terça-feira, novembro 24, 2009

EM SAGRES A VER PASSARADA

Não sei porquê, mas no Outono há uma propensão para os meus amigos se lembrarem de mim e me pedirem ajuda. O ano passado fui a Roma e não vi o Papa, mas lá estive a fazer uns cozinhados e a ajudar uns amigos que precisaram de uns braços suplementares numa altura complicada. Este ano foram uns amigos que acompanham todos os anos as aves selvagens na época da migração, na zona de Sagres, em Vila do Bispo, que precisaram de ajuda, e lá fui eu, com o meu kit “chefe de cozinha” (as facas, o robot de cozinha oferecido pelos amigos de Roma, avental, etc) dar essa ajuda. É que eles juntaram um grupo de ornitólogos que passam o dia a ver aves e a registar o que vêem, num trabalho tão intenso que nem conseguem parar para almoçar de garfo e faca, é só sandes na mão esquerda e a mão direita a agarrar os binóculos e a registar tudo. E quando chegam a casa ao fim do dia, ainda têm que registar e cruzar dados, sem tempo para se dedicarem à cozinha. É que depois de um dia de sandes sabe mesmo bem uma comida de prato! Vai daí lembraram-se de me perguntar se eu estaria disponível para ir fazer uma coisa que adoro: jantares para aquele grupo, que vai variando consoante as disponibilidades de tempo dos ornitólogos. Pensei eu: e porque não? Só fazer jantares ainda me deixa tempo livre para trabalhar no computador, vou finalmente actualizar o meu blogue e tantas outras coisas que tenho para tratar. E jantares faço eu sempre! E aceitei o convite, começaria ainda em Setembro, mas por ter apanhado uma doença comum a quem anda no campo (ver outro texto relativo a isso aqui no blogue), acabei por começar só em Outubro, por azar tive logo que interromper porque já tinha uma viagem à Madeira marcada anteriormente (ver outro texto relativo a isso aqui no blogue), e logo a seguir a essa viagem foram as eleições legislativas, em que ainda ajudei nos dois últimos dias de campanha em Castelo Branco (ver outro texto relativo a isso aqui no blogue). Depois é que comecei a sério, só interrompendo por ocasião do espectáculo que juntou o Sérgio Godinho, o Fausto e o José Mário Branco (ver outro texto relativo a isso aqui no blogue).
O problema é que pensei que ia ter muito tempo livre, mas entre arrumações, limpezas, estar um bocadinho com os amigos de Sagres (Miguel, Susana, Inês e Ricardo), telefonemas, assuntos na net do dia-a-dia, encontros com outros amigos (Maria José, Graça Figueiras), e principalmente com o tempo gasto a fazer compras (que é como um passatempo para mim, poupei só em descontos em cartão cerca de 70 euros, fora a oferta de um carrinho de compras cheio de produtos), acabei por nem sequer conseguir escrever sobre o Andanças, o que entretanto já fiz aqui “em cima” (ver outro texto relativo a isso aqui no blogue). É claro que fiz algumas coisas para além dos jantares simplesmente, como umas sobremesas, uns aproveitamentos para eles levarem no dia a seguir, mas o que é facto é que, até ao dia 13 de Novembro, não tive muito tempo para me dedicar à escrita aqui no blogue, mas também porque escrevi bastante noutras coisas. Pela minha parte fiquei muito contente com esta nova experiência, este Sábado vamos de fim-de-semana com ponte, com a Zeza, por aí abaixo em passeio, para a festa do último dia de observações, o último dia de Novembro.
A primeira pedrada a este texto atiro eu, que é a lista das comidas que preparei. Já sabem que algumas das receitas podem ser encontradas on line, na minha colecção de receitas que vou escrevendo e disponibilizando (basta clicar aqui).
Ah, esquecia-me de dizer que na equipa de ornitólogos reencontrei o Mitch (Miguel Sampaio) e o Camané (Camané para os amigos), o primeiro a ajudar-me a fazer alternativas vegetarianas todos os dias e o segundo, provavelmente não reencontraria tão cedo porque está a viver nos Açores, mas veio fazer uma perninha nesta actividade.

3 comentários:

João Paulo Pedrosa disse...

Lista das comidas que preparei em Sagres – Outubro – Novembro 2009

Arroz malandrinho de peixe
bolinhos de arroz e caril
ervilhas com bacon e arroz basmati
arroz doce
torta de arroz com recheio de peixe e mostarda
pescada com batatas, cenouras, nabo e feijão frade cozidos
pudim flan “chino”
lombos de cavala em guisado acompanhados por batatas salteadas
sopa de cenoura com natas e laranja
rancho com grão e massa
arroz de frango
leite creme
arroz de bacalhau
peixe frito com arroz de tomate
sopa picante de lentilhas vermelhas
feijoada com muito molho sobre pão torrado
febras com arroz de cenoura
farófias
sopa de legumes e restos (pimentos recheados, açorda de legumes)
frango guisado com batatas
canja
pudim de atum
empadão vegetariano de esparguete
salame de chocolate
feijão frade com couves – à transmontana
sopa de lentilhas
couve-flor frita com arroz de vegetais
lentilhas guisadas com arroz de alho
tortilhas
alho francês à brás
sopa de abóboa com cenoura e rama de alho francês
salada russa com pescada
costeletas e entremeada grelhadas com arroz frito
massa com vegetais e carne, à moda chinesa
sopa de cebola com manteiga
caril de lulas e couscous
caldeirada de salsichas frescas
carbonara
arroz malandrinho com carnes
puré de batata com bifes de cebolada
massada de peixe
aletria
sopa de agrião
cozido à portuguesa
caldo de cozido
steak au poivre com batatas fritas
feijoada à transmontana
mousse de chocolate
bacalhau à senense
strogonof com champignon e puré de batata
filetes com arroz de tomate
bolo de bolacha
hamburgueres com arroz
croquetes de cenoura com manteiga de amendoim
iscas à portuguesa
castanhas no forno e cozidas com erva doce
guisado com lentilhas e restos com arroz
empadão de arroz
grão com “espinhas de bacalhau” e ovo cozido
várias sopas de legumes variados
várias saladas de verduras variadas

Zé Duarte disse...

Tanta novidade aqui no bloque e eu sem acompanhar. Pensava que tinha encomendado um servicinho a um daqueles sites que vigiam blogs e nos vão avisando das altereações, mas algo não funcionou. Se calhar o site é mesmo que é usado para "escutar" certos blogs e tem bug... :)))

João Paulo Pedrosa disse...

Ó Zé Duarte, não arranjes já outra teoria da conspiração!!! O que se passa é que às vezes eu escrevo tudo no mesmo dia e depois altero a data de publicação, para não ficar tudo no mesmo dia, assim até parece que vou mantendo o blog com entradas diárias, o que de facto não acontece devido à agitação das águas passadas que não movem moinhos, que mais não é do que a vida de um malfadado, uma agitação constante.