quarta-feira, julho 15, 2009

BELLA, FOI EXIBIDO COM ÊXITO

Já aqui tinha feito referência a este filme, que teve exibição especial um pouco por todo o País, onde houve voluntários para divulgar as sessões especiais.
Depois do sucesso da primeira exibição, e a pedido de várias famílias, fez-se uma nova exibição. A Rita Gonçalves tinha-me enviado um texto que escreveu depois da exibição do filme, e tendo em vista uma segunda sessão e a hipótese de divulgar no Diário de Coimbra, fiz um pequeno texto para mandar para a redacção do jornal, em que usei o texto dela mas adaptei-o para a situação. Só que foi tudo em cima da hora, e esqueci-me de lhe enviar a minha sugestão, é o que dá "os sete instrumentos". Trocámos umas mensagens e ela deixa-me usar o texto, na íntegra, para colocar aqui no blogue. Aqui vai ele:

"BELLA é um daqueles filmes… por favor, caro leitor, corra para o seu clube de vídeo e alugue este filme… decerto não se irá arrepender.
“True love goes behind romance” significa que “o verdadeiro amor vai para lá do romance”; e talvez se possa e se deva acrescentar que o verdadeiro amor vai mesmo muito para lá do romance. Este filme é a definição de amor e a prova de que é possível falar de amor sem banalidades, porque o amor é muito mais que isso.
É um filme de Alejandro Gómez Monteverde e conta a história de uma pessoa face ao peso do seu passado e de outra pessoa perante um futuro assustador. Ambos, sem se aperceberem, naturalmente, vão dar a resposta que o outro precisa para viver. Respostas que não são discursos utópicos, não são demonstrações exteriores e fáceis de carinho, não são soluções imediatas e pontuais. A resposta é puro e simples amor.
“One moment can change your life forever”- “Um momento pode mudar a tua vida para sempre” porque este é um filme que fala de momentos específicos na vida de duas pessoas que alteram todo o rumo das suas vidas. Nada voltará a ser como dantes. Nesse momento, cada um foi capaz, voluntária ou involuntariamente, de pensar e de fazer o pior, o mal, mas, depois, o caminho altera-se e descobre-se a possibilidade do bem.
Não nos enganemos, existe bem e existe mal… não é nada relativo, não é circunstancial… é algo verdadeiro e eterno- existe bem e existe mal e todos nós estamos continuamente a optar entre os dois, estamos continuamente a ser postos à prova e a escolha é nossa. Este filme fala de como podemos ajudar-nos uns aos outros a fazer a boa opção, nos momentos em que não conseguimos discenir sozinhos. Fala de possibilidades e da maravilha que é poder sempre retomar o caminho certo. Nada está perdido.
Claro que um bom filme fala sempre de muitas coisas… este não é diferente. BELLA é um nome de uma criança, assim como é o adjectivo que devemos empregar ao substantivo VIDA. È a história de uma vida que parecia estar condenada à morte, mas que sobrevive… havia todas as condições para optar pela morte… havia solidão, desemprego, incapacidade… mas a vida venceu, o bem venceu… não porque fosse mais fácil, mas porque era o BEM, puro e simples.

Há sempre alguém que sofre mais do que nós, que se encontra num abismo mais profundo e que tem coragem e que tem vontade, que caminha e que ajuda os outros a caminharem. A vida não vai seguir o trilho que nós traçámos. A vida não vai ser fiel aos nossos planos, mas é o tempo que temos para provar que somos capazes, para demonstrar que o bem existe e que o escolhemos para nós."

Resta acrescentar que a segunda sessão teve muito menos gente a assistir, mas parece que a organização também não foi tão cuidada!

Sem comentários: