FESTIVAL SALVA A TERRA

Pois é, este foi um Festival de Música bem portuguesa, organizado pela QUERCUS, Núcleo de Castelo Branco, e o grupo musical VELHA GAITEIRA. Entre 9 e 12 de Junho, em Salvaterra do Extremo (povoação situada no extremo do Parque Natural do Tejo Internacional) foram várias as actividades que aconteceram nesta que foi a 1ª edição deste festival (para mais informações clicar aqui neste link, página do Salva a Terra no facebook).
Quando soube da existência do festival perguntei logo se haveria inscrições para voluntariado, e inscrevi-me, combinando com o Gabriel, que conheci no voluntariado do Andanças, para irmos os dois. Tudo estava a correr bem até que a 6 dias de começar o festival me telefonam a perguntar se queria ser eu a assegurar a comida vegetariana da cantina. Disse que em princípio sim, mas depois o Gabriel disse que me ajudava e pronto, confirmei!
E foi assim que tive a hipótese de fazer um bocado de cozinha criativa, com receitas antigas e invenções à mistura.
Aqui ficam os menús, não tirei fotos mas tinha valido a pena, porque na cozinha, para além de cozinhar ainda empratávamos (e lavávamos a loiça...):

almoço: courgette, cenoura e couves guisadas com arroz de tomate
jantar: puré de batata (de pacote) com courgette, cenoura e salsichas
almoço: esparguete com almôndegas de soja e molho de tomate
jantar: gaspacho com todos (e uma sobremesa mais forte - arroz doce!)
almoço: feijoada seitanica com arroz branco
jantar: migas à moda da cubeira com beterraba, pimentos verdes e vermelhos e rebentos de soja
fora de horas: farinha preta (só para apreciadores ainda acordados)
almoço: rancho (grão de bico com milho e couves e massa cotovelinhos)
jantar: aproveitamento da sobra da feijoada seitanica, com mais água, azeite e pimenta preta e servindo sobre fatias de pão

Saiu tudo bem na comida, só o molho de tomate das almôndegas é que saiu salgado. As refeições vegetarianas tiveram sucesso, competindo com as boas refeições feitas pela Liliana, que tem mais experiência neste campo da restauração, e que foi quem abasteceu a cozinha com os ingredientes quase todos. De sobras, conseguimos reduzir ao mínimo, chegando mesmo a não ter sobras numa das refeições. E das sobras conseguimos que não fossem para o lixo, umas sendo consumidas depois no período fora de horas, outras, junto com cascas de legumes, transportando para alimentação de animais de criação. Escusado será dizer que fiquei todo contente pelos parabéns ao cozinheiro de algumas das pessoas, mais contente fiquei por ter estado a cozinhar para alguns amigos que por ali passaram.
E fiz novos amigos, e aprendi coisas novas na culinária, e ouvi boa música, e passei uns dias verdadeiramente agradáveis. Se tivesse dormido um pouquinho mais não chegaria a casa tão cansado, mas pronto, foi para aproveitar ao máximo!
Parabéns à organização, em 2013 vai haver mais e vai ser melhor. Obrigado a todos os que colaboraram para que a cantina funcionasse bem, obrigado à população de Salvaterra do Extremo, que forneceram produtos agrícolas e emprestaram as instalações e equipamentos, e emprestaram também uma faca de cortar pão como deve ser, para as migas à moda da Cubeira (pois, esqueci-me de levar a minha malinha das facas!!!).

2 comentários:

sofi_sofs disse...

olha la, salsichas no primeiro jantar nao soa muito a vegetariano!!! :P
ficaram mesmo a faltar as fotos...para o proximo voluntariado culinario ja sabes! :)

Zé Duarte disse...

Estava eu aqui a navegar e lembrei-me de Migas à moda da Cubeira e que um dia destes tinha que te convencer a fazê-las, mas de qualquer forma coloquei este prato que tão boas recordações me traz no Google, e logo em primeiro aparece este teu post :). Há coisas fantásticas não há?? Um abraço!!