sábado, novembro 21, 2009

ANDANÇAS

Finalmente tempo para escrever sobre as minhas actividades... recomeço com a mais antiga, e que ainda hoje guardo excelentes memórias e que vou contando a amigos...

Mais um ano em que participei como voluntário no Andanças. Mais uma vez como ajudante da cozinheira vegetariana, na cozinha da cantina. Se nos primeiros dias tive a companhia da Zeza, para os momentos de dança, depois fiquei sozinho na tenda, onde dormia umas belas sestas para depois aguentar melhor as 4 horas de trabalho, e a diversão pela noite fora. Pela primeira vez desde que vou ao Festival fiz uma directa, acontecendo uma cena que nunca vou esquecer e que não vou contar aqui porque é quase inacreditável (não conto porque demora muito a descrever, pode ser que um dia acrescente num comentário...).
Revi amigos que não via há muito tempo, o Paulo da Ana Cristina (era uma criança a última vez) e a própria Ana Cristina, e também o Kiko, do Zé Amorim e da Fátima, que era um puto da última vez e que agora estava ali a tocar trompete à minha frente. Escusado será dizer que foram eles que me conheceram e falaram comigo, senão passava ao lado e nem os conhecia. Esteve lá também o Zé Jorge, a primeira vez que foi ao festival, e logo como músico (do pequeno grupo Velha Gaiteira). Vi também a malta da QUERCUS, alguns dos voluntários que tinha conhecido no ano passado, o Casaínho e as suas bicicletas, apareceram também o Naré e a Natália, que desta vez ficaram no parque de campismo do Pisão (os bilhetes para o Festival são realmente caros!!!), o Júlio Piscarreta e os seus fornos solares, ainda comi uns bolinhos feitos ao sol, estive com o Humberto, no seu gabinete de massagens, reencontrei outros, gente de outras andanças.
A organização do festival esteve melhor nesta edição, notei uma melhoria geral, a comida vegetariana também me pareceu ter saído melhor. Só me pergunto porque não há mais festivais deste género, quem sabe organizados por autarquias, aproveitando esta experiência que é única em Portugal e acredito que seja muito difícil haver semelhante noutro local.
Para os participantes, que têm dinheiro para pagar, de certeza que dão o seu dinheiro por bem empregue, quando não podem pagar por mais dias vale a pena ficar menos dias. Para os voluntários, mais do que uma hipótese de se divertirem sem pagar as entradas, em troca de 4 horas de trabalho, estou certo que é uma experiência educativa que moldará para sempre a sua maneira de ser.

1 comentário:

Paulo39 disse...

Olá :D
Também gostei bastante de te rever. É fantástica a quantidade de gente conhecida que encontramos no Andanças!
Para o ano, lá estarei de novo, e espero reencontrar-te.
Abraços, e beijinhos da parte da minha mãe.